Até agora, todos estão bem cientes dos perigos de beber refrigerantes tanto açucarado quanto sem açúcar. Mas e a água com gás? Será que tem problemas?

Há alegações de que a carbonatação aumenta a perda de cálcio nos ossos, provoca cáries dentárias e síndrome do intestino irritável (IBS), e pode fazer você ganhar peso, mesmo sem as calorias, açúcares e sabor que são encontrados no refrigerante regular.

Mas, como são válidas essas afirmações? Afinal, na teoria, a água com gás não tem muita diferença para a água normal. E ela serve pra dar um gosto diferente, ou até para substituir os refrigerantes de forma mais saudável. Mas vamos entender melhor.

Água com gás faz mal para os ossos?

Não. Estudos já foram realizados para determinar os efeitos do consumo de colas e outras bebidas carbonatadas na densidade mineral óssea. Enquanto os pesquisadores descobriram que as bebidas de cola estavam associadas à baixa densidade mineral óssea nas mulheres, outras bebidas carbonatadas não pareciam ter o mesmo efeito. Isto é devido ao fato de que as bebidas com cola têm fósforo, o que pode aumentar a perda de cálcio do corpo através dos rins.

Água com gás causa cáries?

Contanto que seja água gasosa simples sem ácido cítrico adicionado ou açúcar, então a resposta é não. Se você estiver olhando para refrigerantes e outras bebidas carbonatadas com ingredientes adicionados, no entanto, os fatores de risco vão para cima. Os ácidos e açúcares nessas bebidas têm potencial acidogênico e cancerígeno e podem causar erosão do esmalte. O processo de carbonação é simplesmente a adição de gás dióxido de carbono pressurizado a água pura, sendo que ácidos, açúcares e sal não estão sendo adicionados. É adicionar esses ingredientes que aumenta o risco de cárie dentária.

Como consumir água com gás

A água com gás não faz mal pra saúde, mas é bom entender o que o consumo dela pode trazer para você. (Foto: New Health Advisor)

Água com gás causa síndrome do intestino irritável?

Embora não provoque esse problema, beber água gasosa pode levar a inchaço e gases, o que pode levar a surtos do problema se você é sensível a bebidas carbonatadas. Se você tiver problemas de estômago e experimentar crises depois de beber água gaseificada, pode ser melhor eliminá-la de sua dieta.

Água com gás engorda?

Enquanto a água gasosa simples é uma escolha melhor do que as bebidas açucaradas como o refrigerante, o suco ou o chá doce, um estudo revelou que a água gaseificada simples aumentava o hormônio da fome nos homens, chamado grelina..

Essencialmente, quando seus níveis de grelina são altos, você se sentirá mais apavorado e provavelmente comerá mais, o que pode levar ao ganho de peso. Mas é necessário mais pesquisas para confirmar esse resultado em uma escala maior e em mulheres.

Também é importante notar que nem toda a água carbonatada é criada igual. Enquanto a água carbonatada é apenas água e ar, algumas contêm ácidos, sabores, edulcorantes e outros aditivos de sódio, naturais e artificiais.

Tudo isso pode conter calorias escondidas e quantidades extras de sódio. Além disso, esses aditivos podem levar a cáries e ao aumento de peso ao longo do tempo, mostram estudos, então leia os rótulos cuidadosamente.

Como manter a água com gás saudável?

Sempre leia a lista de ingredientes e mantenha a atenção para aditivos como o sódio e o açúcar para evitar conseqüências negativas para os dentes e para o corpo. Esteja ciente das diferenças entre os tipos de água com gás, e experimente adicionar combinações de frutas frescas, ervas, cítricos ou pepinos com água gaseificada simples para alterar o sabor ao invés de comprar águas com gás com sabor embutido.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas, e iremos ajudar!

Marcadores: ,
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.