Foliculite é inflamação ou infecção que pode afetar um ou mais folículos pilosos. Seus folículos pilosos são as pequenas cavidades que cercam as raízes do seu cabelo. A foliculite pode ocorrer em sua pele onde o cabelo cresce, incluindo seu couro cabeludo. É mais provável que ocorra em suas coxas, nádegas, pescoço e axilas, que são lugares onde a fricção é comum. Geralmente aparece como pequenos caroços ou inchaços. Pode parecer acne ou uma erupção cutânea. Pode ser isolado em um folículo piloso ou afetar muitos. Pode ser aguda ou crônica. Casos agudos ocorrem por um curto período de tempo, enquanto os casos crônicos continuam por longos períodos. A foliculite é relativamente comum. As pessoas que são obesas são mais propensas a experimentá-la.

Quais são os sintomas da foliculite?

A foliculite faz com que pequenas protuberâncias se formem na sua pele. Eles podem ser de cor vermelha, branca ou amarela. Eles podem ser acompanhados por:dor, coceira, inchaço e pus. Em alguns casos, pode até atrapalhar nas tarefas cotidianas como caminhar e mexer os braços.

O que causa a foliculite no couro cabeludo e em outras partes do corpo?

A foliculite geralmente é causada por bactérias ou fungos. Você pode contrair bactérias ou fungos através do contato corporal com alguém que tenha uma infecção. Você também pode contraí-los através do contato com itens pessoais contaminados, como toalhas, sabão ou roupas usadas por alguém com uma infecção. Você também pode pegar bactérias ou fungos em piscinas, hidromassagens ou spas sujos. Outros fatores de risco podem aumentar suas chances de desenvolver foliculite, incluindo:

  • Vestir roupas apertadas que irritam sua pele
  • Receber lesões na pele, como aquelas causadas pelo barbear
  • Não tomar banho após transpiração excessiva
  • Ter um sistema imunológico enfraquecido

Como é diagnosticada a foliculite na cabeça ou outras partes do corpo?

Para diagnosticar a foliculite, o seu médico examinará as áreas inflamadas ou irritadas da sua pele. Certifique-se de informar ao seu médico:

  • Há quanto tempo você tem inchaços na sua pele
  • Quais outros sintomas você experimentou
  • Se você tem uma história de foliculite

O seu médico pode diagnosticar a base da foliculite apenas na aparência. Para identificar a causa, eles podem remover um dos inchaços para realizar testes.

Foliculite capilar

Com o tratamento, é possível evitar os danos causados pela foliculite capilar, tal como a perda de cabelo. (Foto: StyleCraze)

Como tratar foliculite capilar e outros tipos de foliculite?

A foliculite é geralmente menor e desaparece por conta própria sem tratamento. Se você tem irritação da pele que é acompanhada por uma febre, espalhando erupções cutâneas, ou inchaços cheios de pus e mal cheirosos, procure ajuda médica.

Para tratar a foliculite aguda grave ou lenta para curar, o seu médico pode recomendar medicamentos de venda livre ou por prescrição. Por exemplo, eles podem recomendar antibióticos orais ou tópicos ou medicamentos antifúngicos para tratar a causa da sua infecção ou anti-histamínicos para aliviar a dor ou coceira.

A foliculite crônica pode ser mais difícil de tratar. Os antibióticos e outros medicamentos podem não esclarecer os casos crônicos. Se outras opções de tratamento falharem, seu médico pode recomendar a depilação a laser.

Durante o tratamento, você deve abster-se de remover o cabelo por depilação, depilação ou barbear. Permitir que seu cabelo cresça pode ajudar seus folículos a curar. Para foliculite crônica, seu médico pode aconselhá-lo a permitir que seu cabelo cresça por até três meses, isso inclui também os cabelos da cabeça.

E o prognóstico da foliculite?

A maioria dos casos de foliculite desaparecem sem tratamento. Raramente causa problemas mais graves. Em um pequeno número de casos, a foliculite pode causar bolhas sob sua pele, cicatrizes permanentes ou manchas escuras em sua pele, danos ao seu folículo piloso, resultando em perda permanente de cabelos. Se você teve foliculite no passado, é mais provável que você tenha novamente no futuro.

Como evitar a folliculite?

Para ajudar a prevenir a foliculite, raspe apenas na direção em que o cabelo cresce, ou use um barbeador elétrico. Evite roupas bem justas, especialmente tecidos ásperos, como os jeans. Use loções que não obstruam seus poros para manter sua pele hidratada. Evite compartilhar produtos de cuidados pessoais, como máquinas de barbear e toalhas. Tome um banho após suor intenso.

Para ajudar a prevenir complicações e diminuir a gravidade da foliculite quando você a possui, evite o atrito causado pelo barbear ou esfregando a área infectada. Use uma compressa quente para acalmar a irritação e reduzir a dor. Lave suas toalhas todos os dias até que todos os seus sintomas tenham diminuído.

Pergunte ao seu médico para obter mais dicas sobre a prevenção da foliculite. Se você a experimenta regularmente, pode encaminhá-lo a um dermatologista para ajudá-lo a aprender a evitar e gerenciar a condição.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.