A fabricação de sabonete natural para o rosto não é tão complicada quanto parece. Fazer o seu próprio produto de limpeza facial é uma ótima maneira de evitar colocar produtos químicos em sua pele (e em sua corrente sanguínea), além de fazer com que você poupe um bom dinheiro que seria gasto com produtos de limpeza facial caros  ricos em químicos que você sequer sabe o mal que podem fazer ao seu organismo.

Sabonete natural para o rosto com mel

A beleza de usar mel como um produto de limpeza facial é que não há necessidade para misturar com qualquer outro item Basta manter uma garrafa de mel no armário do banheiro e pronto. O mel pode ser usado diariamente como um limpador facial. Ele faz um excelente trabalho de limpeza da pele e é extremamente hidratante, ajudando a tornar a pele macia e suave, funcionando para todos os tipos de pele.

Para usar o mel como um sabonete natural para o rosto, derrame uma pequena quantidade de mel (menos de uma colher de chá) na palma da sua mão. Esfregue entre as palmas das mãos e, em seguida, massageie em seu rosto. Lave com água morna. Para remover maquiagem com mel, despeje uma pequena quantidade de mel em uma toalha molhada e polvilhe com um pouco de bicarbonato de sódio. Utilize este pano com mel para limpar o rosto. Remova qualquer resíduo com água morna.

O bom de manter o mel na sua forma natural é que você pode também usá-lo como um tratamento para os cabelos. Se você quiser variar, misture um pouco de leite ou creme com mel com um limpador especialmente adequado para a pele seca, tal como a babosa. Para a pele muito oleosa, tente adicionar um pouco de suco de limão no mel.

Como fazer seu próprio sabonete facial natural

Você pode misturar a glicerina nas receitas para ter um sabão facial sólido, misturar glicerina líquida para fazer um sabão facial líquido, ou manter os produtos in natura para um produto mais concentrado. Todos terão a mesma eficiência. (Foto: www.exposedskincare.com)

Sabonete natural para o rosto com óleo

Limpar seu rosto com óleo torna a pele macia e radiante. Basta aplicar óleo para o rosto com as pontas dos dedos usando movimentos circulares. Deixe descansar por alguns minutos e lave com água morna. Para benefícios extras, mantenha uma toalhinha morna perto de seu rosto coberto de óleo por um minuto ou dois, permitindo o fluxo para abertura dos poros. O óleo de rícino é um dos óleos mais comuns utilizados no método de limpeza de óleo, mas outros óleos são bem adequadas para a tarefa, e muitas misturas podem ser criadas para sabonetes faciais naturais através da mistura de diferentes óleos. O óleo também pode ser facilmente utilizado para remover a maquiagem facial.

Sabonete natural para o rosto com iogurte

Iogurte natural é um grande limpador natural. Ele é rico em proteína, ácido láctico, e gordura, ajudando a desintoxicar e limpar a pele. Use iogurte natural ou misture com suco de limão para criar um limpador com um aroma mais agradável. Para fazer um sabonete natural para o rosto com iogurte e limão, misture 1 colher de chá de suco de limão com aproximadamente 1 colher de sopa de iogurte. Uma ou duas gotas de óleo essencial também podem ser adicionados ao iogurte natural para um sabonete de cheiro doce. Utilize as pontas dos dedos para aplicar iogurte na pele, massageando-a para soltar qualquer sujeira ou maquiagem. Deixe iogurte na pele por um minuto ou dois, lavando com água morna depois.

Sabonete facial natural com grãos naturais

Uma receita de sabonete para o rosto bem simples de fazer envolvem alguns grãos integrais, encontrados em qualquer supermercado. Grãos esfoliam e limpam suavemente a pele. Para este sabonete natural para o rosto com grãos naturais, você deve moer amêndoas ou aveia em um pó fino e misturar com um líquido para formar uma pasta. Você pode fazer essa mistura com leite, creme ou iogurte para a pele seca; suco de limão ou água para a pele oleosa; água, mel, chá de hortelã ou glicerina para a pele normal; aloe vera para todos os tipos de pele. Para limpar a pele com o sabonete de grãos, massageie suavemente a mistura na pele, evitando os olhos e lave com água morna.

Outros grãos que são adequados para a criação de um produto de limpeza esfoliante suave são: farinha de milho, sementes de girassol moídas, bicarbonato de sódio, germe de trigo e farelo de arroz. Este tipo de produto de limpeza precisa ser feita em sob medida, ou seja, fazer a quantidade certa que você vai usar, pois não poderá ser armazenado. No entanto, o processo pode ser acelerado mantendo um frasco de grãos secos no armário do banheiro, juntamente com uma pequena tigela e colher para preparar o limpador.

Todos os sabonetes acima podem levar glicerina na mistura, de forma a criar espuma para espalhar mais o produto sobre a pele do rosto. Mas podem ser usados sem a glicerina também, de forma mais pura.

Você já fez o seu próprio produto de limpeza facial? Qual sabonete natural para o rosto você usa? Tem alguma dica que acha interessante para compartilhar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.