Receita caseira e natural para aftas na língua!
Certos alimentos, medicamentos e aparelhos dentários podem causar feridas na boca, também chamadas de úlceras aftosas ou aftas. Analgésicos tópicos podem aliviar feridas na boca, mas também há uma série de receitas caseiras para aftas que podem ajudar a aliviar o desconforto. Em alguns casos, ajustar sua dieta e evitar certos alimentos gatilhos para as aftas podem ajudá-lo a se sentir melhor. Consulte seu dentista ou seu médico antes de usar uma receita caseira para afta.
Mudanças na dieta
Ajustar sua dieta para evitar alimentos que agravam feridas na boca pode ser um remédio natural de afta muito eficiente. Alimentos picantes, muito salgados e ácidos podem irritar feridas abertas e interferir com a cura. Suco de abacaxi, molho de tomate, nozes, mariscos e alimentos que contenham vinagre são irritantes comuns. Algumas pessoas acham que evitar os produtos lácteos ajuda a evitar aftas recorrentes. Pode exigir um pouco de tentativa e erro para determinar quais alimentos causa as feridas de afta na boca.
Leia também
Tratamentos naturais para aftas
Uma pasta fina de bicarbonato de sódio e água pode tirar o ardor de feridas na boca. Cotonetes de algodão são ideais para aplicar a pasta para aftas, já que a ponta macia minimiza a irritação e não agrava as aftas. Você também pode tentar esfregar uma pequena quantidade de leite de magnésia sobre as feridas. Como uma receita caseira contra afta, uma lavagem de água salgada quente pode proporcionar alívio. Agite a água salgada dentro de sua boca por 30 a 60 segundos e, em seguida, cuspa a água. Cada uma destas medidas pode ser repetida várias vezes por dia até as feridas cicatrizarem.
Suplementos vitamínicos como receita caseira para acabar com afta
Algumas pessoas são propensas a feridas na boca, mas deficiências de vitaminas podem desempenhar um papel importante no aumento desse problema. Suplementos de vitamina B12 ajudam a acelerar a cicatrização de aftas. Peixes, fígado de boi, alimentos de soja, cereais fortificados, carnes vermelhas, queijo suíço e ovos podem ser consumidos para acelerar a cura das aftas na boca e na língua, além de evitar o aparecimento de novas aftas.
Mudanças no estilo de vida
Se você sofre repetidamente com aftas na boa e na língua, uma receita caseira para afta na língua e na boca é fazer algumas mudanças no seu estilo de vida podem ajudar a reduzir a frequência de suas feridas. Escovar os dentes e usar fio dental diariamente pode ajudar a remover irritantes que podem causar feridas na boca e na língua. Certifique-se de usar uma escova de dentes com cerdas macias e evite cremes dentais que contenham lauril sulfato de sódio, uma vez que este aditivo tem sido associado a aftas recorrentes. Se você fuma, converse com seu médico sobre uma estratégia para parar de fumar e acabar com os problemas relacionados ao fumo.
Converse com seu médico
Se você tem febre, náuseas, vômitos, diarreia ou tem uma ou mais feridas maior do que 1 cm de diâmetro, contate o seu médico. Visite também o seu médico se as suas feridas na boca persistem por mais de 2 semanas, mesmo com o tratamento caseiro para afta.
Você tem muito problema com aftas? Como você faz o tratamento? O que piora ou ajuda a melhorar suas aftas?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
7 formas de melhorar a boca ressecada!
Remédio caseiro para herpes labial! Tratamento rápido!
Língua queimada! Sintomas e como curar! Perde o paladar?
Ferimentos nos cantos da boca! Como curar?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.