Se seu intestino está um pouco lento, sofrendo com a prisão de ventre e constipação, talvez um pouco de exercício possa ajudar a acelerar as coisas. Os exercícios certos fazem mais do que tonificar o seu coração e outros músculos. Eles são essenciais para os movimentos intestinais regulares. Na verdade, um dos principais factores de risco para a constipação/prisão de ventre é a inatividade

Prisão de ventre: remédio caseiro através dos exercícios físicos!

Um chá ou qualquer alimento para prisão de ventre e gases só vai ser um remédio caseiro temporário. Para um tratamento permanente contra a prisão de ventre, os exercícios combinados com uma boa dieta são essenciais. O exercício reduz a constipação por diminuir o tempo para o alimento se mover pelo intestino grosso e limitando a quantidade de água absorvida das fezes para o corpo, deixando-as mais “úmidas” para fácil passagem.

O exercício também aumenta a respiração e batimentos cardíacos, estimulando a contração natural da musculatura intestinal para movimentação das fezes.

Gases e prisão de ventre: o que fazer? Caminhada neles!

O primeiro exercício que ajuda contra a prisão de ventre é a caminhada. Aumentando sua taxa de respiração e metabolismo, além de ser prazerosa, a caminhada é um dos melhores exercícios físicos para qualquer problema de saúde. 10 a 15 minutos, 3 vezes ao dia, e você já terá ótimos resultados para sua saúde.

Benefícios da Ioga no tratamento da prisão de ventre

A Ioga é um dos exercícios mais completos para ajudar a combater a prisão de ventre e constipação. (Foto: drprem.com)

Corrida contra a prisão de ventre

A corrida melhora ainda mais seu metabolismo, sendo mais eficiente que a caminhada na queima de calorias e na aceleração do organismo. 10 minutos por dia, 3 vezes por semana, já é um ótimo exercício.

Natação

Além da parte aeróbica e respiratória da natação, este tipo de exercício fortalece a musculatura corporal, tornando seu organismo muito mais eficiente em quaisquer tarefas que executa.

Dança contra constipação

A dança, principalmente os estilos que envolvem muito rebolado ou movimentos na região do abdome, são ótimos para os intestinos. Ajudam a estimular, e muito, o funcionamento do sistema digestivo e toda a musculatura abdominal.

Yoga

Algumas poses específicas, como a saudação ao sol, podem ajudar ainda mais. Mas a Ioga, como um todo, é muito eficiente na ajuda do tratamento contra a constipação e prisão de ventre.

Alongamento para prisão de ventre

Principalmente alongamentos de pernas e da região abdominal, podem ajudar muito no tratamento para prisão de ventre e até no tratamento contra gases.

Pilates

O Pilates tem praticamente todos os seus exercícios com algum foco voltado para o fortalecimento do núcleo do corpo. Com tal fortalecimento, toda a musculatura envolvida com o sistema digestivo é trabalhada, ajudando a evitar a constipação e prisão de ventre.

Pular corda

Esse exercício estimula a irrigação sanguínea de todas as partes do corpo. Com essa maior irrigação e oxigenação do organismo, não há intestino preguiçoso que não comece a funcionar!

Abdominais

Principalmente os de levantamento de pernas e os que envolvem menos “dobras” da barriga. Esse tipo de exercício oferece todo o fortalecimento da musculatura abdominal necessário para acabar com a prisão de ventre.

Agachamentos

Assim como os abdominais, os agachamentos trabalham os músculos do núcleo do corpo, que estão diretamente envolvidos no processo digestivo. Quanto mais fortalecidos, melhor para acabar com a constipação.

Tem algum outro exercício que você conhece e recomenda para a prisão de ventre? Qual?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.