Você tem lutado para perder peso e comer menos? Às vezes ficamos tão ocupados que nem sequer pensamos sobre o que estamos colocando dentro de nossos corpos através da alimentação, o que muitas vezes pode levar ao ganho de peso. Tentar perder peso pode ser muito difícil, se não conseguimos parar e planejar bem no nosso modo de viver. Por isso, há uma grande importância da meditação para a perda de peso. Através dela, você aprende como colocar o seu cérebro em sintonia dos objetivos de perda de peso, indo além da motivação vazia que muitos tem em querer começar a perder peso, mas não conseguindo. Mas é fácil começar na perda de peso e continuar nela, com as maravilhas da meditação.

Meditação e perda de peso: começando o dia focado

Começar cada dia com uma prática de meditação consciente pode ajudá-lo a definir um objetivo para o seu dia para que você esteja mais consciente de seus objetivos. A meditação e consciência como uma prática é algo que fazemos diariamente, de forma de estar mais presente e trazendo mais calma para nossas vidas.

Meditação para emagrecer antes de cada refeição

Quando você se senta para comer suas refeições e lanches durante o dia, esteja mais consciente de quando, o quê, e como você está comendo. Você já engoliu refeições inteiras sem pensar nelas simplesmente porque estava muito ocupado para fazer uma pausa e apenas ter tempo para comer. Muitas vezes, comemos em qualquer lugar, em nossas mesas de trabalho, ou fazendo outras coisas ao mesmo tempo, como assistir TV. Podemos estar tentando fazer o jantar para a família e sem sequer prestar atenção, engolimos metade da refeição antes de sentar.

Cada vez que você come, pratique comer consciente. Pause para meditar por um momento antes de dar uma mordida. É uma maneira de estar mais presente durante o ritual de alimentação, e um grande exercício para treinar sua mente.

Como perder peso meditando

Para conseguir perder peso, a meditação pode ser uma excelente aliada, ajudando a colocar sua mentalidade, corpo, e espírito em uma programação para a perda de peso. (Foto: The Art of Living Foundation)

Como fazer a meditação e o relaxamento para emagrecer?

Se você nunca meditou antes, pode ser um pouco intimidante, mas não precisa ser. Dá para começar a meditar com procedimentos simples.

Encontre um programa de meditação guiada, como os aplicativos de meditação para tablets e smartphones. Eles irão ajudá-lo a aprender a meditar rapidamente guiando-o através do processo. Usando um programa específico de alimentação ou perda de peso dentro de um aplicativo ou meditação guiada pode ajudá-lo a começar também. Existem opções com dietas inclusas para ajudar na perda de peso e melhoras na meditação.

Cada manhã, quando você começa sua meditação básica, defina uma intenção para si mesmo e lembre-se de seu objetivo. Por que você está tentando perder peso? O que é importante para você? Reflita sobre esses pensamentos para ajudá-lo a melhorar sua alimentação ao longo do dia.

Como comer conscientemente pela meditação?

Antes de se sentar para comer sua comida, traga sua mente e seu corpo para o mesmo lugar. De forma muito frequente, nosso corpo pode estar presente à mesa, mas nossa mente pode ter ficado no ambiente de trabalho. Então, em vez de comer na frente da televisão ou enquanto usa o smartphone, preste bastante atenção ao que você está prestes a comer.

Preste atenção à forma como o seu corpo se sente. Você está comendo porque você está com fome, ou porque é hora do jantar? Você pode perceber melhor o tamanho de sua porção? Muitas vezes nós terminamos o que está na frente de nós apenas porque está em nosso prato.

Coma lentamente e saboreie sua comida. Não só você vai gostar mais do que come, mas também será mais fácil dizer quando você está cheio.

Como você pode ver, a meditação vai te ajudar a comer menos, e te tornar mais consciente do que você está comendo. Combine a meditação com uma dieta feita por um nutricionista e uma rotina de exercícios saudável, e você tem a fórmula perfeita para começar a perder peso.

Já tentou a meditação para emagrecer? Como você pratica sua meditação?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.