Tênis são equipamentos chave para a maioria dos exercícios físicos. Há vários fatores que devem ser considerados quando você está à procura de um novo tênis de corrida. Mas simplesmente comprar o primeiro que você gostar pode trazer problemas ortopédicos para você. E é por isso que é tão importante consultar um ortopedista antes de sair para comprar um tênis. Por que é importante? É exatamente sobre isso que vamos falar.

Tênis ideal para caminhada masculino? Tênis ideal para caminhada para obesos? O que é “ideal” em um tênis?

Quando você vai comprar um tênis ideal, geralmente procura um guia na internet ou segue as orientações do vendedor, certo? Mas não deveria ser assim. “Ideal” em um tênis é um conjunto de características que ajudam o calçado a proteger seus pés e articulações de impactos e imperfeições no seu tipo de pisada ou caminhar. Um tênis que funciona para um amigo pode não funcionar para você porque todo corpo é diferente, e é necessário o suporte de um bom par de tênis para ajudar na correção do seu problema específico de pisada.

Tênis ideal para academia e exercícios físicos: consultando um ortopedista

Ao consultar um ortopedista, ele te oferece orientações precisas, além de uma avaliação sobre seu caminhar, seus problemas com a pisada. Esses fatores que ele considera e avalia são:

Consultar ortopedista antes de fazer a compra de tênis

Ao consultar um ortopedista antes da compra de um tênis, você receberá todas as boas orientações para manter seus músculos e ossos protegidos de qualquer impacto negativo. (Foto: www.healthtap.com)

A experiência com outros tênis e o tênis atual – Como seu tênis se desgasta? Sente dores usando o tênis atual? O ortopedista vai analisar com calma para que você possa corrigir os problemas com seu próximo tênis.

Necessidades biomecânicas – São as necessidades para seu tipo de pisada, para o formato dos seus pés, sua postura, seu peso, o tamanho dos seus pés. O ortopedista pode pedir exames, tais como ressonância magnética e raios-x, de forma a avaliar a fundo o formato e problemas dos seus pés. A partir daí, ele pode sugerir um tipo de tênis específico para a correção desse problema.

Necessidades para o esporte – Vai correr ou apenas fazer caminhadas? Pretende praticar algum esporte de impacto, como basquete? O ortopedista pode prever o impacto que isso terá sobre suas articulações e, a partir daí, propor um tênis que minimize os danos causados pelo exercício ou esporte praticado.

Fatores ambientais – Os tênis serão usados em terrenos irregulares ou sobre asfalto? Chove muito onde você pretende treinar? Pretende fazer caminhadas em trilhas? Ao responder essas questões, o ortopedista poderá, inclusive, recomendar que você compre mais de um tênis para diferentes atividades, reduzindo o desgaste e ajudando que você não sinta dores.

Necessidade ou não de palmilha – Alguns tipos de pisadas precisam do suporte de um bom par de palmilhas para corrigir a pisada. O ortopedista faz a receita corretamente para que você possa encomendar sua palmilha para colocar nos tênis.

Veja abaixo um ortopedista falando um pouco mais sobre os tipos de pisada.

Por que consultar o ortopedista antes de comprar um tênis?

Seja na prática de um exercício com menor impacto, ou a prática de um exercício de alta intensidade, um bom par de tênis deve não apenas auxiliar no seu desempenho, mas também deve proteger seus ossos e músculos de lesões. Citando minha experiência, tenho um tipo de pisada “torta” (calcâneo valgo), que provoca dores nos meus tendões. Só depois de uma consulta com o ortopedista que descobri o tipo de tênis que posso comprar, bem como a necessidade de uma palmilha específica para minimizar meus problemas. Do outro lado, de amigos que não consultaram ortopedistas, um deles simplesmente rachou um osso do pé por conta de um tênis impróprio para o tipo de pisada que ele tem.

Entenda que o que falamos aqui não é terrorismo, é ciência: o ortopedista é o profissional qualificado, treinado, e que estudou ANOS para poder te ajudar nas escolhas que fazem bem à sua saúde.

Já teve problemas com tênis? Quais problemas? Consultou um ortopedista para descobrir as causas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.