Se você quiser ser levado a sério no mundo dos negócios e pessoalmente, você deve ser capaz de falar com clareza e confiança. Muitas pessoas ficam na escola e faculdades sem colocar tempo suficiente para melhorar suas habilidades de falar em público. Como resultado, quando têm de falar com colegas de trabalho ou fazer apresentações, eles não têm as habilidades que fazem as pessoas de negócios e de destaque verdadeiramente eficazes. Felizmente, tornar-se um melhor orador público não é difícil, apenas exige a prática regular de algumas técnicas importantes.

Use a lentidão ao falar e praticar seus exercícios de dicção

Fale rápido demais e você corre o risco de parecer estar resmungando e atrapalhando as partes das palavras que precisam ser claramente definidas. Leve o seu tempo e se concentre na clareza, e, eventualmente, você será capaz de falar com clareza e rapidez.

Trabalhe em pronunciar as consoantes em palavras com clareza

Basta certificar-se de que elas são precisas e que não se misturam em outras palavras. Existem muitas sequências de frases, poesias e sons que você pode repetir para praticar essa pronúncia. Tenha certeza de dedicar um bom tempo por dias para isso.

Praticar o seguinte exercício para ajudar deixar sua boca mais móvel

Exagere os movimentos para tentar deixar sua boca trabalhando mais articulada, afim de construir os músculos. Use frases, movimentos com a face e boca, sons exagerados. Quanto mais, melhor.

Praticando para a perfeição vocal

Bons oradores são aqueles que conseguem ter uma boa habilidade com a falar. E ao saber como praticar, você pode se tornar cada vez mais habilidoso e impressionar as pessoas. (Foto: vocalcoach.hubpages.com)

Pratique exercícios de dicção repetitivos

Tome uma frase curta e a repita mais e mais, sem deixar que a clareza vacile através de cada repetição. Procure por frases com muitos padrões diferentes de pronúncia para poder aproveitar melhor este exercício.

Aumente a velocidade muito gradualmente ao praticar dicção

Para ter uma boa ideia de sua própria clareza, tente gravar a si mesmo, tanto durante a prática de um discurso quanto durante os exercícios. Se você notar sons específicos onde sua dicção é pobre, encontre mais exercícios para trabalha-los.

Frases para a prática de sons específicos

Algumas pessoas tem dificuldades apenas com alguns sons. Para cada som, existe uma série de frases que podem ajudar na prática. Há muitos sites com esses sons e que podem ser bem úteis na prática de técnicas para melhorar sua voz e dicção.

Grave e ouça sua voz

Grave sua voz lendo um discurso qualquer. Após terminar, ouça sua voz. Acostume-se a identificar as palavras. Experimente falar em ritmos diferentes, com propósitos e emoções diferentes. Quanto mais você experimentar, melhor sua voz vai ficar.

Faça teatro

No teatro, muitos diretores colocam seus atores para praticarem técnicas de voz e principalmente, perderem a vergonha de falar. É uma ótima oportunidade para você conseguir conquistar uma vitória contra a timidez e ainda por cima, melhorar e impor mais sua voz.

Cante

Comece no chuveiro, sozinho. Depois cante com os amigos e por fim, cante sozinho. Você não precisa ser nenhum cantor de ópera, esse canto servirá apenas para te ajudar a perder a vergonha e melhorar ainda mais a articulação e volume da sua voz.

Na dúvida ou na insegurança, procure um profissional!

O profissional especialista na fala e dicção é o fonoaudiólogo. Algumas sessões podem te ajudar muito, principalmente se você tem problemas mais sérios, como língua presa ou alguns sons que saem confusos. Principalmente quem está com muitas dificuldades em lidar com a pronúncia correta de uma língua estrangeira, um fonoaudiólogo pode ajudar bastante.

Você já teve problemas de voz e/ou dicção? Como você resolveu o problema? Compartilhe nos comentários abaixo sua experiência e conselhos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.