Ansiedade é uma condição que pode fechar uma pessoa para outros. Para os amigos e familiares dos que vivem com ansiedade, isso pode representar um desafio sério. Você quer ajudá-los a lidar com a condição, mas não sabe como ajudá-los ou o que você pode dizer para tirá-los da ansiedade.

Ansiedade: sintomas físicos e mentais

É importante perceber que, embora ansiedade não seja uma condição física, também não é algo que possa ser curado através da lógica ou raciocínio. Como uma doença, a ansiedade é algo que precisa de tratamento especial. Mesmo porque, ela apresenta alguns sintomas físicos e mentais claros e fáceis de serem detectados.

Sentimentos de pânico, medo e desconforto

Problemas para dormir

Mãos ou pés frios ou suados

Falta de ar

Palpitações cardíacas

Não ser capaz de ficar quieto e calmo

Boca seca

Entorpecimento ou formigamento nas mãos ou nos pés

Náusea

Tensão muscular

Tontura

Muitos desses sintomas podem ser até incapacitantes. É função dos amigos e familiares da pessoa que está passando por esses momentos auxiliá-los, e fazer com que eles entendam que estão passando por um problema de ansiedade para, então, propor e começar uma intervenção efetiva.

Ansiedade: como controlar e conviver com pessoas ansiosas?

Quem convive com pessoas ansiosas fará bom proveito de algumas dicas sobre como ajudar quem tem esse problema. Note que cada pessoa é diferente, e cada pessoa tem necessidades diferentes. Há algumas pessoas que querem falar sobre suas ansiedades, por exemplo, e há outras que preferem nunca mencionar o problema. Escolha sabiamente entre nossas dicas para diferentes pessoas, e você terá como saber como lidar com diversos tipos de ansiedade.

Lidando com a ansiedade: um ombro amigo

Deixe a pessoa ansiosa saber que eles podem falar com você sobre isso abertamente, sem qualquer medo de julgamento. É muito importante que eles saibam que você está lá para oferecer um ouvido e ombro amigo, e que você não vai julgá-los ou mudar a maneira como pensa e se sente sobre eles com base em qualquer coisa que eles digam, mesmo que eles tenham medo e repitam a mesma coisa várias vezes.

Como lidar com ansiosos

Pessoas ansiosas precisam de um bom ouvido. Assim, elas conseguem compartilhar suas ansiedades e se sentirão mais tranquilas em suas emoções. (Foto: Sean Cooper)

Não se frustre ao lidar com pessoas ansiosas

Lembre-se, transtornos de ansiedade não são apenas pensamentos. Eles também são processos químicos sobre os quais o indivíduo não tem controle. Aqueles que sofrem com a ansiedade realmente sabem que seus medos não deveriam incomodá-los, mas é difícil enquanto eles tentam e não conseguem parar com a ansiedade. Esperar usar a lógica para controlar a ansiedade é extremamente difícil, se não impossível.

Para a ansiedade, um tratamento eficaz é a companhia

Passe o tempo com eles, tanto quanto possível. Você estar com eles é uma ajuda maior do que você imagina. Na verdade, eles podem não perceber isso também. Mas o tempo gasto com os outros é o tempo que afasta os pensamentos sobre suas ansiedades, e o tempo juntos realmente faz a diferença.

Cuidado ao falar sobre ansiedades com o ansioso

Enquanto você quer estar lá para falar sobre a ansiedade, existem algumas delas, como ataques de pânico, que pode ser desencadeadas por pensar sobre elas. Em outras palavras, se você perguntar a alguém “como estão seus ataques de pânico?”, você pode acidentalmente estar fazendo com que eles pensem sobre seus ataques de pânico quando eles não tinham pensando anteriormente, o que poderia realmente desencadear uma nova crise. Deixe que as pessoas ansiosas tragam os problemas até você, e não o contrário.

Esteja disponível para a pessoa ansiosa

Diga a eles para ligar para você a qualquer hora, em qualquer lugar. Falar ao telefone e saber que alguém está lá para ajudar pode realmente ser reconfortante para alguém que está tentando controlar a ansiedade. Ela pode fazer as pessoas se sentirem perdidas e sozinhas. Saber que alguém está te telefonando reduz esse sentimento.

