Os abdominais simplesmente não lhe dão a barriga definida que você deseja? Se você tem um pouco de gorduras ou excesso de pele no abdômen que não diminuíram com dietas ou exercícios, você pode querer considerar uma abdominoplastia. Este procedimento aplana seu abdômen removendo gordura extra e pele e apertando os músculos em sua parede abdominal.

No entanto, esta é uma cirurgia importante. Então, se você está considerando isso, aproveite o tempo para se educar, analisas completamente sua própria situação e não se apresse para tomar a decisão final. Uma abdominoplastia deve ser o último recurso para as pessoas que esgotaram todas as outras medidas, e o procedimento não deve ser usado como alternativa à perda de peso.

A consulta com um bom médico vai indicar os possíveis caminhos e soluções para sua situação específica, bem como te dizer se a abdominoplastia é o certo para você.

Abdominoplastia: para quem é essa cirurgia?

Uma abdominoplastia é adequada para homens e mulheres que estão em boa saúde geral geral. Não deve ser confundida com uma lipoaspiração (a cirurgia estética usada para remover depósitos de gordura), embora seu cirurgião possa optar por realizar lipoaspiração como parte de uma abdominoplastia.

As mulheres que tem músculos e pele esticada por gravidezes múltiplas podem achar o procedimento útil para apertar os músculos e reduzir a pele. Uma abdominoplastia também é uma alternativa para homens ou mulheres que eram obesos em um ponto em suas vidas e ainda possuem depósitos excessivos de gordura ou pele solta na área abdominal.

Cirurgia plástica no abdome

A abdominoplastia pode ser uma opção para que você equilibre sua aparência e deixe seu abdome do jeito que tanto deseja. (Foto: Revista Onne & Only)

Quem não deve considerar uma abdominoplastia?

Se você é uma mulher que ainda planeja ter filhos, então você pode querer adiar uma abdominoplastia até que você tenha filhos. Aqui está o motivo: durante a cirurgia, seus músculos verticais são apertados. Futuras gravidezes podem separar esses músculos.

Você ainda está planejando perder muito peso? Se assim for, você não quer considerar uma abdominoplastia.

É importante notar que uma abdominoplastia pode causar cicatrizes proeminentes e permanentes. Se isso é algo que você não quer, você pode querer reconsiderar. Seu médico irá discutir todas essas opções com você quando você for para a consulta.

Abdominoplastia: o que é e como é feita?

Dependendo dos resultados desejados, esta cirurgia pode levar de uma a cinco horas. A complexidade da sua situação específica também determinará se você precisará de internação ou poderá ser liberado no mesmo dia.

Você receberá anestesia geral, que o levará a dormir durante a operação. É importante ter alguém com você que possa levá-lo para casa. Se você mora sozinho, você também precisará de alguém para ficar com você, pelo menos na primeira noite após a cirurgia.

Existem duas opções para uma abdominoplastia. Você e seu cirurgião discutirão seus resultados desejados, e ele ou ela determinará o procedimento apropriado durante sua consulta.

Abdominoplastia completa

Seu abdome será cortado de um lado a outro, na horizontal, neste procedimento, como opção para os pacientes que necessitam de maior correção. A incisão será baixa, aproximadamente no mesmo nível dos seus pelos pubianos

Seu cirurgião então manipulará e contornará a pele, tecidos e músculos, conforme necessário. A sua barriga terá uma nova abertura se você passar por este procedimento porque é necessário liberar o seu umbigo do tecido circundante. Os tubos de drenagem podem ser colocados sob sua pele e estes serão removidos em alguns dias, conforme seu cirurgião entender.

Abdominoplastia parcial ou mini

As mini-abdominoplastias são frequentemente realizadas em pacientes cujos depósitos de gordura estão localizados abaixo do umbigo e requerem incisões menores. Durante este procedimento, sua barriga provavelmente não será movida. Sua pele será separada entre a linha de incisão e sua barriga. Este tipo de cirurgia também pode ser realizada com um endoscópio (câmera pequena na extremidade de um tubo). O procedimento pode levar até duas horas, novamente, dependendo da sua própria situação pessoal e da complexidade de suas necessidades.

Como se preparar para cirurgia de abdominoplastia?

