Quando seus fluidos corporais contêm muito ácido, é conhecido como acidose. A acidose ocorre quando seus rins e pulmões não conseguem manter o pH do seu corpo em equilíbrio. Muitos dos processos do corpo produzem ácido. Seus pulmões e rins geralmente podem compensar desequilíbrios de pH ligeiros, mas problemas com esses órgãos podem levar ao excesso de acumulação de ácido em seu corpo.

A acidez do seu sangue é medida pela determinação do seu pH. Um pH inferior significa que seu sangue é mais ácido, enquanto um pH maior significa que seu sangue é mais básico. O pH do seu sangue deve ser de cerca de 7,4. A acidose é caracterizada por um pH de 7,35 ou inferior. A alcalose é caracterizada por um nível de pH de 7,45 ou superior. Embora aparentemente leves, essas diferenças numéricas podem ser graves. A acidose pode levar a inúmeros problemas de saúde, e pode mesmo ser fatal.

Nosso artigo tem a função apenas de informar. Se você achar que está apresentando os sintomas de uma dessas doenças procure um médico com urgência.

Causas da acidose

Existem dois tipos de acidose, cada uma com várias causas. O tipo de acidose é categorizado como acidose respiratória ou acidose metabólica, dependendo da causa primária de sua acidose.

Acidose respiratória

Acidose respiratória ocorre quando ocorre aumento de CO2 no corpo. Normalmente, os pulmões removem o CO2 enquanto você respira. No entanto, às vezes seu corpo não consegue se livrar de CO2 suficiente. Isso pode acontecer devido a:

  • Condições crônicas das vias aéreas, como a asma
  • Lesão no peito
  • Obesidade, o que dificulta a respiração
  • Uso indevido de sedativos
  • Abuso excessivo de álcool
  • Fraqueza muscular no baú
  • Problemas com o sistema nervoso
  • Estrutura do tórax deformada

Acidose metabólica

Acidose metabólica começa nos rins em vez dos pulmões. Ocorre quando não conseguem eliminar o ácido suficiente ou quando se livram de muita base. Existem algumas formas principais de acidose metabólica:

Acidose diabética ocorre em pessoas com diabetes que é mal controlada. Se o seu corpo não possui insulina suficiente, as cetonas se acumulam em seu corpo e acidificam seu sangue.

Acidose hiperclorêmica resulta de uma perda de bicarbonato de sódio. Esta base ajuda a manter o sangue neutro. Tanto a diarreia quanto o vômito podem causar este tipo de acidose.

Acidose lática ocorre quando há muito ácido lático em seu corpo. As causas podem incluir o uso crônico de álcool, insuficiência cardíaca, câncer, convulsões, insuficiência hepática, falta prolongada de oxigênio e baixo nível de açúcar no sangue. Mesmo o exercício prolongado pode levar ao acúmulo de ácido lático.

Acidose tubular renal ocorre quando os rins são incapazes de excretar ácidos na urina. Isso faz com que o sangue se torne ácido.

Acidose

A acidose é um problema que pode rapidamente se agravar se não for devidamente identificado e tratado. (Foto: tonline.de)

Fatores de risco e sintomas da acidose

Fatores que podem contribuir para o risco de acidose incluem:

  • Uma dieta rica em gordura com baixo teor de carboidratos
  • Falência renal
  • Obesidade
  • Desidratação
  • Intoxicação por aspirina ou metanol
  • Diabetes

Tanto a acidose respiratória quanto a metabólica compartilham muitos sintomas. No entanto, os sintomas de acidose variam de acordo com sua causa.

