A osteoporose é uma doença que reduz consideravelmente a densidade dos ossos, tornando-os mais suscetíveis à quebras e dores ósseas constantes. É uma doença mais prevalente em mulheres que passaram pela menopausa e, como resultado, têm baixos níveis de proteção óssea do estrogênio em seus corpos. Enquanto medicamentos e cirurgias estão disponíveis para tratar esta doença óssea, os efeitos colaterais ainda afastam muitos destas opções. Inclusive, especialistas até recomendam evitar até último caso essas opções.

A recomendação dos especialistas para a osteoporose

Especialistas acreditam que mudanças simples no seu estilo de vida, tais como comer um dieta equilibrada, rica em cálcio, vitamina D e exercícios regularmente é a melhor maneira de tratar a osteoporose. Além de viver mais saudável, alguns sucos e chás à base de plantas podem ajudar a construir a resistência óssea e aliviar qualquer dor que possa por ela ser causada.

Ervas e plantas para a osteoporose

Com estas ervas e plantas, você pode fazer chás para tratar, prevenir e reduzir os efeitos da osteoporose.

Salsa

Seus níveis de boro e flúor ajudam contra o desgaste ósseo e osteoporose.

Alfafa

Contém vitamina K, que pode prevenir a perda óssea causada por deficiência de estrogênio. Esta vitamina também é encontrada em outros vegetais, como couve e espinafre.

Cavalinha

Esta erva contém silício, o que a torna ideal para proteger os ossos da perda de cálcio. Foi usada pela primeira vez pelos antigos gregos como um remédio natural. A melhor maneira de tomá-la é como um chá.

Cohosh Preto

Estudos descobriram que os estrógenos do cohosh preto inibem a perda óssea. Esta erva foi usada anos atrás como um remédio natural por nativos norte americanos. Ela também se tornou muito popular nos países europeus.

Dong Quai

Originária da China, Japão e Coréia essa raiz é frequentemente cozida ou embebida em vinho antes de ser removida e tomada por via oral. Acredita-se que têm um efeito de equilíbrio no sistema hormonal feminino; No entanto, alguns estudos questionam a sua eficácia.

Inhame selvagem chinês

Conhecido para aliviar cólicas menstruais nos séculos 17 e 18, esta planta selvagem é apontada como uma fonte natural de estrogênio. A pesquisa científica ainda tem de provar a sua eficácia.

Eficácia do chá verde para osteoporose

Até o chá verde já foi cogitado de ser bom para a osteoporose, mas como ainda há poucos resultados científicos sobre seus efeitos, preferimos nos ater àqueles que estão mais próximos da eficácia científica comprovada. (Foto: vitalitymagazine.com)

Trevo Vermelho

Rico em isoflavonas, esta erva ajuda a substituir o estrógeno perdido no corpo feminino. Ele também é conhecido por ajudar a aliviar muitos sintomas da menopausa.

Erva-formigueira/Anserina

Esta planta é uma fonte de cálcio de fácil digestão. Seu alto teor deste nutriente ajuda a fortalecer os ossos e reduzir as chances de desenvolver osteoporose.

O poder das frutas e legumes para a osteoporose

Quase todas as frutas e legumes que você tomar irão fornecer-lhe a variedade de nutrientes essenciais e minerais necessários para a prevenção da osteoporose. A sua absorção de cálcio irá ser maior do que a partir de vegetais do que de leite. Por isso, recomenda-se que você sempre acrescente vegetais de folhas verdes ao seu suco.

Você vai se surpreender quando descobrir que 100 g de suco de espinafre fresco e 50 g de salsa fresca (total de 150 g) rendem muito mais ferro do que 300 g de carne bovina e mais cálcio do que 300 g de leite. Aqui estão algumas sugestões de frutas e legumes que têm elevado teor de cálcio e devem ser acrescentados aos seus sucos, chás e alimentação diária:

  • Cenoura;
  • Maçã verde;
  • Goiaba;
  • Pera;
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Agrião;
  • Alfafa;
  • Aipo;
  • Espinafre;
  • Couve;
  • Pepino;
  • Abacaxi;
  • Morango;
  • Tomate;
  • Coentro.

As frutas e verduras acima são ricas em cálcio e fornecem proteção significativa contra a osteoporose. As isoflavonas em brotos de alfafa ajudam a aumentar a densidade mineral óssea e prevenir a degradação óssea. Couve, espinafre e outros verdes contêm mais cálcio do que a partir de fontes de carne. Misture os sucos verdes com o beta-caroteno da cenoura e da maçã ou pera para uma melhor absorção. A recomendação com essas frutas e verduras é fazer sucos combinados e concentrados ao invés de chás.

Considerações Finais

Quais fora as combinações de frutas e verduras que vocês fizeram? Compartilhem nos comentários conosco e nos ajudem a fazer receitas gostosas e ainda mais saudáveis!

E antes que eu me esqueça: não deixe de consultar um médico antes de começar qualquer tratamento por conta própria!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.