O açaí vem da floresta brasileira e é rico em antioxidantes, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Enquanto muitos fabricantes vendem o açaí como maravilha com muitos benefícios de saúde e nutricionais, outros afirmam que esses benefícios são muito exagerados. O que é verdade e o que é mentira nessa história toda?

Antioxidantes

Açaí contém uma alta concentração de antioxidantes, com mais de 10 vezes a quantidade presente em uvas vermelhas. Os antioxidantes ajudam a eliminar toxinas do seu corpo que podem causar doenças e o envelhecimento precoce.

Saúde Cardiovascular e Digestiva

As gorduras monoinsaturadas ou saudáveis no açaí, juntamente com a fibra dietética e fitoesteróis ou esteróis vegetais, podem contribuir para o seu coração e saúde digestiva. Na verdade, a maioria do teor de gordura do açaí, com 50 por cento vindo do tipo insaturadas saudáveis, como ômega-6, que responde por 12 por cento, e Omega-9, que responde por 60 por cento. O açaí também é rico em fibras, o que auxilia na digestão, e 100 g de pó liofilizado de açaí contém aproximadamente 14 g de fibras. Por fim, o B-sitosterol, campesterol e fitoesteróis encontrados no Açaí podem contribuir para a saúde cardiovascular e digestiva.

Fruta energética

O açaí combina com várias outras frutas e é uma fonte saudável de energia e nutrientes para seu dia a dia! (Foto: nutricaosim.blogspot.com)

Saúde Muscular

A polpa do açaí contém 19 aminoácidos diferentes e mais de 8 g de proteína em 100 g de açaí, que representa 7,59 do seu peso. Este complexo de aminoácidos é essencial para a saúde e regeneração muscular.

Alegações não comprovadas e Falsas

Embora ninguém contesta o conteúdo nutricional do açaí, nota-se que pesquisa ainda é limitada, e suas alegações de saúde não são comprovadas. Além disso, algumas pessoas estão fazendo alegações falsas sobre a prevenção do câncer, perda de peso e capacidade de limpeza do cólon. Fato é que não existe nenhuma fruta milagrosa sem a combinação com hábitos saudáveis, alimentação balanceada e uma vida regrada. Só com a combinação de tudo isso que realmente poderemos aproveitar os benefícios que o açaí traz e assim, poder ter uma vida muito mais agradável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.