O que são remédios manipulados? Eles funcionam?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

A arte e a ciência de combinar e manipular remédios é aquela que pertence ao farmacêutico e tem sido assim por centenas de anos. Na verdade, as primeiras práticas dos primeiros farmacêuticos era apenas isso, preparando medicamentos para seus pacientes. O que isto significa?

A manipulação de medicamentos

Preparar, formular, misturar, fazer pronto a partir de ingredientes químicos básicos, uma forma de dosagem específica para as necessidades de um paciente , como ordenado por um profissional da área de saúde, que pode ser um médico, um dentista, uma enfermeira ou um médico veterinário.

O que isso representa , então, é que o farmacêutico ou técnico de farmácia sob a supervisão direta de um farmacêutico, prepara-se uma forma de dosagem única ou personalizada para um paciente específico para resolver um problema terapêutico específico. Essa é uma breve explicação sobre o processo, mas o “porquê” é uma resposta muito mais complicada.

Quando usar medicamento manipulados?

Medicamentos manipulados podem ser a melhor escolha quando um produto comercial não estiver disponível ou a forma de dosagem específica não disponível. Por exemplo, uma forma de dosagem em comprimido pode estar disponível, mas um formato líquido não. Portanto , a dose adequada para uma criança, o farmacêutico simplesmente faz do composto uma forma de dosagem líquida. Isto é um exemplo simples, podendo variar também de diversas formas. Também, pode ser uma ótima opção para poupar dinheiro, já que medicamentos manipulados tendem a ser bem mais baratos que as versões comerciais de marca.

Como são feitos os medicamentos manipulados?

Medicamentos manipulados são normalmente feitos através da mistura de ingredientes químicos para atingir a dosagem, formulação e apresentação do remédio no meio desejado (injetável, líquido, comprimido etc)

Quem precisa de medicamentos manipulados?

Precisam de medicamentos manipulados:

Vantagens dos medicamentos manipulados

Optar pelos manipulados te ajudará a poupar dinheiro e ainda, garantir sua saúde de forma segura. (Foto: www.folhadecampinas.com.br)

Como são desenvolvidos medicamentos manipulados?

Medicamentos compostas são desenvolvidos a partir de receitas/formulações já existentes dos medicamentos no mercado. Porém, nem todos tem sua fórmula disponível para manipulação.

Como é que um farmacêutico sabe que a droga eles compõe é segura?

Farmacêuticos normalmente verificam se as receitas que eles usam são seguras e cada um tem os seus próprios recursos que eles usam para verificar a estabilidade e eficácia de um composto. Alguns recursos incluem:

Os medicamentos manipulados são regulamentados?

Sim, e regulamentados pela ANVISA no Brasil.

Por que optar pelo composto manipulado?

Além de ser mais barato que os compostos disponíveis no mercado “normal”, medicamentos manipulados podem ser compostos para atender suas necessidades mais específicas e em doses que irão agredir menos seu organismo ou serem mais fáceis de consumir, por exemplo. É importante que você converse sempre com seu médico e busque deixar a receita o mais personalizada possível. Assim, evita uma dose muito grande para o seu caso e exageros desnecessários de medicamentos que podem acabar com sua saúde.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.