Conhecida como Uvaia, Uvalha ou Uvaieira, a planta Eugenia uvalha da família Myrtaceae ganha a cada dia mais fãs no mundo da alimentação saudável. Podendo ter entre 6 m a 13 m de altura, 30 cm a 50 cm de diâmetro e ocorrendo nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, essa planta além de ter uma forma bela e flores lindas, proporciona um fruto delicioso e super nutritivo.

Qual é a temporada da Uvaia?

Você pode até encontrar a Uvaia in natura fora de época, mas como os frutos da uvaieira amassam, oxidam e ressecam muito facilmente, é mais viável preferir a época da frutificação, que ocorre entre setembro e janeiro. Fora de época, melhor optar por produtos derivados da fruta, como sucos, compotas, geleias e outros.

Como é a Uvaia?

É uma fruta de polpa muito delicado, casca fina e com a cor amarelo/dourado; ligeiramente aveludada. Seu aroma tem um cheiro suave e agradável, com um sabor ligeiramente ácido e doce.

Quais são as vantagens da Uvaia?

Primeiramente, a Uvaia tem um alto benefício ecológico. Como é uma planta nativa da mata atlântica e pelo seu fruto saboroso até para os pássaros, a uvaieira é muito utilizada em projetos de reflorestamento em áreas degradadas, de preservação permanente e plantios mistos. Sua madeira não é comercialmente utilizada, sendo apenas usada por locais para utilidades domésticas (lenha, moirões etc).

O alto teor de vitamina C

Complementando a importância ecológica da Uvaia, a fruta tem aproximadamente quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.

Vitamina A

Além do alto teor de vitamina C, a Uvaia contém uma considerável quantidade de vitamina A para contribuir às suas necessidades diárias deste nutriente.

Importância da uvaieira

Com frutos gostosos, a uvaeira é uma árvore nativa da mata atlântica que além de ajudar sua saúde, ajude na preservação da natureza. (Foto: www.vendio.com)

Benefícios e propriedades da Uvaia para a saúde

Quando usada por populares, a infusão/chá das folhas da Uvaeira é tida como responsável por controlar a hipertensão, diminuir o colesterol, auxiliar no emagrecimento, além de adstringente e digestivo. Porém, pesquisas científicas ainda são necessárias para comprovar a efetividade no tratamento destes problemas de saúde.

Quanto às vitaminas A e C, podemos afirmar que a Uvaia ajuda no combate aos radicais livres e o envelhecimento celular, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e doenças derivadas do envelhecimento. São indicadas para apoio no tratamento ao HIV, tumores, malária, processos inflamatórios e redução no nível de ácido úrico. Novamente, mais pesquisas são necessárias, mas evidências demonstram que o consumo da Uvaia, graças às vitaminas nela presentes, trazem benefícios para sua saúde.

Como consumir a Uvaia?

Sucos, chás das folhas, sorvetes, geleias, licores. A uvaia, assim como a grande maioria das frutas, pode assumir várias formas. Vale só lembrar de tomar cuidado ao adoçar a Uvaia pois o excesso de calorias pode atrapalhar quem está em dieta.

Cuidados com o consumo da Uvaia

Circulam na internet artigos e notícias que destacam as propriedades quase que milagrosas da Uvaia. Gostaríamos de reforçar o que sempre dizemos em nosso blog: NÃO EXISTE ALIMENTO MILAGROSO! Qualquer alimento saudável tem que ser consumido com acompanhamento de um nutricionista e um profissional da saúde, que fará uma dieta balanceada de acordo com suas necessidades. Não adianta acrescentar a Uvaia na sua dieta e ter um estilo de vida completamente não saudável.

Considerações Finais

A uvaia, quando consumida em conjunto com uma mudança de atitudes, a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, irá trazer a você um complemento de vitaminas importante para uma Saúde Melhor. Agora, se você espera que a fruta vá fazer milagres para você perder peso ou melhorar de uma hora para outra, é melhor ficar sentado esperando.

Você já consumiu a uvalha? Quais receitas tem para compartilhar conosco? Deixem nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

5 comentários para “Uvaia – Fruta com benefícios e muitas propriedades para saúde!”

  1. Adriana Tortorelli

    Aqui em casa temos duas árvores desta fruta. Não sabia o tanto de benefícios que ele oferece, aqui em casa consumimos somente o suco que por sinal e uma delicia.

  2. Joao Eduardo Miranda de Oliveira E Souza

    Tenho cinco árvores e consumo o suco e geléia que são deliciosos.

  3. José Maria de Freitas

    Conheci recentemente, em Gramado – RS, a fruta UVAIA e o suco é uma delícia e agora estou ainda mais satisfeito em saber que ela é rica em vitaminas A e C.

  4. Marinei Zanghetin Bucci

    Gostaria de conseguir uma muda de uvaia para plantio.

  5. Suelene

    Ganhei uma muda desta planta e não sabia o que era, depois de 2 anos ela deu 3 frutos, que ainda estão verde. Não sei se realmente é esta, mais parece muito.