Você é daquelas pessoas que treina, treina, mas acha que os resultados não aparecem? Seja qual for o nível, seja você um iniciante ou um maratonista, quase todo corredor passa por isso.

No artigo de hoje vamos te ajudar a controlar e avaliar melhor esta evolução. Vejam quais são as nossas dicas para medir seu desempenho na corrida e quais os pontos que podem ser trabalhados para melhorá-lo.

Para correr mais você precisa correr melhor, ou seja, é importante que você adquira mais resistência e tenha mais eficiência motora. Essas características te ajudaram a limitar os riscos de lesões e promover evoluções gradativas no desempenho.

À distância percorrida está dentro do ideal?

Como dito, correr melhor é mais importante que correr muito, até porque é quase impossível alcançar longas distâncias sem correr de forma eficiente. Existem vários fatores que interferem na escolha ideal do percurso, mas o certo é que a escolha da distância percorrida deve ser feita de forma consciente.

As pessoas vêem a evolução apenas no aumento da distância ou redução do tempo de realização, isso quando não querem as duas coisas ao mesmo tempo. Este excesso de cobrança é algo perigoso para a saúde do corredor e uma caminhada no sentido contrário de quem quer evoluir.

Como deve acontecer o progresso na corrida?

Existe uma coisa chamada periodização, este termo é dado a todo o processo de treino que um profissional de Educação Física planeja para seu aluno, atleta, etc. Em nenhum lugar você vai encontrar alterações de uma sessão para a outra.

Esta alteração de distância percorrida ou do tempo de realização acontece de forma gradativa e planejada, mas quando o corredor não tem paciência fidelidade ao que foi proposto, ele acaba colocando tudo a perder.

Durante este planejamento, existem sessões de treino de tiros na sua capacidade máxima, são treinos exaustivos e curtos. Para os apaixonados por correr longas distâncias, este tipo de treino é uma tortura, mas poucos sabem o quanto ele é necessário para o processo evolutivo.

Dicas para visualizar o progresso na corrida

Como progredir na corrida?

Respeitar os intervalos importantes e a intensidade das sessões

Não seja muito ambicioso, jamais exceda a quantidade de repetições, a intensidade das atividades ou ignore o tempo de recuperação entre as sessões, todos estes pontos são analisados e estudados antes do início do programa de treinos.

As pessoas querem correr muito todos os dias e isso é ruim para o organismo, uma vez que o mesmo necessita de um tempo para a recuperação muscular. Os especialistas aconselham que os corredores jamais devem efetuar sessões intensas em dias seguidos.

Aceite a ideia de aliar novas modalidades

Sabemos que quando a pessoa ama a corrida, ela quer correr sempre, mas diversos estudos apontam os benefícios de praticas intercaladas para ganho de condicionamento físico.

Se você contar com um profissional de confiança na orientação, certamente ele irá te sugerir algumas sessões de ciclismo ou natação. Isso é indicado para manter as atividades de resistência física, mas contando com um desgaste muito menor devido à diminuição do impacto.

Para fechar a interação com chave de ouro, os exercícios de musculação são fundamentais para promover fortalecimento muscular, melhoria postural e estabilização as articulações.

Priorizar as fases de recuperação

Como foi dito anteriormente, o organismo precisa de um descanso para promover a recuperação muscular e é neste período que há o desenvolvimento das suas capacidades, ou seja, se não há descanso, não há evolução significativa.

Nos dias destinados a recuperação, ter uma boa qualidade de sono, alimentação e hidratação se faz ainda mais importante. Agora vamos te apresentar pontos importantes que precisam ser discutidos com seu orientador e controlados corretamente.

  • Equilibrar quantidade e a intensidade das sessões
  • Observar a totalidade de quilômetros percorridos na semana
  • Manter atividade física aos fins de semana
  • Evitar treinos pesados dois dias seguidos
  • Estar sempre atento aos sinais do seu corpo
  • Faça um check up semestralmente

A vontade de progredir é muito importante, mas ela deve ser controlada assim como as sessões de treino senão, algo que era pra ser positivo se torna malefício e pode colocar a sua saúde em perigo.

Se você seguir as dicas que passamos aqui e contar sempre uma orientação qualificada, certamente vai visualizar seu progresso de forma muito mais efetiva e melhor ainda, de forma saudável e segura.

Jamais inicie qualquer atividade física sem a liberação médica, principalmente atividades intensas como a corrida. A prevenção é desprezada por grande parte das pessoas que sofrem grandes lesões ou desenvolvem problemas graves de saúde, não seja mais um desses.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.