O que é Quiropraxia e para que serve?
No artigo de hoje vamos falar sobre a Quiropraxia. A primeira pergunta que muitas pessoas devem estar se fazendo é: O que é Quiropraxia? A organização Mundial de Saúde classifica-a como uma profissão que tem função de diagnosticar, tratar e a prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético.
Talvez você esteja se perguntando o significado de neuro-músculo-esquelético. Segue abaixo a definição:
- Neuro – Sistema nervoso
- Músculo – Sistema muscular
- Esquelético – Ossos
De uma forma bem resumida, existe uma utilização de técnicas manuais que visão ajustar e/ou manipular as articulações com ênfase nas sub-luxações. A interação entre a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, além das funções coordenadas pelo sistema nervoso constituem a essência da Quiropraxia.
Leia também
- 10 dores ao acordar e que podem ser sinais de problemas de saúde!
- 10 dicas para evitar dor no estômago ao tomar remédios!
A principal diferença da Quiropraxia para os demais tratamentos é a não utilização de medicamentos e/ou quaisquer procedimentos cirúrgicos.
Para que serve a Quiropraxia?
Como citado anteriormente no artigo, a Quiropraxia tem o objetivo de prevenir e tratar as lesões no sistema neuro-músculo-esquelético. Exatamente por isso, incluem-se as partes do corpo como, por exemplo:
- Dores no ciático
- Dores na pelve
- Dores no pescoço
- Dores nos ombros
- Dores nas costas
- Dores no braço
- Dores no quadril
- Dores de cabeça e enxaqueca
Como é a forma de atendimento da Quiropraxia?
Neste ponto existe semelhança com outros tratamentos, onde o cliente procura o profissional e relata todos os problemas ou desconfortos, a partir daí o profissional analisa os sinais dados pelo paciente para localizar a causa do problema, evitando tratar apenas os sintomas localizados.
No primeiro momento acontece à realização da investigação que é feita pelo profissional, ele utiliza diversos métodos físicos para promover vários ajustes nas articulações do paciente.
No segundo momento, mas somente em alguns casos, o profissional indicará uma série de exercícios específicos para promover uma melhoria na reabilitação.
No momento final são passadas diversas orientações ao cliente, visando uma educação e potencializando o mesmo para os benefícios obtidos e gerados durante a prática e tratamento através da Quiropraxia.
Cuidados importantes sobre a Quiropraxia
Como já foi possível notar, o tratamento pela Quiropraxia aborda áreas e regiões bem delicadas de nosso corpo como coluna, pescoço, costas e outras articulações em geral. Sendo assim, torna-se muito importante que busquem sempre profissionais especializados. Observe se o mesmo é associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).
Nos EUA e Canadá esta profissão já é regulamentada, situação que ainda não acontece no Brasil, mas existem 2 faculdades que são reconhecidas pelo MEC que ofertam este curso de formação.
Concluindo nosso artigo queremos dizer que a Quiropraxia realizada por profissionais de qualidade, sem dúvidas tem o potencial necessário para tratar e prevenir diversos tipos de dores.
Assim como já foi dito, mesmo sem a utilização de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, é uma ferramenta poderosa para a prevenção e manutenção de uma boa saúde. Lembrem-se sempre de buscar uma ótima Qualidade de Vida.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!
Veja também
Quais exercícios praticar quando você está lesionado?
Os piores exercícios para quem tem dor nos joelhos!
Dores de cabeça constantes. O que pode ser?
Massoterapia: o que é e o que ela trata?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.