Acidose respiratória

Alguns dos sintomas comuns de acidose respiratória incluem os seguintes: cansaço ou sonolência, cansando-se facilmente, confusão, falta de ar, sonolência, dor de cabeça,

Acidose metabólica

Alguns dos sintomas comuns de acidose metabólica incluem os seguintes: respiração rápida e superficial, confusão, fadiga, dor de cabeça, sonolência, falta de apetite, icterícia, aumento da frequência cardíaca, respiração que cheira frutada, que é um sinal de acidose diabética (cetoacidose)

Testes e diagnóstico para a acidose

Se você acha que pode ter acidose, vá ao médico imediatamente. O diagnóstico precoce pode fazer uma grande diferença na sua recuperação. Os médicos diagnosticam acidose com uma série de exames de sangue.

A análise sangue arterial verifica os níveis de oxigênio e dióxido de carbono em seu sangue. Também revela o pH do seu sangue. Um painel metabólico básico verifica o funcionamento do rim e seu equilíbrio de pH. Também mede seus níveis de cálcio, proteína, açúcar no sangue e eletrólitos. Se estes testes forem tomados em conjunto, eles podem identificar diferentes tipos de acidose.

Se você for diagnosticado acidose respiratória, seu médico quer verificar a saúde de seus pulmões. Isso pode envolver uma radiografia de tórax ou um teste de função pulmonar.

Se há a suspeita de acidose metabólica, você precisará dar uma amostra de urina. Os médicos verificarão o pH para ver se você está eliminando adequadamente ácidos e bases. Testes adicionais podem ser necessários para determinar a causa da acidose.

Tratamento da acidose

Os médicos geralmente precisam saber o que está causando a acidose para determinar como tratá-la. No entanto, alguns tratamentos podem ser utilizados para qualquer tipo de acidose. Por exemplo, o seu médico pode lhe dar bicarbonato de sódio para elevar o pH do seu sangue. Isso pode ser feito por via oral ou de forma intravenosa. O tratamento para outros tipos de acidose pode envolver o tratamento da causa cdo problema.

Acidose respiratória

Os tratamentos para esta condição geralmente são projetados para ajudar seus pulmões. Por exemplo, você pode receber drogas para dilatar suas vias aéreas. Você também pode receber oxigênio ou um dispositivo de pressão positiva contínua de pressão aérea. O dispositivo pode ajudá-lo a respirar se você tiver uma via aérea obstruída ou fraqueza muscular.

Acidose metabólica

Os tipos específicos de acidose metabólica tem seus próprios tratamentos. Pessoas com acidose hiperclorêmica podem receber bicarbonato de sódio oral. Acidose por insuficiência renal pode ser tratada com citrato de sódio. Os diabéticos com cetoacidose recebem líquidos intravenosos e insulina para equilibrar o pH. O tratamento da acidose lática pode incluir suplementos de bicarbonato, fluidos intravenosos, oxigênio ou antibióticos, dependendo da causa.

Complicações da acidose

Sem tratamento imediato, a acidose pode levar a seguintes complicações de saúde: pedras nos rins, problemas renais crônicos, falência renal, doença óssea, crescimento retardado. Essas complicados podem ocorrer individualmente ou ao mesmo tempo no indivíduo que deixa a acidose sem tratamento por muito tempo.

Prevenção da acidose

Você não pode prevenir completamente a acidose. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir seu risco.

Acidose respiratória

Tome sedativos conforme prescrito e nunca misture com álcool. Pare de fumar pois o tabagismo pode danificar seus pulmões e tornar a respiração menos efetiva. Mantenha um peso saudável, pois a obesidade pode dificultar a respiração.

Acidose metabólica

Fique hidratado bebendo muita água e outros fluidos. Mantenha o controle de sua diabetes pois se você gerencia seus níveis de açúcar no sangue bem, você pode evitar a cetoacidose. Pare de beber álcool pois o consumo crônico pode aumentar o acúmulo de ácido lático.

Prognóstico para a acidose

Algumas pessoas se recuperam completamente da acidose. Outras pessoas tem problemas com função orgânica, insuficiência respiratória e insuficiência renal. Uma acidose grave pode causar choque ou mesmo a morte.

Quão bem você se recupera da acidose depende da sua causa. Um tratamento rápido e adequado também influencia fortemente sua recuperação.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.