Uma infecção de oxiúros é uma infecção extremamente comum em que minúsculos vermes infestam os intestinos de um indivíduo e põem ovos em torno do ânus. Uma combinação de medicação, uma limpeza completa de sua casa, e higiene pessoal vigilante pode te livrar facilmente de uma infestação de oxiúros em sua casa.

Infecções de oxiúros são altamente contagiosas. Portanto, todos os membros de sua família devem ser tratado para uma infecção simultaneamente, evitando a reincidência.

Uma infecção de oxiúros, também conhecida como oxiuríase ou enterobíase, é um dos tipos mais comuns de infecção intestinal de parasitas nos seres humanos. Oxiúros são pequenas minhocas brancas, com menos de 2 cm de comprimento.

A oxiuríase pode se espalhar facilmente. Ela é mais comum em crianças entre as idades de 5 e 10, entre pessoas que vivem em residências compartilhadas, e aqueles que têm contato próximo regular com indivíduos nestes grupos. Um tratamento eficaz para infecções envolve a consulta com um clínico geral ou gastro e medicamentos, embora reinfecção seja possível. Complicações mais sérias e efeitos de longo prazo sobre a saúde são raros.

Tratamento de oxiúros

Um dos sintomas mais incômodos dos oxiúros é a coceira no bumbum. A boa notícia é que o tratamento dos oxiúros é fácil, eficiente, e de resultados rápidos. (Foto: www.youtube.com)

Causas da oxiuríase

A oxiuríase é altamente contagiosa. Você se infecta com oxiúros por involuntariamente ingerir ou inalar ovos de oxiúros, geralmente depositados por uma pessoa infectada em algum objeto. O ciclo de infecção inicia-se com a ingestão desses ovos microscópicos. Uma vez em seu corpo, eles permanecem no intestino até que choquem e amadureçam. Quando adultos, os vermes fêmeas avançam para o cólon e saem do corpo através do ânus. As vermes fêmeas põem ovos nas dobras da pele ao redor do ânus e a presença desses ovos frequentemente provoca coceiras e irritação anal.

Quando uma pessoa coça a área afetada, ela transfere os ovos para os dedos. Os ovos podem sobreviver por várias horas em suas mãos. Se a pessoa infectada toca uma cama, vestuário, assentos sanitários, brinquedos ou outros objetos domésticos, os ovos são transferidos para esses objetos. Ovos de oxiúros podem sobreviver nessas superfícies contaminadas por até três semanas.

Crianças transferem os ovos facilmente porque eles podem colocar os brinquedos infectados ou outros objetos diretamente em suas bocas. Os ovos também pode ser transferidos de dedos contaminados diretamente para alimentos ou líquidos. Embora raro, também é possível para os adultos inalarem ovos do ar quando ao agitar roupas de cama, toalhas, ou vestuário contaminado.

Verme oxiúros: sintomas

Alguns indivíduos com infecções de oxiúros podem não sentir quaisquer sintomas. No entanto, você pode suspeitar que você ou seu filho tem oxiuríase se você observar:

  • Coceira freqüente e forte na região anal
  • Sono agitado devido ao prurido e desconforto da área anal
  • Dor, prurido, ou outra irritação da pele ao redor do ânus
  • Presença de vermes na área do ânus do seu filho
  • Presença de vermes nas fezes

Oxiuríase ou enterobíase: diagnóstico

O Método de Graham. também conhecido como teste de fita é o meio mais confiável para o diagnóstico de uma infecção por oxiúros. Um teste de fita consiste em tomar um pedaço de fita adesiva e pressionar o lado adesivo pegajoso contra a pele ao redor do ânus. Como os oxiúros muitas vezes saem do ânus enquanto a pessoa infectada dorme, você deve realizar um teste da fita ao acordar pela manhã. Se os ovos estão presentes, eles vão colar na fita. Entregue a fita para o seu médico, que pode colocá-lo em um microscópio para ver se ele contém ovos de oxiúros.

Atividades rotineiras pela manhã, como tomar banho ou usar o banheiro, podem remover os ovos de sua pele, de modo que os resultados de um teste de fita são mais precisos se você realizar o teste quando você acordar. Você deve realizar um teste de fita pelo menos três vezes, em três manhãs consecutivas, para aumentar a sua probabilidade de encontrar ovos de oxiúros.

Um médico de qualidade também pode ser capaz de identificar os oxiúros através do exame visual ou de fezes.

