Como seres humanos, todos nós temos características que nos tornam únicos. Muitas vezes, parece que existe uma linha fina entre pessoas com traços de personalidade peculiares e aqueles que estão balançando à beira de um transtorno mental completo. Se você está sofrendo de problemas mentais, você não está sozinho.

Talvez você se pergunte com frequência se precisa de ajuda mental ou se precisa de um psiquiatra. Se você está preocupado com o fato de que algo pode estar com problemas ou preocupado com alguém próximo a você, pode não ser possível saber com certeza, a menos que um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental realize uma avaliação completa. Mas para te ajudar a identificar alguns pequenos sinais, estão 10 comportamentos que podem sinalizar um transtorno de saúde mental.

Sintomas de transtornos mentais: dificuldade em lidar com a vida em geral

Talvez você tenha notado que não é capaz de funcionar tão bem como você já funcionou ou de uma maneira apropriada para suas circunstâncias particulares (por exemplo, idade e saúde). Também parece não haver uma explicação razoável para suas habilidades de enfrentamento diminuídas (por exemplo, para enfrentar uma condição médica diagnosticada). Enquanto algumas condições de saúde mental se desenvolvem gradualmente, outras podem ter um início relativamente rápido.

Sinais e sintomas de transtornos mentais: mudanças de humor impulsivas ou óbvias

Alguns distúrbios psiquiátricos envolvem flutuações de humor significativas. As mudanças podem ser rápidas, como no transtorno de personalidade limítrofe, ou ocorrem ao longo de vários dias ou semanas, como no transtorno bipolar. O uso de drogas e álcool e certos medicamentos também podem contribuir para o humor errático.

Sintomas de transtornos mentais: tristeza na maior parte do tempo

Muitas vezes, uma bandeira vermelha para a depressão. Enquanto os sentimentos ocasionais de tristeza são parte de ser humano, é anormal quando eles são duradouros ou crônicos. Se outros sintomas estiverem presentes, como má concentração, distúrbios do sono, baixa energia ou sentimentos de desesperança ou inutilidade, a depressão é um diagnóstico clínico provável.

Transtornos mentais

Transtornos mentais podem ser difíceis de identificar, mas ficar atento aos sinais pode ajudar e muito a começar um tratamento o mais cedo possível. (Foto: EmpowHER)

Sinais de transtornos mentais: se preocupar excessivamente ou se sentir ansioso muito tempo

A ansiedade ou o medo irracional é um sintoma comum de muitos distúrbios, incluindo transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade social e fobias. A ansiedade pode paralisar e sua presença constante pode causar estragos na sua saúde, sono e outros aspectos do funcionamento diário.

Sintomas de transtornos mentais: dificuldade para superar impactos emocionais

Trauma pode transformar a sua vida e se tornar um peso muito grande na sua psique. Imagens e memórias não desejadas são muitas vezes marcadas em seu cérebro, deixando você com uma sensação horrível de estar preso sem uma maneira de curar e seguir em frente. Coisas aparentemente não relacionadas podem desencadear essas memórias e deixá-lo desesperado para se livrar delas.

Sinais de transtornos mentais: pensamentos de suicídio

Os pensamentos suicidas e as ações estão principalmente associadas à depressão maior e outros transtornos do humor. Se você está pensando em suicídio, é imperativo que você procure ajuda imediatamente, seja na forma de um psiquiatra ou psicólogo.

Sinais de transtornos mentais: abuso de substâncias e atividades prejudiciais para entorpecer a dor emocional

Quando você se volta para fora de si mesmo em uma tentativa desesperada de lidar com a dor, isso geralmente sinaliza a presença de um grave problema subjacente. O uso de substâncias ou atividades como meio de fuga pode levar ao abuso de substâncias e a outros distúrbios aditivos. Em vez de álcool ou drogas, algumas pessoas dependem de jogos de azar, sexo ou outros comportamentos que saem fora de controle até se tornarem viciantes e impactarem negativamente a vida.

Sinais de transtornos mentais: sérios problemas de gerenciamento de raiva que resultam em um temperamento muito ruim

Irritabilidade significativa, hostilidade, raiva e explosões frequentes podem sinalizar a presença de um problema de saúde mental. A raiva não só drena energia emocional e física como também tem um impacto negativo na saúde, relacionamentos e trabalho. A raiva não resolvida também pode facilmente levar ao abuso de substâncias, ao abuso emocional e físico de outros, à destruição da propriedade e ao comportamento autodestrutivo.

Sintomas e transtornos mentais: medos irracionais que interferem com sua vida

Os medos irracionais podem envolver uma variedade de coisas, incluindo o medo de que as pessoas o observem ou te sigam, um medo extremo de animais como cães ou aranhas e medo de situações como situações de voo ou sociais. Os medos irracionais podem se tornar obsessivos na natureza, levando a pensamentos persistentes e intrusivos que criam ansiedade significativa e comportamentos prejudiciais.

Sinais de transtornos mentais: relacionamento incomum e altamente perturbado com comida

Uma imagem corporal distorcida (por exemplo, você vê-se como gordura quando seu peso é normal ou está com baixo peso) é geralmente uma bandeira vermelha para os estágios iniciais de um transtorno alimentar. Os distúrbios alimentares tendem a consumir uma quantidade significativa de tempo e energia, mas, mais importante, podem levar a riscos a longo prazo para a saúde e até a morte.

Já teve ou tem alguns desses sinais? Conhece alguém que tenha? O que estão fazendo para buscar ajuda?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.