Como tratar a ansiedade do outro? Não deixando que ela te afete

Certifique-se de que você está trabalhando seus próprios estresses e ansiedades porque a maneira que você sente pode ter um efeito sobre a forma como os outros se sentem, especialmente quando você gasta mais e mais tempo ajudando aos outros. Se você está lidando com a ansiedade, a outra pessoa vai lidar com mais ansiedade também.

Saiba que pessoas ansiosas precisam ser perdoadas

A ansiedade pode mudar a neuroquímica por uma razão. Ela pode deixar as pessoas mais rapidamente irritadas. Isso não está no controle da pessoa com ansiedade. Idealmente, tente o seu melhor para perdoar os ansiosos. Deixe-os saber que você entende, e que mesmo que não seja justo você não vai deixar a amizade por causa disso.

Vá com calma ao lidar com a ansiedade dos outros, sendo paciente

Infelizmente, controlar a ansiedade leva tempo. Aqueles que tentam curá-la muito rápido, muitas vezes acham que os obstáculos são até piores do que a ansiedade inicial. É muito importante que você entenda que curar a ansiedade pode levar muito tempo, e até mesmo no caminho haverá problemas que surgem e temores de que eles vão ter novas crises. É natural.

Atividades extras podem ajudar no tratamento da ansiedade

Tente estar ao ar livre. Encontre coisas para fazer que não envolvam álcool, pois ele pode causar retrocessos em tratamentos de ansiedade. Fique ativo. Exercício em si é um remédio conhecido para a ansiedade, e criar novas memórias pode ajudar as pessoas a lidar com algumas das tensões da vida. Então tente o seu melhor para sair e fazer as coisas juntos.

Não sinta culpa

Pode ser difícil, mas você tem que lembrar que aqueles com ansiedade muitas vezes lutam para sair de sua própria cabeça. Eles querem se relacionar com você, falar com você, e ser amigáveis, mas eles tem muita dificuldade em lidar com os pensamentos que não podem controlar. A ansiedade toma o lugar da mente e das memórias do ansioso. Se você se sentir culpado por tentar obter mais atenção ou tirá-los da bolha, os ansiosos podem se retrair ainda mais.

Tenha orgulho das pequenas melhoras na ansiedade

Eles poderão ver a felicidade em seu rosto e ações. Lembre-se de que a ansiedade muda os padrões de pensamento e pode fazer as pessoas pensarem e sentirem-se muito mais negativas, o que infelizmente significa que muitas delas vão interpretar suas expressões faciais negativamente, assumindo que você está irritado com elas ou se envergonha delas. Assim, certifique-se de destacar suas emoções positivas e seu orgulho, e realmente ser feliz quando você vê as recuperações, evitando sentimentos de frustração durante contratempos. Isso pode ser muito valioso para o ansioso.

Ajudar o ansioso é um esforço que envolve perseverança

Não desista de ajudar. A ansiedade é uma condição tratável. A pessoa em sua vida não vai sempre sentir ou acreditar que é tratável, e vai haver momentos em que mesmo você achará que o problema pode continuar para sempre, mas a realidade é que a ansiedade é talvez uma das condições mais tratáveis ​​hoje em dia.

Não mude sua personalidade para lidar com uma pessoa ansiosa

Seja você mesmo. Você não precisa mudar quem você é, e a pessoa com ansiedade não quer que você mude. O fato de que você está procurando o que você pode fazer para ajudar essa pessoa com ansiedade prova que você é uma boa influência na vida dela. Seja positivo, se divirta e seja a pessoa que os amigos ou membros da família amam.

Lidar com a ansiedade é uma batalha árdua, e ela cobra um alto preço sobre os todos que estão ao redor dela. A ansiedade pode atrapalhar relacionamentos, e pode até causar estresse significativo sobre um ente querido. Algumas pessoas acham que ao lidar com pessoas ansiosas, começam a desenvolver ansiedades por conta própria.

Um ente querido no suporte é uma maneira extremamente eficaz para tratar a sua própria ansiedade. Aprenda com as dicas para entender melhor como ajudar seu amigos, membro da família, namorado, namorada ou cônjuge, e você lhes dará melhores oportunidades para superar a ansiedade e crescer mais perto de você. Não se esqueça de contar com a ajuda de profissionais, se as coisas estiverem saindo um pouco fora de mão.

Como você ajuda as pessoas ansiosas? Como você faz para se blindar de ser afetado pela ansiedade?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.