5 atividades físicas que ajudam na prevenção do câncer
Se você não é um atleta ou exercitador frequente e só quer trabalhar para a sua saúde ou se encaixar melhor na sua roupa uma academia pode ser intimidante. Ter que caminhar por esteiras, pedalar em bicicletas estacionárias e passar por diversas máquinas de musculação pode ser suficiente para fazer você voltar diretamente para o sofá.
No entanto, algumas das melhores atividades físicas para o seu corpo não exigem a academia ou que você fique apto o suficiente para correr uma maratona. Esses “exercícios” podem fazer maravilhas para sua saúde, e são recomendados por especialistas na prevenção de várias doenças, principalmente o câncer. Eles ajudarão a manter o seu peso sob controle, melhorarão seu equilíbrio e amplitude de movimento, fortalecerão seus ossos, protegerão suas articulações, vão prevenir problemas de controle da bexiga e até mesmo evitarão a perda de memória.
Leia também
Independentemente da sua idade ou nível de aptidão, essas atividades podem ajudá-lo a ficar em forma e reduzir seu risco de doenças.
Atividade física na prevenção do câncer: natação
Você pode chamar a natação de treino perfeito. A flutuabilidade da água suporta o seu corpo e tira a tensão das articulações dolorosas para que você possa movê-las com mais fluidez. A natação é boa para indivíduos com artrite porque tem menos peso. Pesquisas descobriram que a natação também pode melhorar seu estado mental e colocá-lo em um estado de espírito melhor. A aeróbica aquática é outra opção. Essas classes ajudam você a queimar calorias e tonificar. Tudo isso contribui para um corpo funcionando melhor e menos riscos de ter câncer.
Atividade física na prevenção do câncer: Tai Chi
Esta arte marcial chinesa que combina movimento e relaxamento é boa para o corpo e a mente. Na verdade, tem sido chamado de “meditação em movimento”. O Tai Chi é composto de uma série de movimentos graciosos que transitam suavemente para o próximo. Como as aulas são oferecidas em vários níveis, tai chi é acessível e valioso para pessoas de todas as idades e níveis físicos. É particularmente bom para as pessoas mais velhas porque o equilíbrio é um componente importante da aptidão, e ele é algo que perdemos à medida que envelhecemos. E vale lembrar que a capacidade de gerenciador o estresse é uma habilidade importante no combate ao câncer hoje em dia.
Atividade física na prevenção do câncer: treinamento de força
Se você acredita que o treinamento de força é uma atividade machista e musculosa, pense novamente. Levantar pesos leves não aumentará os músculos, mas os manterá fortes. Se você não usa músculos, eles perderão sua força ao longo do tempo. O músculo também ajuda a queimar calorias. Quanto mais músculo você tiver, mais calorias você queima, então é mais fácil manter seu peso. Semelhante a outros exercícios, o treinamento de força também pode ajudar a preservar a função cerebral nos últimos anos. Antes de iniciar um programa de musculação, certifique-se de aprender a forma adequada. Comece leve, com apenas um ou dois quilos. Você deve poder levantar os pesos 10 vezes com facilidade. Depois de um par de semanas, aumente isso por meio quilo ou um. Se você pode facilmente levantar os pesos através de toda a amplitude de movimento mais de 12 vezes, mova-se até um peso ligeiramente mais pesado. Treinamento de força ajuda seu metabolismo a funcionar melhor e substitui as células de gordura do corpo por células saudáveis de músculos.
Atividade física na prevenção do câncer: caminhada
Andar é simples, mas poderoso. Isso pode ajudá-lo a manter o peso, melhorar os níveis de colesterol, fortalecer os ossos, manter a pressão arterial sob controle, levantar seu humor e diminuir o risco de uma série de doenças (diabetes, câncer, e doenças cardíacas, por exemplo). Uma série de estudos mostraram que andar e outras atividades físicas podem até melhorar a memória e resistir à perda de memória relacionada à idade. Tudo o que você precisa é um par de tênis bem ajustados e com bom amortecimento. Comece andando cerca de 10 a 15 minutos de cada vez. Ao longo do tempo, você pode começar a andar mais e mais rápido, até que você esteja caminhando por 30 a 60 minutos na maioria dos dias da semana. Depois, fica fácil evoluir para uma corrida.
Atividade física na prevenção do câncer: exercícios de Kegel
Esses exercícios não ajudarão você a se parecer melhor, mas eles fazem algo tão importante: fortalecer os músculos do assoalho pélvico que suportam a bexiga. Os fortes músculos do assoalho pélvico podem percorrer um longo caminho para prevenir a incontinência e até o câncer na região. Para fazer um exercício de Kegel corretamente, aperte os músculos que você usaria para impedir que você perca urina ou gases. Mantenha a contração por dois ou três segundos, depois solte. Certifique-se de relaxar completamente seus músculos do assoalho pélvico após a contração. Repita 10 vezes. Tente fazer quatro a cinco conjuntos por dia.
Muitas das coisas que fazemos para se divertir (e trabalhar) contam como exercício. Limpar o jardim conta como atividade física. Assim, o salão dança e brincar com seus filhos ou netos. Enquanto você estiver fazendo alguma forma de exercício aeróbio por pelo menos 30 minutos por dia, e ao incluir dois dias de treinamento de força por semana, você pode se considerar uma pessoa “ativa” e com menos chances de ter câncer.
Quais exercícios vocês fazem para prevenir o câncer?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Correr e malhar todo dia faz mal?
Mito ou verdade: musculação atrapalha no crescimento?
Como descobrir se estou com câncer?
Quantos quilos é saudável emagrecer por mês?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.