Verme oxiúros: tratamento caseiro e tradicional

O seu médico normalmente vai tratar uma infecção de oxiúros com medicação oral. Como a transmissão desse parasita é fácil, todos os que vivem na casa de uma pessoa infectada normalmente precisarão de tratamento ao mesmo tempo, de forma a evitar a reinfecção.

O curso da medicação geralmente envolve uma dose inicial, seguida por uma segunda dose duas a três semanas mais tarde. Mais de um curso pode ser necessário para eliminar completamente os ovos. Cremes ou pomadas podem acalmar a pele coçando na área ao redor do ânus, mas não são tratamentos definitivos.

Oxiúros: tratamento para limpar sua casa

Além de medicação, um regime específico de higiene e limpeza doméstica pode ajudar a eliminar completamente os ovos de oxiúros.

Certifique-se de que a pessoa infectada e outros membros da família praticam a lavagem das mãos completa com água morna e sabão, especialmente antes de comer.

Incentive a todos na casa para tomar banho e mudar de roupas de baixo todas as manhãs.

Tenha as unhas de todos limpas e cortadas curtas. Instrua a pessoa infectada e todos os outros para parar de roer as unhas.

Diga a pessoa infectada para parar de coçar a área anal.

Use água quente para lavar toda a roupa de cama, toalhas, panos e roupas na casa afetada. Seque estes itens usando uma secadora de roupa, preferencialmente.

Evitar agitar roupas e lençóis, mantendo assim os ovos de oxiúros sob controle.

Não deixe as crianças tomarem banho juntas com adultos ou outras crianças, pois isso pode fazer os ovos de oxiúros se espalharem na água do banho e contaminarem outras pessoas.

Limpe bem todas as superfícies que possam estar infectadas, incluindo brinquedos, pisos, bancadas, e assentos sanitários.

Cuidadosamente use um aspirador em todas as superfícies da casa.

Os seres humanos são os únicos hospedeiros de oxiúros. O seu gato ou cão não pode contaminá-lo ou estar infectado com os vermes. Não é necessário tratar seus animais de estimação para a infecção, mas é necessário banhá-los porque os ovos podem ficar nos pelos dos bichos e acabar te contaminando.

Complicações da oxiuríase

A maioria das pessoas não experimentam complicações graves como resultado de infecções de oxiúros. Raramente, se a infestação não for tratada, pode haver uma infecção do trato urinário em mulheres. Vermes também podem viajar a partir do ânus para a vagina, o que pode afetar o útero, trompas de Falópio, e outros órgãos pélvicos. Vaginite, endometrite (uma inflamação do revestimento do útero), ou outras infecções podem ocorrer.

A presença de um número significativo de vermes podem causar dor abdominal. Uma oxiuríase grave pode roubar seu corpo de nutrientes essenciais, causando a perda de peso.

Remédio caseiro para oxiúros: prevenção

A melhor maneira de prevenir infecções de oxiúros e as reinfecções é seguir rotinas de higiene recomendadas e encorajar outros membros da família a fazerem o mesmo, especialmente as crianças. Você pode trabalhar para prevenir infecções com várias práticas simples, soluções caseiras tão eficientes quanto o tratamento médico.

Lave as mãos com água morna e sabão após usar o banheiro. Tenha cuidado especial após defecar e trocar fraldas. Faça o mesmo antes de preparar alimentos e comer. Este é o melhor modo de prevenção.

Mantenha as unhas curtas e limpas. Desencoraje hábitos de roer as unhas ou arranhar, o que pode espalhar ovos de oxiúros. Tome banho de manhã para remover os ovos oxiúros que podem ter sido depositados durante a noite, e antes de dormir, mais um banho.

Mude sua roupa todos os dias.

Use água quente na máquina de lavar, seguido do uso de secador de roupas para lavar roupa de cama, roupas e toalhas que possam conter ovos de oxiúros.

Mantenha espaços bem iluminados durante o dia porque os ovos são sensíveis à luz solar.

Misture duas a três colheres de vinagre de maçã em um copo de água e beba, todos os dias. Isso alivia a infecção de oxiúros.

Outro remédio natural é o consumo de probióticos, que são bactérias saudáveis e necessárias para o bom funcionamento do sistema digestivo. Você pode obtê-los de produtos lácteos, tais como queijo e iogurte.

Acrescentando mais alho na sua dieta você também facilita o combate a infecção. Junto ao aumento do consumo de alho, retire um pouco do açúcar da dieta, pois esse nutriente ajuda a proliferação da infecção.

Tomando essas providências, a infestação de oxiúros vai ser uma coisa do passado na sua casa!

Você já teve problema com oxiúros? Como tratou o problema? Com qual médico você se consultou?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.