Fio dental ajuda a prevenir a gengivite e o tártaro ao se livrar de pedaços de alimentos e placas bacterianas entre os dentes. Essa placa, da qual você já deve ter ouvido falar, é feita de uma substância pegajosa, composta por bactérias. Se ela se acumula, as bactérias podem irritar as gengivas e causar inflamação. Ou pior, formar uma placa “dura”, o tártaro, que enfraquece os dentes e a gengiva, ao mesmo tempo.

Fio dental: importância. Posso só escovar os dentes?

Não. Só escovar os dentes não vai remover pedaços de comida que ficarem acumulados entre os dentes. Como o espaço é muito pequeno, a escova de dentes não consegue acessar esses espaços. Por isso, é importante passar o fio dental, para uma limpeza completa dos dentes.

Fio dental: como usar? Fio dental antes ou depois da escovação?

Fio dental é para usar depois da escovação. Com a escovação correta, as placas ficam “soltas”, e fica mais fácil para o fio dental arrancá-las.

O fio dental é um fio fino, macio, feito de nylon ou de plástico, e que remove alimentos e a placa bacteriana entre os dentes. Existe também a fita dental, que é mais grossa do que o fio dental, mais fácil de usar.

Se você usar o fio dental de forma incorreta, pode danificar as gengivas. Portanto, deve seguir o conselho do seu dentista sobre o uso de fio dental, incluindo quantas vezes você deve usá-lo. As dicas a seguir também pode ajudar em como usar o fio dental:

Passo a passo do uso do fio dental

No passo 1, a colocação do fio dental nos dedos. No 2, a forma como ele deve ser estivado. No 3, a passagem entre os dentes. No 4, a limpeza da gengiva e base dos dentes. (Foto: www.dentalleaders.com)

Corte um pedaço do fio de aproximadamente 45 centímetros (2 palmos) de comprimento. Enrole ao redor os dedos médios de ambas as mãos.

Segure o fio com o polegar e o indicador de cada mão, para que o fio dental entre as mãos tenha cerca de 2,5cm a 5cm (1 polegada) de comprimento. Puxe firmemente para que você possa inserir o fio dental no espaço entre dois dentes.

Suavemente guie o fio cima e para baixo contra os lados dos dentes e sobre a gengiva. Quando o fio dental atingir a gengiva, curve-o em forma de C contra o dente até sentir alguma resistência.

Segure o fio contra o dente e raspe o lado por cima, afastando-se da gengiva. Isso ajudará você a usar o fio dental sobre a gengiva, sem causar qualquer dano.

Repita este processo para a abertura seguinte, ao longo do lado do dente seguinte.

Certifique-se de usar o fio dental entre todos os dentes.

Lembre-se de usar o fio dental ao lado dos dentes na parte de trás de sua boca.

Gengiva sangrando depois do fio dental: o que fazer?

Quando você começa a usar fio dental, as gengivas podem estar sensíveis e sangrar um pouco quando você começar a se livrar de qualquer acúmulo de placa. Se você continuar usando o fio dental corretamente, o sangramento deve parar, já que as gengivas se tornam mais saudáveis. Para os primeiros dias, alguns remédios naturais para gengiva inflamada podem ajudar na cicatrização e na redução da dor.

Se você ainda está tendo sangramento regular depois de alguns dias, consulte o seu dentista. Ele pode verificar se você está usando seu fio dental corretamente.

E se passar o fio dental continuar difícil?

Se você achar usar o fio dental difícil, você pode tentar usar um suporte de fio dental ou uma escova interdental. Estes prendem o fio dental para você, e algumas pessoas acham esses itens mais úteis. Algumas pessoas acham escovas interdentais mais fácil de usar do que o fio dental. Você pode encontrar esses produtos em farmácias, drogarias, supermercados, e lojas de materiais para dentistas.

Se você achar difícil usar fio dental, seu dentista pode lhe dar conselhos sobre outras maneiras de limpar entre os dentes.

Fio dental: preço

O fio dental comum custa menos de R$5,00, de boa qualidade, e pode durar facilmente mais de uma semana, até um mês. Fios dentais com suporte e escovas interdentais são mais caros, com kits custando em média R$15. Vale aqui seguir a recomendação do seu dentista para o produto certo aos seus dentes.

Você usa o fio dental corretamente? Como você usa o fio dental? Seu dentista te deu alguma recomendação especial?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.