A mais recente tendência em bebidas saudáveis é o leite dourado. Apesar do seu aumento na popularidade, o também chamado leite de açafrão tem sido usado como uma bebida medicinal na Índia há séculos. Simples de fazer, a receita básica de leite, açafrão, gengibre, óleo de coco e pimenta tem muito mais para isso do que apenas uma tonalidade bonita e uma riqueza cremosa. É feito com ingredientes que ajudam contra a inflamação, inchaço e na perda de peso. Se você ainda não está convencido de misturar essa bebida para sua dieta saudável, aqui estão alguns dos motivos para considerar ter um pouco de leite dourado na sua rotina.

Leite dourado tem benefícios para a digestão

Pense no leite dourado como um remédio natural para a digestão. A curcumina, o ingrediente ativo no açafrão, tem sido usada na medicina ayurvédica há séculos por causa de sua capacidade de ajudar o corpo de maneiras importantes. Um desses benefícios é exatamente a melhor digestão. Múltiplos estudos mostraram que o açafrão para ajudar a combater gases, inchaço e indigestão. O açafrão é até recomendado como um tratamento seguro à base de plantas para problemas digestivos. O gengibre, outro ingrediente comum no leite dourado, é ótimo na luta contra a náusea e dor de estômago.

Leite dourado traz benefícios para seus músculos

Se um copo de leite quente de açafrão não soa atraente para você, experimente-o gelado, ou melhor ainda, use-o como base para um smoothie pós-treino. Como um anti-inflamatório natural, a açafrão pode aliviar a dor articular e muscular e até mesmo ajudar com dores de cabeça. Em alguns estudos, a açafrão ofereceu alívio semelhante ao ibuprofeno. Também pode ser a bebida perfeita depois de uma intensa sessão de academia; O açafrão já foi comprovado por ajudar a combater a dor muscular e o gengibre mostrou ser eficaz na prevenção de dor muscular, aumentando a eficiência dos seus treinos e reduzindo seu tempo de recuperação.

Leite dourado

O leite dourado traz ótimos benefícios para sua dieta e pode ser uma ótima opção para sua saúide. (Foto: Clean and Delicious)

Leite dourado é um escudo contra resfriados e gripe

Além de ajudar a acalmar uma dor de garganta, o gengibre tem sido utilizado como um remédio na naturopatia e por uma boa razão. A raiz picante tem propriedades antimicrobianas que ajudam a proteger o corpo das infecções respiratórias.

Leite dourado emagrece

Embora sejam necessárias mais pesquisas nesta área, o açafrão mostra alguma promessa quando se trata de incentivar a perda de peso. Em dois estudos separados, o tempero mostrou reduzir o crescimento de células de gordura e também tornou possível aumentar o metabolismo.

Leite dourado causa um aumento no colesterol bom

O óleo de coco cru usado frequentemente no leite dourado mostrou-se eficiente para ajudar a elevar o colesterol bom no corpo. Até mesmo foi mostrado para combater a cárie dentária. É um bom acréscimo ao leite dourado, aumentando ainda mais os benefícios dessa bebida.

Leite dourado: onde comprar? E o preço?

Você pode encontrar o leite dourado para ser comprado em lojas de produtos naturais e orgânicos. Ou, se preferir, pode comprar os ingredientes separadamente (açafrão, gengibre, leite, óleo de coco, pimenta, cúrcuma, cardamomo, etc) e fazer sua própria receita em casa. Você pode encontrá-lo na forma de leite em pó no valor de cerca de 5% do salário mínimo para um pote com 270 g do pó.

E aí, já usou o leite dourado? Como foi? Trouxe benefícios para sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.