Autoconfiança é a diferença entre se sentir dono de si mesmo e se sentir assustado. Sua percepção de si mesmo tem um enorme impacto sobre como os outros percebem você. Como a percepção é a realidade, quanto mais autoconfiança você tem, mais provável é que você terá sucesso.

Embora muitos dos fatores que afetam a autoconfiança estejam além de seu controle, há uma série de coisas que você pode conscientemente fazer para construir a autoconfiança, que vão desde se vestir bem até focar mais em suas contribuições para tarefas e trabalhos. Vejamos como você pode agir para melhorar sua autoconfiança.

Como ter confiança em si mesmo: vista-se bem

Embora a roupa não faz o homem, ela certamente afeta o modo como ele você sente sobre si mesmo. Ninguém é mais consciente de sua aparência física do que você. Quando você não está bem vestido, isso muda a maneira como você se comporta e interage com outras pessoas. Use isso para sua vantagem, cuidando de sua aparência pessoal. Na maioria dos casos, melhorias significativas podem ser feitas apenas com higiene simples, como fazer a barba todos os dias, vestir roupas limpas e conhecer a moda mais recente.

Isso não significa que você precisa gastar muito em roupas. Uma grande regra a seguir é gastar o dobro e comprar metade. Isso significa que ao invés de comprar um monte de roupas baratas, compre metade como muitos itens bem selecionados, de alta qualidade. No longo prazo, isso diminui os gastos porque roupas caras desgastam menos facilmente e ficam mais no estilo do que roupas baratas. Comprar menos também ajuda a reduzir a desorganização em seu guarda roupas.

Aumente sua autoconfiança andando mais rápido

Uma das maneiras mais fáceis de dizer como uma pessoa se sente sobre si mesma é examinar sua caminhada. É lenta? Cansada? Dolorosa? Ou é enérgica e proposital? Pessoas com confiança caminham rapidamente. Eles tem lugares para ir, pessoas para ver, e importantes trabalhos a fazer. Mesmo se você não estiver com pressa, você pode aumentar sua autoconfiança colocando algum pensamento na sua caminhada. Caminhar 25% mais rápido fará com que você olhe e se sinta mais importante.

Como trabalhar a autoconfiança

Trabalhar a autoconfiança pode ser uma tarefa difícil, mas com as atitudes certas, mesmo os menos confiantes podem fazer a diferença. (Foto: The Huffington Post)

Pessoas autoconfiantes tem boa postura

Da mesma forma, a postura de uma pessoa conta uma história. Pessoas com ombros caídos e movimentos letárgicos exibem uma falta de autoconfiança. Eles não estão entusiasmados com o que estão fazendo e não se consideram importantes. Ao praticar uma boa postura, você se sentirá mais confiante. Levante-se em linha reta, mantenha sua cabeça erguida e faça contato visual. Você fará uma impressão positiva sobre os outros e instantaneamente se sentirá mais alerta e capacitado.

Faça uma propaganda pessoal

Uma das melhores maneiras de construir confiança é ouvir um discurso motivacional. Infelizmente, as oportunidades de ouvir um grande orador são poucas, e nem sempre podemos parar para ouvir discursos e palestras online. Você pode preencher essa necessidade criando um comercial pessoal. Escreva um discurso de 30 a 60 segundos que destaque seus pontos fortes e objetivos. Em seguida, recite em frente do espelho em voz alta ou dentro de sua cabeça, se você preferir, sempre que você precisar de um impulso de confiança.

Autoconfiança é conquistada através da gratidão

Quando você se concentra muito no que você quer, a mente cria razões pelas quais você não pode obter aquilo. Isso leva você a insistir em suas fraquezas. A melhor maneira de evitar isso é focar conscientemente na gratidão. Reserve um tempo cada dia para listar mentalmente tudo pelo que você tem que ser grato. Lembre-se de seus sucessos passados, habilidades únicas, relacionamentos amorosos e impulsos positivos. Você vai se surpreender o quanto você pode conquistar com isso para dar o próximo passo para o sucesso.

Pessoas autoconfiantes sabem elogiar outras pessoas

Quando pensamos negativamente sobre nós mesmos, muitas vezes projetamos esse sentimento para outros sob a forma de insultos e fofocas. Para quebrar esse ciclo de negatividade, adquira o hábito de elogiar outras pessoas. Recuse-se a participar em fofocas e faça um esforço para cumprimentar todos ao seu redor. No processo, você vai se tornar uma pessoa que todos gostam e passará a construir autoconfiança. Ao procurar o melhor nos outros, você indiretamente traz o melhor para si mesmo.

Sente-se nas cadeiras da frente ou mais próximas do seu chefe

Em escolas, escritórios e eventos públicos em todo o mundo, as pessoas constantemente se esforçam para sentar na parte de trás do ambiente. A maioria das pessoas prefere a parte de trás porque eles tem medo de serem notados. Isso reflete uma falta de autoconfiança. Ao decidir se sentar na primeira fila, você pode superar esse medo irracional e construir a sua autoconfiança. Você também será mais visível para as pessoas importantes falando da frente da sala.

Para ganhar autoconfiança, você precisa falar

Durante as discussões em grupo, muitas pessoas nunca falam porque tem medo que outras pessoas as julguem por dizer algo estúpido. Este medo não é justificado. Geralmente, as pessoas são muito mais receptivas do que imaginamos. Na verdade, a maioria das pessoas está lidando com os mesmos medos. Ao fazer um esforço para falar pelo menos uma vez em cada discussão em grupo, você se tornará um orador público melhor, mais confiante em seus próprios pensamentos e reconhecido como um líder por seus pares.

Exercícios físicos e autoconfiança

Na mesma linha da aparência pessoal, a aptidão física tem um enorme efeito sobre a autoconfiança. Se você estiver fora de forma, você vai se sentir inseguro, pouco atraente e menos enérgico. Ao se exercitar, você melhora a sua aparência física, energiza-se e realiza algo positivo. Ter a disciplina para se exercitar não só faz você se sentir melhor como também cria um impulso de positividade para melhorar o seu dia.

Foque nas suas contribuições para ter mais autoconfiança

Muitas vezes somos apanhados pelos nossos próprios desejos. Nós nos concentramos muito em nós mesmos e não o suficiente sobre as necessidades de outras pessoas. Se você parar de pensar sobre si mesmo e se concentrar na contribuição que você está fazendo para o resto do mundo, você não vai se preocupar tanto com suas próprias falhas. Isso aumentará a autoconfiança e permitirá que você contribua com a máxima eficiência. Quanto mais você contribuir para o mundo, mais você será recompensado com sucesso pessoal e reconhecimento.

Como você trabalha sua autoconfiança? Quais atitudes você toma para se tornar mais autoconfiante?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.