Aromaterapia é um tipo de medicina alternativa que usa óleos essenciais destinados a melhorar a saúde e humor de um indivíduo. O funcionamento da aromaterapia baseia-se no princípio de que o nosso olfato pode desencadear fortes respostas emocionais. Pesquisas indicam alguns resultados positivos da aromaterapia, quando usada em conjunto a tratamentos tradicionais. Antes de começar a usufruir dos benefícios da aromaterapia, não deixe de se consultar com um médico para evitar que seu problema de saúde se agrave ou que a aromaterapia cause danos à sua saúde.

Aromaterapia: óleos essenciais e seus benefícios para a ansiedade

Incenso, rosa, lavanda, ylang ylang, entre outros óleos essenciais, podem ajudar a reduzir a ansiedade com seus aromas calmantes. Estudos compararam os efeitos de aromaterapia com o óleo de rosa banhos de essências para os pés em mulheres grávidas que estavam perto de ter seus primeiros bebês. Os resultados encontrados durante o parto foi que as mulheres expostas ao óleo de rosa na aromaterapia relataram níveis de estresse mais baixos em comparação com o grupo de controle que não recebeu a aromaterapia.

Óleos essenciais da aromaterapia no tratamento da depressão

A sálvia pode elevar e acalmar o seu humor e o olíbano são ótimos para o tratamento da ansiedade e depressão, pois fornecem uma energia tranquila e calmante. A camomila pode diminuir o excesso de pensamentos, a irritabilidade e a preocupação. O óleo essencial de ylang ylang ajuda a aumentar a alegria, o otimismo e alivia o medo. Jasmim é comumente usado como um antidepressivo e produz um sentimento de confiança e otimismo. Usados em conjunto com o tratamento tradicional da depressão, os efeitos são mais do que positivos para a saúde de uma pessoa.

Tratamentos de saúde

O tratamento aromaterápico traz vários benefícios para sua saúde, desde que receitado por um médico e usado em conjunto a um tratamento tradicional. (Foto: Inspiyr.com)

Aromaterapia para reduzir náuseas e enjoos

De acordo com estudos, o gengibre pode ajudar a reduzir a náusea comumente experimentada durante a quimioterapia. O óleo de hortelã-pimenta também é um antiemético eficaz para náuseas da quimioterapia. Para reduzir o sentimento de náusea e enjoos, você pode simplesmente colocar algumas gotas de hortelã-pimenta ou óleo de lavanda em um tecido e inalar o aroma ou adicionar a um difusor de óleo para perfumar a sua casa.

Aromaterapia para melhorar o desempenho cognitivo

Estudos descobriram que a aromaterapia usando óleo de lavanda beneficiou significativamente o desempenho cognitivo, as respostas fisiológicas e o estresse subjetivo. O óleo de limão promove a concentração e tem propriedades calmantes que irão diminuir sentimentos de raiva e ansiedade.

Aromaterapia para tratar seu sono

Lavanda, camomila, manjerona, incenso, sálvia, raiz de valeriana e bergamota ajudam a induzir o sono. A raiz da valeriana tem sido utilizada há centenas de anos porque o ácido valerênico tem efeitos sedativos e calmantes. O olíbano é conhecido por aliviar a ansiedade e depressão devido a um composto presente no incenso.

Aromaterapia para fortalecer o sistema imunológico

A sálvia se mostrou eficaz no combate de certas bactérias por causa de suas propriedades antimicrobianas naturais ativas.O óleo da árvore de chá também é comumente usado como um anti-séptico tópico, e é um tratamento eficaz contra qualquer problema de pele, tais como a erupção cutânea ou irritação causada por picadas de insetos. Se mostrou também eficaz contra a cândida resistente a medicamentos tradicionais. Da mesma forma, o óleo de eucalipto mostrou ter propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas.

Aromaterapia reduz a dor e acelera a cura

O óleo de noz moscada pode aliviar a dor inflamatória crônica de doenças como câncer e diabetes. O óleo de noz-moscada foi encontrado como possuidor de qualidades antiinflamatórias, e o inchaço articular reduzido pode ser usado para reduzir a dor reumática. O óleo de cravo também pode ser usado no tratamento emergencial das dores de dente. O óleo da árvore de chá e óleo de coco podem ser usados para acelerar o processo de cicatrização de quaisquer doenças de pele, tais como erupções cutâneas ou pequenos cortes e arranhões.

Aromaterapia para melhor digestão

Cheirar os aromas que vem de ervas que colocamos em nossos alimentos é o pontapé para o funcionamento de nosso sistema digestivo, estimulando a liberação de fluidos digestivos na boca, estômago e intestino delgado. O manjericão pode ajudar a superar enjoos, e o sândalo e a camomila podem aliviar úlceras de estômago e reduzir a acidez. Alternativamente, se você está enfrentando dificuldade na digestão, adicionando mais pimenta preta irá aumentar a produção de ácido do estômago, para otimizar o funcionamento digestivo. Só faça tais mudanças se recomendado e devidamente acompanhado por um nutricionista.

Aromaterapia para a circulação

A lavanda pode ser misturada com um óleo transportador, como amêndoa ou óleo de coco, e usada para massagear os braços e pernas para aumentar a circulação. A massagem com óleo de lavanda é eficaz para melhorar a síndrome das pernas inquietas em pacientes em hemodiálise, e a sugestão de uso conjunto com tratamentos tradicionais tem sido seguida por muitos médicos. Gengibre, tomilho, pimenta preta, alecrim e sálvia ajudam a melhorar a circulação quando consumidos ou inalados por odorizadores, pulverizadores, ou quando usados na alimentação.

Aromaterapia pode aliviar dores de cabeça

Alecrim, eucalipto, hortelã e óleos de lavanda são todos os remédios de dor de cabeça boa que tem sido usados por milhares de anos. Em vez de analgésicos, usando óleos essenciais você tem um tratamento suave e natural, sem efeitos colaterais. A lavanda e o óleo de alecrim aliviam a dor, a tensão e o estresse, que são algumas das principais causas de dores de cabeça. Quando aplicado topicamente, o óleo de hortelã tem um efeito de resfriamento de longa duração e tem a capacidade de inibir as contrações musculares e estimular o fluxo sanguíneo, quando aplicada topicamente na testa.

Lembre-se: só faça tratamentos aromaterápicos com o devido acompanhamento médico!

Você já usa ou usou alguns desses benefícios da aromaterapia? Quais? O que funcionou e o que não funcionou para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.