Mulungu (Erythrina mulungu) é um remédio natural que oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Extraído da árvore mulungu, uma árvore nativa da América do Sul, mulungu está disponível na forma de suplemento dietético. Uma vez que a erva é creditada por possuir propriedades sedativas, mulungu é frequentemente usado como um tratamento para a ansiedade. Você pode encontrar mulungu em muitas lojas de alimentos naturais e em lojas especializadas em suplementos dietéticos, além de lojas online. Não se deve consumir o mulungu sem antes consultar seu médico e verificar também de você tem alergias.

Usos para o mulungu

Na medicina alternativa, diz-se que mulungu ajuda na luta contra a ansiedade, no combate contra a pressão alta, e para melhorar a insônia. Mulungu é suposto para aliviar a dor e suportar a perda de peso. Também se pensa que atua como anticonvulsivante, protegendo contra convulsões epilépticas.

Benefícios do mulungu para a saúde

Até à data, poucos estudos testaram os efeitos da saúde de mulungu. No entanto, algumas pesquisas preliminares em animais indicam que mulungu pode oferecer certos benefícios para a saúde. Veja aqui alguns achados importantes dos estudos disponíveis:

Ansiedade

Vários estudos mostram que mulungu é promissor no tratamento da ansiedade. Descobriu-se que os extratos de casca de mulungu ajudaram a diminuir a ansiedade em camundongos, pressionando o sistema nervoso central. Os ratos tratados com extrato mulungu experimentaram uma diminuição da ansiedade. Dada essa descoberta, os autores dos estudos sugerem que mulungu pode ajudar a gerenciar condições como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de pânico. No entanto, é necessário mais pesquisa antes que mulungu possa ser recomendado no tratamento de condições relacionadas à ansiedade.

Chá de mulungu

O chá de mulungu carrega uma série de benefícios para sua saúde, e pode ser consumido como um bom complemento para tratamentos tradicionais. (Foto: Pinterest)

Dor

Mulungu pode ajudar a diminuir a dor. Em testes em ratos durante um dos estudos, os autores determinaram que o extrato mulungu pode atuar como antinociceptivo, que é uma substância que reduz a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos.

Epilepsia

Mulungu pode ter efeitos anticonvulsivos. No estudo dessa descoberta, os pesquisadores descobriram que a erisotrina. um composto extraído das flores da planta de mulungu, ajudou a inibir as convulsões e também produziu anti- efeitos de ansiedade.

Mulungu e seus efeitos colaterais

Devido à falta de pesquisa, pouco se sabe sobre a segurança do uso prolongado ou regular de mulungu. No entanto, há alguma preocupação de que mulungu possa causar sonolência. Além disso, ele pode ser prejudicial para pessoas com baixa pressão arterial.

É importante ter em mente que os suplementos não foram testados quanto à segurança e os suplementos dietéticos são largamente não regulamentados. Em alguns casos, o produto pode fornecer doses que diferem da quantidade especificada para cada erva. Em outros casos, o produto pode estar contaminado com outras substâncias, como metais. Além disso, a segurança dos suplementos em mulheres grávidas, mães que amamentam, crianças e pessoas com condições médicas ou que estão tomando medicamentos não foi estabelecida.

Alternativas ao mulungu

Embora a pesquisa sobre os efeitos da saúde de mulungu seja limitada, uma série de outros remédios naturais parecem ajudar no gerenciamento da ansiedade. Por exemplo, a pesquisa sugere que as ervas como a passiflora, kava e valeriana podem ajudar a aliviar a ansiedade.

Além disso, há algumas evidências de que terapias alternativas e práticas de corpo e mente como ioga, meditação, massagem, acupuntura e hipnose também podem ajudar a gerenciar a ansiedade. Quando usada na aromaterapia, óleos essenciais como lavanda e rosa também podem ter efeitos de alívio da ansiedade.

Usando o Mulungu para a saúde

Devido à pesquisa limitada, é muito cedo para recomendar mulungu como um tratamento para qualquer condição. É importante notar que o autotratamento de uma condição crônica com mulungu e evitar ou atrasar o atendimento padrão pode ter sérias consequências. Se você está considerando o uso de mulungu no tratamento de uma condição (como epilepsia), certifique-se de falar com seu médico antes de iniciar qualquer novo regime de suplemento.

Já consumiu o chá de mulungu? Quais foram os resultados para sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.