Existem muitas pesquisas comprovando que a atividade musical é benéfica para a mente e corpo humanos. Não importa a sua idade ou nível de habilidade, tocar um instrumento musical é uma grande forma de exercício cognitivo. Os benefícios de saúde vão desde a redução do estresse e da pressão arterial até a prevenção da demência e depressão. Se você está procurando um passatempo divertido para promover o bem estar, você pode querer considerar algumas aulas no seu instrumento musical favorito.

Pessoas que tocam instrumentos musicais são mais inteligentes

Estudos concluíram que os músicos tiveram melhor desempenho em testes cognitivos do que os não músicos. Tocar regularmente qualquer instrumento é uma ótima forma de exercício para o cérebro. Seja você batendo em uma bateria, dedilhando as cordas de uma guitarra ou soprando ligeiramente através de um saxofone, diversas partes de seu cérebro estão envolvidas na ação, o que mantém seu cérebro em constante trabalho.

Importância de tocar um instrumento musical: melhora a coordenação

Músicos tipicamente tem grande coordenação. O ato de tocar qualquer instrumento exige que você tenha coordenação entre mão e olhos bem afiada. Isso pode até beneficiar você na quadra de basquete, ou qualquer esporte que requer boa coordenação motora e visual.

Por que tocar um instrumento musical

Tocar um instrumento musical trará diversos benefícios para sua saúde, principalmente envolvendo a saúde mental. Usufrua desses benefícios e melhore sua qualidade de vida! (Foto: themusicplayinstruments.com)

Quem toca instrumento musical é bem humorado

As pesquisas mostram que a criação de música reduz o estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol no organismo. O efeito de tocar pode em velocidades mais rápidas promover ainda mais esses benefícios. Tocar um instrumento também pode agir como uma saída emocional. Criar sua própria música permite moldar sua tristeza, alegria ou tensão em uma obra de arte poética.

Instrumentos musicais melhoram suas habilidades de leitura

Um dos maiores aspectos de ser um músico é ser capaz de ler e apreender música. Continuamente ler e reconhecer notas diferentes vai avança suas habilidades de leitura e apreensão.

Tocar um instrumento melhora o sistema respiratório

Se você está tocando qualquer instrumento de sopro, uma das primeiras coisas que você deve saber como fazer é respirar corretamente. Estes instrumentos prosperam com sopros sem vibrações irregulares que o músico é responsável por criar. Isso significa que respirar de forma eficaz e eficiente deve ser uma segunda natureza para o músico.

Instrumentos musicais melhoram suas habilidades de escuta

Para tocar música, você deve ser capaz de ouvir intuitivamente. A capacidade de ouvir permite que você saiba se você está acertando as notas certas. Isso, por sua vez, leva a melhores habilidades de escuta, que é um aspecto importante na construção de relações sociais.

Um instrumento musical te deixará realizado

O processo de aprender a tocar um instrumento pode ser demorado e cansativo. Superar isso resulta diretamente em um senso de realização e orgulho. Quanto mais tempo e esforço você colocar em dominar um instrumento, maior será o seu senso de realização.

Aprender um instrumento musical melhora a concentração

Há muitos elementos da música que não devem ser negligenciados ao tocar um instrumento. Como músico, você deve ser capaz de ouvir a batida, o ritmo, os elementos musicais, o timbre e assim por diante. A única coisa mais benéfica do que concentrar-se em seus próprios sons como artista é concentrar-se nos sons de um grupo musical. Estar em um grupo musical aumenta ainda mais essas habilidades de concentração, fazendo com que você se concentre na harmonia do grupo como um todo.

Instrumentos musicais trabalham as habilidades de gerenciamento de tempo

O longo processo de aprender a tocar um instrumento exige que você gerencie seu tempo adequadamente. Isso, por sua vez, promove melhores habilidades de gerenciamento de tempo, que você pode aplicar às suas responsabilidades diárias.

Tocar um instrumento ajuda a tratar o Alzheimer

A estimulação mental envolvida em tocar e ouvir música pode promover uma melhor memória em pacientes com a doença de Alzheimer. Em um estudo feito em pacientes com a  doença, concluiu-se que a memória musical foi mantida muito melhor do que a palavra falada. Isso se deve principalmente ao aumento da excitação causado pela música, o que leva a uma maior atenção e memória.

E aí, qual seu instrumento musical favorito? Quando você vai começar a tocar um instrumento para melhorar sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.