Você conhece a história da maratona? Neste artigo vamos falar desta prova que é conhecida como a prova mais clássica das Olimpíadas. Saibam quais as regras e quais os tipos de maratonas existentes.

A história da maratona

A maratona surgiu no século V a.C, na Grécia. Ela surgiu graças a um confronto entre o império grego e o império persa, onde os persas juraram que invadiriam a cidade de Atenas para violar as mulheres que lá estavam e matar seus filhos se vencesse a batalha.

Visando evitar esta terrível tragédia, determinaram que se as mulheres não recebessem a notícia da vitória grega em um prazo de 24 horas após o conflito, as mesmas deveriam matar seus filhos e depois se matarem.

Os gregos venceram os persas na batalha e coube a Pheidippides a missão de levar a notícia para as mulheres. Sabendo que o período era curto, ele teve que correr 40 km desde o local chamado Planície de Maratona até a cidade de Atena.

Dados históricos informam quem quando Pheidippides chegou ao seu destino, ele teve forças apenas para dizer: “vencemos”, e logo em seguida teria caído no chão e morrido.

Não foi comprovado até que ponto esta história é verdadeira, porém, nas primeiras Olimpíadas da era moderna no ano de 1896, Pheidippides foi homenageado da forma mais emblemática possível que foi a criação da prova que reproduz os esforços que ele teria feito naquela ocasião.

Nas primeiras edições das Olimpíadas a maratona era disputada apenas entre os homens e as mulheres só ganharam a sua própria categoria no ano de 1984 em Los Angeles nos EUA.

Quais as regras da maratona?

Tudo sobre a maratona

Curiosidades da maratona

O percurso total da maratona atualmente corresponde a 42.195 km. Você sabe por que a distância original de 40 km que se referia ao trajeto entre as cidades gregas Maratona e Atenas foi alterado?

Historiadores afirmam que a família real inglesa exigiu que a prova da maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, para que os mesmos pudessem apreciar a competição. Daí este acréscimo da distância original que permanece até hoje.

No ano de 1960, nas Olimpíadas de Roma, o atleta etíope Abebe Bikila venceu a prova e levou a medalha de ouro correndo com os pés descalços. Contente com o resultado, ele repetiu o feito em 1964, nas Olimpíadas de Tóquio.

Nos jogos Olímpicos de Atenas em 2004, o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro estava em primeiro lugar com uma boa vantagem para o segundo colocado quando foi agarrado por um fanático, à ação afetou a concentração do maratonista que acabou a prova em terceiro lugar ficando com a medalha de bronze.

O recorde mundial da maratona pertence ao Queniano Dennis Kimetto, ele completou os mais de 42 km com um tempo de 2 horas, 2 minutos e 57 segundos. Este recorde aconteceu na Maratona de Berlim no ano de 2014.

O melhor tempo em Olimpíadas também pertence a um Queniano, Samuel Wanjiru completou a prova em 2 horas, 6 minutos e 32 segundos em Pequim no ano de 2008.

Entre as mulheres o recorde mundial pertence à maratonista do Reino Unido Paula Radcliffe que completou aprova em 2 horas, 15 minutos e 25 segundos em Londres no ano de 2003.

O melhor tempo feminino em Olimpíadas pertence à etíope Tiki Gelana que completou a prova em 2 horas, 23 minutos e 7 segundos em Londres no ano de 2012.

Quais as regras da maratona?

Assim como nas demais provas do atletismo, as regras da maratona logicamente são criadas e garantidas pela Associação Internacional de Federações de Atletismo, são elas:

  • O percurso precisa ter a medida exata de 42.195 metros. Geralmente é acrescentado 1 metro a mais a cada 1 km, com o objetivo de evitar que alguma falha aconteça e os atletas acabem fazendo um caminho mais curto.
  • A cada 1 km existe uma marcação para que os atletas possam se orientar.
  • O desnível máximo permitido na maratona é de 1/1000, sendo que o mesmo é medido na topografia.
  • A cada 5 km devem existir estações de descanso, onde os corredores podem se recompor caso necessário e depois retomar a prova. É extremamente proibido descansar fora dos locais previamente estabelecidos.
  • Entre as estações de descanso são montadas estações de hidratação onde eles disponibilizam água e esponjas molhadas.
  • A maratona não pode ser disputada em estradas de terra ou em gramados.
  • Caso o atleta recebe qualquer tipo de ajuda externa, o mesmo será automaticamente desclassificado.
  • Nas Olimpíadas existe a categoria masculina e a feminina.

Chegamos ao final de mais um artigo em nosso site e agrademos a todos pela atenção. Convidamos para continuar em nosso site e conferir outras publicações. Indique nossos artigos para quem você sabe que gosta de esporte e atividade física. Sejam sempre bem vindos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.