Desde um simples ganho de peso até uma síndrome do túnel do carpo, trabalhar o dia todo pode cobrar um alto preço da sua saúde. Pressão arterial elevada, colesterol anormal, e até mesmo maior risco de desenvolver câncer são problemas comuns para quem trabalha o dia todo. Mas sendo proativo e tomando algumas precauções e adotando hábitos saudáveis para o dia a dia é possível evitar o cortar completamente tais efeitos colaterais do se dia a dia.

Hábitos saudáveis para o dia a dia: beba água

Muitas pessoas estão tão ocupadas no trabalho que se esquecem de comer, ou beber água. E vale lembrar que todas essas xícaras de café que você toma podem desidratar você. Como seu corpo anseia água, você pode se sentir com fome, irritável ou apático, só porque você está com sede. Mantenha a desidratação afastada com uma grande garrafa de água em sua mesa. Se você precisar de um impulso de sabor, adicione algumas frutas frescas para dar um gostinho a mais na sua água. Ter a água ao seu alcance irá incentivá-lo a beber durante todo o dia e ficar hidratado. Você pode se surpreender com o quanto mais alerta você se sente com bastante água em seu sistema.

Hábitos saudáveis na alimentação: não comer lanches com muto açúcar

A melhor parte de qualquer dia de trabalho é quando surpresa conseguimos acrescentar aquele docinho no meio do expediente, na hora do lanche. Mas esses doces extras e carboidratos se somam. Não só eles podem deixar você se sentindo exausto, como também as calorias extras podem causar um considerável ganho de peso. Em vez disso, planeje com antecedência para ter lanches saudáveis. Ovos cozidos, queijo banco, oleaginosas, manteiga de amendoim e biscoitos integrais são saudáveis o suficiente para que você se sinta cheio e satisfeito.

Hábitos saudáveis no dia a dia

Mesmo o dia de trabalho mais cheio permite que você tenha uma rotina saudável. Tudo que você precisa é ter disciplina e força de vontade. (Foto: www.womenshealthmag.com)

Hábitos saudáveis para o corpo: caminhar sempre que puder

Ficar sentado em sua mesa não só contribui para a obesidade, como também para a hipertensão e outros problemas de saúde. Levante-se e caminhe várias vezes ao longo do dia para manter seus músculos em movimento. Se possível, saia no almoço para uma rápida caminhada de 20 minutos. Melhor ainda, programe as reuniões em caminhadas para se atualizar sobre os relatórios e as novas atualizações da empresa. Você vai encontrar-se mais energizado após a sua reunião do que se você se sentar em uma sala de conferências. Se não for possível se reunir com todo mundo, use um fone de ouvido e faça uma conferência pelo celular.

Não pule as refeições durante o trabalho

Com tanta coisa acontecendo no trabalho, você pode pular algumas refeições ou esquecê-las completamente até que você fique morrendo de fome no fim do expediente. Isso torna ainda mais tentador para pegar uma barra de chocolate na padaria da esquina. Em vez disso, faça de um almoço saudável uma prioridade. Uma salada feita com legumes e frango pode dar-lhe energia, enquanto um sanduíche feito com carnes magras, tomate e couve pode fazer você se sentir cheio pelo resto da tarde.

Proteja seu pescoço

Seja olhando para baixo no computador, ou segurando o telefone contra o ombro para manter suas mãos livres, seu trabalho pode afetar o seu pescoço. E toda essa tensão pode fazer com que seus músculos fiquem tensos, causando dor mais tarde. Levante o computador para uma altura confortável para que você possa ver a tela na altura dos olhos. Você não precisa de equipamentos caros; Alguns livros podem fazer o trabalho. E um headset simples do telefone pode permitir que você use o telefone ao mesmo tempo que digita sem ferir seu pescoço.

Proteja seus olhos do cansaço e do esforço desnecessário

Todo esse tempo na frente da tela do computador pode ferir seus olhos, causando dores de cabeça, sensibilidade à luz e olhos secos. Mantenha a tela do seu computador longe do comprimento de um braço. Se você não pode ver claramente o texto na tela, basta aumentar o tamanho da fonte. Há também proteções de tela que você pode usar para minimizar o brilho do monitor para diminuir a tensão em seus olhos.

Alongamentos no trabalho

Alongamento e ficar em movimento pode ajudar a minimizar os efeitos de uma vida de trabalho sedentária. Basta dedicar alguns intervalos de 5 minutos durante a rotina de trabalho para alongar-se e assim criar mais saúde no sue dia a dia.

Use luzes mais saudáveis no seu dia a dia

Luzes fluorescentes podem ser brutais para seus olhos. Se possível, peça a empresa para desativar as luzes em seu escritório ou diretamente sobre sua mesa, e traga uma lâmpada de mesa de sua própria casa com uma luz mais suave, amarelada. Se isso não for possível, algumas plantas ou até um biombo podem ajudar a amenizar os efeitos das luzes fortes.

Postura é um passo importante para a vida saudável no trabalho

Quando você está em um prazo apertado e digitando, é muito fácil acabar curvado sobre o seu computador. Mas essa posição pode ser prejudicial para suas costas e articulações. No final do dia de trabalho, você pode acabar sentindo dor e ficar duro devido aos seus hábitos de trabalho. Invista em uma boa cadeira de escritório ou almofada para ajudar a incentivar uma boa postura. Aplicativos podem ser configurados para enviar lembretes ao longo do dia para lembrar você de se sentar em linha reta, ajudando a quebrar o mau hábito.

Tire férias para descanso

Férias são fisicamente e mentalmente importante para você relaxar, desestressar e passar tempo com seus entes queridos. Embora os trabalhos de escritório possam ser pesados sobre seu corpo, você pode neutralizar os efeitos com alguma engenhosidade e planejamento. Preparando refeições saudáveis e lanches, além de se mover, você pode manter-se energizado durante todo o dia. E mais importante, livre de estresse!

Que outros hábitos saudáveis você também pratica? Quais sugere para quem quer ter uma vida mais saudável?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.