As crianças freqüentemente tem uma forma progressiva de miopia que piora durante a infância, mas sua visão é facilmente corrigida com óculos, e geralmente se estabiliza quando atingem seus 20 anos. Mas é possível curar a miopia infantil? Vejamos os fatos sobre esse problema de visão.

Causas da miopia infantil

A miopia é a incapacidade de ver objetos à distância claramente. Em pessoas com miopia, o globo ocular é um pouco mais longo do que o habitual da frente para trás. Os raios de luz que compõem as imagens que você vê focam na frente em vez de diretamente na retina, a parte sensível à luz dos olhos. Quando isso acontece, os objetos à distância parecem obscuros e pouco claros.

A miopia progressiva é predominantemente causada pela genética. Os filhos herdam a tendência de desenvolver miopia de seus pais. A maneira pela qual uma pessoa usa seus olhos também pode influenciar a progressão da miopia. Estudos recentes ligam a miopia com o trabalho detalhado, tal como a leitura de um livro muito de perto.

Miopia em crianças

A criança com miopia pode ter o problema corrigido com óculos e cuidados, de forma a ajudar que ela enxergue melhor e melhore sua qualidade de vida. (Foto: SingHealth)

Sintomas de miopia em crianças

Uma criança com miopia pode se queixar de dores de cabeça, fadiga ocular e fadiga ao ter que se concentrar em algo a mais de alguns metros de distância. Na maioria das vezes, crianças pequenas com miopia apenas se queixam de dificuldades em ver coisas distantes. Uma criança com miopia pode se aproximar dos objetos para ver claramente. Se o seu filho se queixa de qualquer um desses sintomas, faça uma consulta com o oftalmologista.

Além disso, certifique-se de que seu filho seja examinado no primeiro ano de vida, aos três anos, e a cada dois anos depois, especialmente se houver história familiar de miopia progressiva ou outras condições oculares.

Como a miopia é tratada em crianças? Miopia tem cura usando óculos?

Ainda é controverso se a miopia progressiva em crianças pode ser abrandada. Alguns estudos recentes sugerem que o uso de atropina combinado com lentes bifocais retarda a progressão da miopia.

Uma criança com miopia pode usar óculos. Eles também podem começar a usar lentes de contato quando eles são fisicamente maduros o suficiente para cuidar deles. Muitas vezes isso depende de como os pais estão envolvidos em cuidar das lentes de contato. Os oftalmologistas pediátricos raramente recomendam lentes de contato antes que uma criança entre em sua adolescência. Fale com o médico do seu filho para descobrir se as lentes de contato podem ajudar seu filho.

A miopia é um problema que não pode ser curado, e geralmente o que ocorre é uma estabilização. A partir dos 20 anos, quando a visão está amadurecida, é possível fazer cirurgia a laser para correção da visão.

A miopia pode ser prevenida?

Uma vez que a miopia é herdada, não é possível evitar sua ocorrência. No entanto, há etapas que você pode tomar para minimizar seu efeito. Certifique-se de que seu filho seja examinado cedo, especialmente se houver uma história familiar de miopia progressiva ou outras condições oculares. Se é desconfortável fazer o trabalho ou assistir a televisão a partir de uma distância padrão, seu filho já pode estar desenvolvendo miopia e precisa de um exame.

Seu filho tem miopia? Como identificou o problema? Quais procedimentos está tomando para o tratamento?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.