Melões pertencem à família das cucurbitáceas e tem um elevado teor de água. Ele tem um núcleo oco carnudo no centro rodeado por sementes de melão. Estas sementes são secas e também podem ser comidas depois de serem descascadas por seu alto valor nutritivo.

Melões são ricos em vitamina A, vitamina C, vitamina B6, folato, potássio, magnésio, tiamina, ácido pantotênico e fibra dietética. Como é rico em beta-caroteno e vitamina C, também ajuda a prevenir muitas doenças degenerativas. Mas estamos indo rápido demais, vamos descrever esses benefícios em detalhes.

Melão: benefícios para sua saúde

Melões são um bom tratamento para a nefropatia diabética, que é uma doença renal progressiva onde o rim vai sendo danificado. Além disso, o melão contém o superóxido dismutase, que alivia o estresse e reduz a pressão arterial. O potássio da fruta mantém o batimento cardíaco regularizado. Além disso, ele controla a pressão arterial e previne a hipertensão. O teor em sódio no fruto funciona como um anti coagulante, que controla a viscosidade e impede a coagulação do sangue.

Benefícios e malefícios dos melões

Melões contém excelentes benefícios para sua saúde, mas podem trazer algumas efeitos colaterais em conjunto. (Foto: www.wisegeek.com)

Melão: propriedades em relação pressão arterial

Melões são ricas fontes de ácido fólico e ajudar as mulheres a conceber. O ácido fólico é atualmente muito importante na regeneração de células mortas, especialmente para mulheres grávidas. O alto teor de ácido fólico previne distúrbios do tubo neural no feto. Além disso, melhora grandemente a elasticidade da pele saudável e previne rugas. O alto teor de folato mantém a retenção de líquidos sob controle através da liberação de extra de sódio do corpo.

Benefícios do melão para o útero e gravidez

Melões são ricos em vitamina C, que é um anti-oxidante e previne os radicais livres de danificar as células e, assim, sendo capaz de combater o câncer. A fruta também fortalece o sistema imunológico, estimulando simultaneamente e aumentar os glóbulos brancos que ajudam na destruição de vírus e bactérias. Ele previne o envelhecimento prematuro.

Benefícios do melão para as cataratas

O beta caroteno presente na melões transforma a vitamina A. A vitamina A natural é absorvida pelo corpo e atrasa o aparecimento de cataratas, sendo vital para manter uma visão saudável. Um copo da fruta regularmente você pode impedir as cataratas.

Melões para tratamentos de insônia

Aqueles com distúrbios do sono vão encontrar uma diferença por comer um copo do fruto, pois relaxa os nervos e os músculos, ajudando insones a dormirem melhor.

Melões para tratamento dos sintomas da TPM

Comer melão ajuda quando as mulheres tem problemas menstruais, ajudando a interromper o fluxo pesado de coágulos, enquanto aliviam cólicas menstruais. Cãibras musculares também são aliviados com a fruta ou suco dela.

Benefícios do melão para seu pulmão

O melão traz benefícios para a saúde do pulmão. As pessoas estão expostas a fumaça, à substâncias cancerígenas criam uma deficiência de vitamina A, que pode ser revertida pelo fruto. Às vezes para os fumantes que já danificaram os seus pulmões, uma dieta regular de melões pode regenerar os pulmões ao longo de um período de tempo e reduzir o risco de enfisema.

Benefícios do melão para quem quer parar de fumar

Os nutrientes e minerais naturais formam uma sinergia para ajudar o corpo a se recuperar da dependência da nicotina quando uma pessoa está tentando parar de fumar.

Melões para o tratamento de doenças cardíacas e estresse

Essa fruta é rica em adenosina é um composto administrado a pacientes com doenças cardíacas, pois tem propriedades de afinamento do sangue, evitando assim ataques cardíacos.

É ideal também comer a fruta durante períodos de estresse, uma vez que aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro, deixando-o mais relaxado e concentrado.

Melão e benefícios nutricionais para sua dieta

É uma ótima opção para um lanche de baixo teor calórico: uma xícara de melão em cubos tem apenas 50 calorias, com 89% de água, sendo excelente no verão para combater a desidratação.

Suco de melão

Um pouco de água pode ser adicionado à fruta fresca espremida e teve como um refrescante suco ou adicionar alguns pêssegos e misturar para uma deliciosa bebida.

E os malefícios do melão?

Pessoas que já estão consumindo algum tipo de anticoagulante devem conversar com seu médico antes de consumir a fruta. Há casos de pessoas que foram contaminadas pela Listeria, uma bactéria que pode causar problemas intestinais. Escolher bem um melão e lavar ele bem é importante para entender os malefícios dessa fruta.

Você já consome melão? Como você consome? Quais benefícios os melões já trouxeram para sua saúde ou nutrição?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.