A pneumonia é um problema infantil bastante comum, afetando milhões de crianças no mundo. Devido aos avanços na medicina, ela não é tão fatal quanto um dia já foi, mas continua sendo um grande risco se não for devidamente identificada e tratada. Os sintomas de pneumonia em crianças geralmente são fáceis de observar para a identificação, auxiliando o médico no diagnóstico do problema.

Sintomas de pneumonia em crianças

Os sintomas da pneumonia ambulante são frequentemente semelhantes aos sintomas de um resfriado comum. As crianças tendem a ser mais resistentes do que os adultos, e podem não agir como se estivessem doentes. Uma criança com pneumonia geralmente comerá e dormirá normalmente e terá hábitos intestinais normais. Alguns dos principais sintomas da pneumonia incluem:

  • Tosse que dura mais de sete dias
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Calafrios ou dores no corpo
  • Diminuição do apetite em crianças mais velhas
  • Dor no peito ou costela
  • Sensação de mal-estar geral ou desconforto
  • Respiração cansada em casos graves
  • Sibilância, que é mais comum em infecções virais severas
Pneumonia em crianças

A pneumonia deve ser diagnosticada o quanto antes para um tratamento eficiente e sua rápida cura. (Foto: Essential Oils Pedia)

Causas e fatores de risco para a pneumonia

Todos os tipos de pneumonia são devidos a uma infecção pulmonar. A pneumonia é geralmente causada por uma infecção bacterial. A infecção é menos comum em crianças com menos de 4 anos de idade. Alguns casos de pneumonia também podem ser causados ​​por um vírus das vias respiratórias.

Se a criança tem responsáveis ou cuidadores que fumam em torno delas, a criança pode ser mais suscetível a pegar pneumonia. Certas condições de vida, como espaços muito lotados ou casas com poluição atmosférica significativa, também podem contribuir para a infecção pulmonar. É por isso que você pode ver mais casos de pneumonia nos meses mais quentes do outono e inverno, quando as pessoas passam mais tempo dentro de casa. As crianças que tem outras condições de saúde ou sistemas imunológicos baixos também correm o risco de pneumonia.

Pneumonia pode matar e é preciso saber quando consultar um médico

Consulte o seu médico imediatamente se o seu filho não tiver energia durante um período prolongado, tiver problemas para respirar ou sofrer alterações significativas no comportamento ou no apetite. A pneumonia é uma infecção pulmonar, e pode se tornar perigosa muito rapidamente, especialmente com crianças pequenas.

A pneumonia geralmente pode ser diagnosticada com um exame físico. Durante o exame, o médico vai ouvir os pulmões da criança com um estetoscópio. Com casos de pneumonia, áreas dos pulmões estão infectadas e cheias de líquido. O fluido faz com que os pulmões tenham sons diferentes dos pulmões saudáveis ​​quando a criança respirar. O seu médico também pode ouvir crepitação nos pulmões. Ele ou ela também podem pedir uma radiografia de tórax para ajudar a diagnosticar a pneumonia.

Tratamento da pneumonia

Em alguns casos, uma infecção por pneumonia pode não precisar de nenhum tratamento além do descanso. Mais comumente, no entanto, os médicos prescrevem um antibiótico oral. As crianças podem precisar de até 14 dias de antibióticos orais para um caso bacteriano de pneumonia e um dia ou dois de repouso em casa, com prazos maiores para infecções virais. A pneumonia pode levar 4 a 6 semanas para sumir completamente. É importante dar ao seu filho tempo de inatividade abundante durante a recuperação. Dormir e muita hidratação com água são a chave. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu filho a ficar hidratado:

  • Mantenha uma garrafa de água perto do seu filho para incentivar a hidratação ao longo do dia.
  • Reabasteça eletrólitos com bebidas como isotônicos
  • Ofereça a sua criança picolés sem açúcar

Se o seu filho não está atualizado com as vacinas, também é uma boa ideia se certificar de que eles estão totalmente vacinados. Embora não haja vacina contra pneumonia para crianças, a pneumonia pode ocorrer após outras doenças evitáveis ​​que enfraquecem o sistema imunológico. As vacinas também ajudam a prevenir que outras infecções ocorram ao mesmo tempo que a pneumonia. Você também deve evitar oferecer qualquer medicamento de supressão da tosse porque pode manter mucos nos pulmões, o que pode prolongar a infecção. Considere usar um umidificador na sala do seu filho à noite para ajudar a limpar os pulmões.

Complicações da pneumonia

A pneumonia causada por vírus e micoplasma é contagiosa. Você deve tomar precauções extras para reduzir o risco de espalhá-lo para outras pessoas:

  • Pratique uma higiene adequada e boa lavagem.
  • Incentive seu filho a tossir no cotovelo ao invés de suas mãos.
  • Substitua a escova de dentes do seu filho e limpe seus lençóis.

Mantenha-se atento para quaisquer outros sintomas, como dificuldades respiratórias. Um estudo encontrou uma possível associação entre asma e pneumonia. Se a criança tiver asma, a pneumonia pode piorar os sintomas. Em alguns casos, os pesquisadores descobriram que um novo diagnóstico de asma também pode se desenvolver após pneumonia.

Prognóstico da pneumonia

As perspectivas de pneumonia em crianças geralmente são boas. O melhor tratamento é muito descanso. Se o seu médico prescrever antibióticos, verifique se o seu filho termina o curso inteiro do medicamento. Como a pneumonia é muitas vezes causada por bactérias, a criança pode pegá-la novamente. Desinfecte as superfícies comumente tocadas em torno da casa, como alças de porta e torneiras, para ajudar a prevenir a propagação da doença.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos respondê-las!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.