As dores nas costas são queixas comuns de grande parte da população e com isso, a busca por soluções é cada vez maior. O grande problema é que nem sempre as informações passadas são verdadeiras, mas porque isso? A resposta é bem simples, interesses pessoais quase sempre envolvendo o capitalismo. Diversas dicas que são passadas, levam a pessoa à comprar diversos produtos milagrosos que quase sempre não passam de falsas promessas.

Dor crônica nas costas: Como agir?

Este é um problema bem comum quando envelhecemos, mas não afeta apenas as pessoas mais idosas, ou seja, se você não cuidar da saúde da sua coluna você poderá desenvolver problemas graves em qualquer momento da sua vida e por várias razões. Manter uma boa postura, evitar sobrecargas desnecessárias, realizar atividades de fortalecimento e equilíbrio postural são grandes ferramentas para evitar as dores nas costas. Foi pensando nisso que trouxemos este artigo que apresenta os maiores mitos e verdades envolvendo as dores na coluna.

As pessoas mais magras não sentem dores nas costas!

É correto afirmar que as pessoas que conseguem manter o peso proporcional à altura podem prevenir as dores nas costas, mas isso não significa que ela jamais vai sofrer deste problema. Fatores genéticos, má postura ao sentar ou pegar muito peso, são apenas algumas situações que podem resultar em dores nas costas.

Dor crônica nas costas o que fazer?

Como prevenir e tratar corretamente as dores nas costas?

Manter a coluna ereta ao sentar previne dores na lombar!

Mesmo que você se sente bem ereto as dores podem surgir, mas porque isso? Talvez você não saiba, mas quando estamos sentados é a posição em que a coluna mais sofre pressão, mais do que quando estamos em pé. Portanto, para evitar os danos causados por longos períodos sentado, é necessário se levantar e realizar pequenos movimentos para alongar a região lombar.

Dores nas costas é sinal de lesões!

Quando existe uma lesão, uma das consequências naturais é sentir dor, mas isso não significa que qualquer dor nas costas seja indicação de alguma lesão. Da mesma maneira que as dores podem indicar problemas dos discos intervertebrais ou infecções, eles também podem surgir pela postura inadequada por exemplo.

Repousar deitado acaba com as dores nas costas!

Quando a pessoa está sentindo uma dor insuportável, a única alternativa que ela vê é ficar na cama. Apesar de parecer uma boa solução, isso pode piorar o problema. Se você se manter na mesma posição por um longo período, a dor pode piorar devido ao aumento da pressão na espinha dorsal.

Jamais levante peso!

Em grande parte dos casos, não é o peso que deve ser levado em consideração, mas sim a forma como ele é levantado! Você sabe quanto peso pode levantar? A maioria não consegue determinar o peso limite que ela pode erguer, mas é mais simples do que parece! Quando você não consegue manter a postura ideal para pegar algum peso, é sinal que você está levantando algum objetivo com peso acima da sua capacidade. A maneira segura de levantar um objeto pesado é agachando o mais próximo possível dele, utilizando os músculos das pernas e braços para levantá-lo, jamais flexione a coluna para pegar um peso.

Excesso de peso causa dores nas costas!

Chegamos a nossa primeira afirmação verdadeira e se você parar pra pensar é uma questão bem lógica, quanto maior for o peso, maior será a pressão nas costas. Caso a pessoa não tenha um bom fortalecimento muscular desta região, dificilmente ela conseguirá manter a postura ideal, favorecendo as chances de desenvolver dores e problemas mais graves.

A Quiropraxia pode reduzir as dores nas costas!

Esta é outra informação verdadeira! Se a pessoa passar por um bom tratamento quiroprático, com um profissional capacitado que saiba realmente massagear e alinhar a sua coluna vertebral, certamente poderá ajudar nas reduções e incidências das dores.

Colchão duro é o melhor para dormir!

O colchão também pode ter papel importante na prevenção ou contribuição para o desenvolvimento das dores na coluna! Estudos mostram que as pessoas que dormem em um colchão de rigidez média sofrem menos com dores nas costas do que as pessoas que dormem em colchões muito duros. É importante frisar que a pessoa precisa ter um colchão compatível com seu corpo, observe a relação do seu peso com a escolha correta do colchão.

Atividade física não faz bem para a coluna!

Quando a atividade física é praticada regularmente e principalmente, respeitando as maneiras corretas de execução e o limite de cada pessoa, ela só tem benefícios à oferecer, fortalecimento ósseo e muscular são apenas dois deles. Como foi dito, as dores nas costas podem ser causadas por desequilíbrio postural e isso é facilmente corrigido equilibrando a atuação dos músculos. A fisioterapia utiliza de atividades físicas específicas para promover o alívio das dores nas costas. Portanto, os exercícios de fortalecimento são muito importantes para este objetivo.

A acupuntura pode reduzir as dores nas costas!

Quando as dores são reflexos de excesso de tensão, geralmente provocada pela má postura ou por estresse, a acupuntura pode sim ser uma grande aliada. Este método atua reduzindo os pontos de tensão e causando um relaxamento corporal.

É importante compreender que a coluna é uma região muito sensível e de extrema importância para o nosso corpo. Sendo assim, o mais indicado é buscar um especialista ao menor sinal de incomodo. Por mais leve a dor possa se apresente, ela pode ser um sinal de algo mais grave e quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhores são as chances de promover um tratamento adequado e eficaz.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.