Pesquisas recentes apontam que uma em cada três crianças está fora do peso ideal, o índice de obesidade cresce absurdamente e as atitudes para combater este quadro precisam ser tomadas o quanto antes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a alimentação balanceada e a pratica regular de atividades físicas é a alternativa mais eficaz para combater a alta taxa de sobrepeso infantil.

Neste artigo vamos falar melhor sobre a corrida para crianças e discutir este emergente assunto e que tem levantado diversas discussões quanto aos riscos e benefícios. Crianças devem praticar corrida? Este é o melhor esporte infantil? Existem riscos para as crianças que correm?

As crianças podem praticar corrida?

As crianças podem sim correr como atividade física. É natural de a criança estar sempre em movimento, elas vivem correndo enquanto brincam e isso não interfere no seu desenvolvimento. É necessário se orientar bem quanto à carga desta corrida, o importante é a duração e a intensidade do esforço.

A partir de que idade a criança pode correr?

A atividade física pode ser acrescentada na rotina da criança a partir do momento que a mesma consiga realizá-la, após 3 meses de idade, muitos pais já colocam os bebês na natação e após 2 anos os mesmos já conseguem dar cambalhota, pular, correr, subir e descer obstáculos.

Quais os benefícios da corrida para as crianças?

Corrida para crianças é bom ou ruim?

Quais os riscos da corrida para as crianças?

A corrida não é indicada para as crianças que tenha problemas cardíacos, asma ou bronquite. É importante compreender que as crianças e adolescentes se cansam com mais facilidade, uma vez que as reservas de glicose são baixas.

A força muscular também é muito inferior quando comparada à de um adulto, neste caso, se os treinos forem mal planejados e o estímulo for exagerado, a criança pode desenvolver lesões com mais facilidade e as dores musculares serão muito intensas.

Qual a melhor rotina de treino para crianças?

As crianças acima de 13 anos podem correr aproximadamente 35 minutos três vezes por semana, lembrando que os treinos jamais devem ocorrer todos os dias, o mais indicado é que haja um dia de descanso entre os treinos.

É fundamental estar atento a velocidade, ela jamais deve ultrapassar os 7 km/h. Outro fator importante é realizar trabalhos de alongamentos e fortalecimento da musculatura de membros inferiores e da região lombar.

Quais os benefícios da corrida para as crianças?

Apesar das crianças terem um espírito nato de competição, é muito importante apresentar a corrida como uma modalidade que estimule o convívio social, valorizando o prazer de praticá-la e deixando de lado o foco competitivo.

Trouxemos 6 pontos importantes para te motivar ainda mais a colocar os pequenos para correr desde cedo, são eles:

Melhoria no condicionamento cardiovascular – Este benefício não é exclusivo dos adultos, a corrida ajuda no aprimoramento do ritmo cardíaco, favorecendo o bom funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo.

Ossos mais fortes – A corrida ajuda na formação óssea, desde que a mesma seja orientada da maneira correta, visando os benefícios para aquela faixa etária.

Controlar a glicose – Ao correr o corpo adapta-se cada vez melhor às proporções ideais de substâncias que devem ser liberadas, ajudando no controle dos níveis glicêmicos.

Manutenção do peso corporal – Um dos pontos mais importantes de introduzir a corrida periodicamente na vida da criança é conseguir um aliado para combater o sobrepeso. Se trabalhada com uma reeducação alimentar, o peso corporal desses pequenos certamente será condizente com o da sua faixa etária.

Melhoria da flexibilidade muscular – O trabalho muscular de membros inferiores ao correr promove uma amplitude muscular maior das crianças, principalmente quando os treinos de alongamentos e fortalecimento muscular são bem executados.

Desenvolvimento da agilidade, equilíbrio e coordenação motora – Estudos realizados na Universidade da Georgia nos Estados Unidos apontam que exercícios regulares, por exemplo, a corrida pode estimular o desenvolvimento cognitivo geral.

Aquela máxima informação que circula os meios de comunicação se encaixa perfeitamente no que estamos tratando aqui. Quando os pais estimulam as crianças a praticar algum esporte ainda pequeno, o mesmo tem 2 vezes menos chances de se tornar um adulto sedentário.

Estamos chegando ao final de mais um artigo, mas não podemos deixar de lembrar sobre da importância de realizar uma consulta médica antes de iniciar qualquer atividade física, portanto, leve seu filho ao médico e realize os exames necessários para obter a liberação para praticar atividades físicas. Depois basta desfrutar dos benefícios que a corrida tem a oferecer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.