Quando tudo está dando errado, parece que o mundo conspira para fazer as coisas mais difíceis. Porém, não há motivos para desespero. É possível fazer o mundo voltar aos trilhos e seguir em frente, com algumas dicas essenciais para você não perder o bom humor.

Quando tudo dá errado na vida, apenas siga com seu trabalho

Seja o cara que faz seu trabalho, não importa como você esteja. Quando você não sabe o que mais fazer para mudar seu humor, é um plano muito bom: Esforce-se para apenas dar continuidade ao que você tem feito, dando sequência a sua rotina normalmente. Isso ajudará a fazer com que a rotina tome forma e, a partir da forma tomada, passe a te impulsionar para um humor melhor, mesmo que seja apenas te tirando da inércia.

Por que tudo dá errado pra mim? Porque você não procura outras pessoas

Você vai ser mais feliz e aprender mais se você fizer um esforço simplesmente para ser feliz pelos sucessos dos outros, e talvez estar disposto a aprender com eles também. Ao se tornar feliz pelo sucesso alheio, você terá muito mais chances de ficar feliz, pois os sucessos de muitas pessoas estarão te deixando alegria e ajudando a melhorar seu humor, mesmo com as coisas dando errado.

Manter o bom humor

Quando tudo está dando errado, é hora de respirar um pouco para ver o que está acontecendo antes de tomar uma atitude. (Foto: Bustle)

Quando tudo parece dar errado, conecte quem você ama

Um velho amigo da escola está à procura de trabalho. Outro amigo de um círculo social completamente diferente tem uma vaga aberta na empresa dele que será perfeita. Será que vai funcionar? Você pode não saber, mas fazer a conexão vai te fazer bem em um dia onde tudo está dando errado. Isso vale para conexões de amizade, rever velhos amigos, conversar com pessoas interessantes. O importante aqui é promover conexões entre as pessoas, e ficar feliz com isso.

Quando tudo dá errado: continue praticando o bom humor

Sorria, mesmo que não seja isso que você queira fazer. Continue falando “obrigado”, “por favor”, “com licença”. Trate as pessoas bem, sorria, e você vai começar a receber elogios, e encaminhar sua mente, corpo, e espírito a um estado de humor melhor, mesmo quando tudo está parecendo quase que impossível de superar.

Não deixe coisas materiais estragarem seu dia

Quando você rasga sua camisa favorita, ou perde seu celular, podem ser situações que acabam com seu bom humor pro dia inteiro. Mas você deve se lembrar que esses itens podem ser comprados de novo. São apenas bens materiais, que podem ser substituídos. Você consegue viver bem sem eles, é só ter paciência e se esforçar, que tudo voltará ao normal.

Compartilhe seu conhecimento e as coisas podem melhorar

Nada faz você se sentir melhor ou mais útil do que simplesmente compartilhar o que você sabe com outras pessoas. Procure oportunidades para ensinar os outros quando você não tem certeza do que mais fazer com você mesmo. A sensação de ter ajudado alguém vai te dar um impulso a um humor melhor, e começará a te ajudar a colocar a casa em ordem.

Visite alguém querido

Está tudo errado? Então visite um amigo, parente, ou mesmo dedique um tempo à sua própria família. Essas pessoas sempre terão algo a dizer para te deixar com um melhor humor, mesmo nas situações mais complicadas. Seja um sorriso dos seus filhos, um seriado com os amigos, ou simplesmente um oi mais alegre de alguém querido, é possível sempre melhorar seu humor.

Aprenda a se perdoar

Um dos maiores motivos de tudo estar dando errado é porque não admitidos a nós mesmos que podemos errar. Pior ainda, ficamos remoendo esse erro, o que nos leva a cometer ainda mais erros. Dá pra entender onde esse círculo vicioso vai parar, não é? Aprenda que você vai errar, e aprenda que você deve lidar com esses erros e seguir em frente. Remoer os erros não vai consertá-los, só fará que você cometa mais erros.

E aprenda a perdoar os outros também

Outras pessoas também podem errar e com isso, contribuir para acabar com seu bom humor. Não deixe que isso aconteça. É possível evitar que isso aconteça simplesmente perdoando quem errou com você. Não significa também bancar o bobo. Deixe claro qual foi o erro, e que você espera que ele não se repita. Deixe sempre clara a sua insatisfação, e ficará muito mais fácil para recuperar seu bom humor.

Pode parecer impossível, em um primeiro momento, lidar com as coisas que estão dando errado. Mas não é. Você pode superar o mau humor e se encaminhar rumo a uma vida mais bem humorada com procedimentos simples. Basta você querer e começar a trabalhar para isso.

O que você está esperando para corrigir o que está dando errado? Por que está sendo difícil para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.