Se você fuma, você terá que parar por um determinado período conforme determinado pelo seu médico. Não basta simplesmente reduzir o consumo de tabaco. Você deve parar completamente durante pelo menos duas semanas antes da cirurgia e duas semanas depois. Fumar pode aumentar o risco de complicações e retardar a cicatrização. Certifique-se de comer refeições bem equilibradas e completas e não tente se alimentar excessivamente antes da cirurgia. A nutrição adequada desempenha um papel fundamental na cura adequada.

Se você tomar certos medicamentos, seu cirurgião pode instruí-lo a parar de tomar estes por um determinado período antes e depois da cirurgia. O seu cirurgião irá determinar isso como parte de sua consulta pré-operatória.

Antes de passar pela cirurgia, você precisará preparar sua casa para seus cuidados pós-operatórios. Sua área de recuperação doméstica deve incluir:

  • Muitos pacotes de gelo
  • Fornecimento de roupas soltas e confortáveis ​​que podem ser colocadas de forma muito fácil
  • Cremes para plicar nos locais de incisão
  • Telefone de fácil alcance
  • Cadeira de chuveiro

Você se conhece melhor, então, assegure-se de configurar a área de recuperação mais segura e confortável antes de se submeter à cirurgia para atender às suas necessidades pessoais.

Quais são as complicações e efeitos colaterais da abdominoplastia?

Como esperado, você terá dor e inchaço nos dias que se seguem à cirurgia. Seu médico pode prescrever um analgésico, se necessário, e irá instruí-lo sobre como lidar melhor com a dor. A dor pode durar várias semanas ou meses. Você também pode experimentar entorpecimento, contusões e cansaço geral por esse mesmo período de tempo.

Tal como acontece com qualquer cirurgia, existem riscos. Lembre-se, esta cirurgia afeta uma parte muito importante do seu corpo. Embora sejam raras, as complicações podem incluir infecções, sangramento sob a aba da pele ou coágulos de sangue que podem viajar para o pulmão e interferir com sua respiração. Você pode apresentar um risco aumentado de complicações se você tiver circulação fraca, diabetes ou doença cardíaca, pulmonar, hepática, ou história de coágulos sanguíneos.

Você pode experimentar cicatrização insuficiente, o que pode causar cicatrizes ou perda de pele mais significativas. Se você se curar mal, você pode precisar de uma segunda cirurgia.

Como mencionamos anteriormente, as cicatrizes de uma abdominoplastia são bastante proeminentes e, embora possam desaparecer ligeiramente, nunca desaparecerão completamente. Seu cirurgião pode recomendar certos cremes ou pomadas para usar depois de curar completamente para ajudar com as cicatrizes.

Cuidando de si mesmo após a cirurgia

Se você está tendo uma abdominoplastia parcial ou completa, seu local de incisão será costurado e enfaixado. É muito importante que você siga todas as instruções do seu cirurgião sobre como cuidar do curativo nos dias que se seguem à cirurgia. O curativo utilizado será uma banda elástica firme que promove uma cura adequada. O seu cirurgião também irá instruí-lo sobre como se posicionar melhor enquanto está sentado ou deitado para ajudar a aliviar a dor.

Se você é uma pessoa excepcionalmente fisicamente ativa, você terá que limitar severamente os exercícios extenuantes por pelo menos seis semanas. O seu médico irá aconselhá-lo sobre isso enquanto você faz o processo. Você pode precisar se afastar até um mês de trabalho após a cirurgia para assegurar uma recuperação adequada. Mais uma vez, seu médico irá ajudá-lo a determinar isso com base em sua situação pessoal.

Voltando ao dia a dia normal

Geralmente, a maioria das pessoas adora o novo olhar depois de terem sido submetidos a esse procedimento. No entanto, você pode não se sentir como seu eu normal por meses após a cirurgia. Você passou por uma quantidade tremenda de estresse físico e emocional para fazer isso acontecer, e é muito importante que você siga uma dieta e exercícios adequados para manter seu novo visual.

Abdominoplastia: valor aproximado

Se for uma cirurgia por motivos estéticos e não reparatórios, a abdominoplastia geralmente não é coberta por planos de saúde. Com isso, seu valor médio (incluindo gastos com hospitais, anestesistas, medicamentos, cirurgia, etc) pode começar entre 9 e 10 salários mínimos e aumentar, dependendo da região do país em que você vive.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos respondê-las!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.