Os benefícios de saúde da geleia real são muitos, e as pesquisas tem indicado cada vez mais pontos positivos no consumo desse alimento. Há muitas condições de saúde que a geleia real é capaz de ajudar. Mas é preciso entender que há alguns efeitos colaterais no consumo da geleia real, e ela deve ser consumida corretamente para evitar problemas. Vejamos então os benefícios desse alimento, bem como as melhores formas de consumo e seus efeitos colaterais.

Geleia real e benefícios para a saúde: antioxidante

Quando suas células se oxidam, você está oxidando, o que leva a maiores incidências de câncer, doenças cardíacas e outras condições degenerativas. Basicamente, suas células oxidam ao longo de sua vida. Mas os cientistas descobriram que certos alimentos tem quantidades maciças de antioxidantes que retardam e até param este processo. E a geleia real é um dos alimentos que é rico nesses nutrientes. Quanto mais fresca, mais antioxidantes a geleia real vai ter.

Geleia real e benefícios para a imunidade

Estudos mostraram que a geleia real pode trabalhar como uma moduladora do sistema imunitário, principalmente no trabalho de autoimunidade. Este é um estado em que o sistema imunológico do corpo se ataca. Doenças como artrite reumatoide, lúpus, entre outras, se incluem nessa lista. Em estudos, foi comprovado que quem tem doenças autoimunes e consome a geleia real pode retardar as doenças e viver mais tempo do que quem não consome a geleia.

Usos para a geleia real

A geleia real tem vários benefícios para a saúde, desde benefícios contra o envelhecimento até o combate de doenças autoimunes. (Foto: Livestrong.com)

Geleia real traz benefícios para a função cerebral

Muitas pessoas relatam melhoras no humor após o consumo de geleia real. Cientistas descobriram que isso é um efeito da geleia real, que ajuda a melhorar a função cognitiva e repara as células do cérebro. Muitos relatam também um maior estado de alerta e prontidão após o consumo da geleia real.

Geleia real e proteção para o fígado

Nunca subestime a importância de manter seu fígado saudável. Afinal, tudo o que você ingere passa por ele para ser filtrado. Seu fígado é ultra importante para sua saúde geral. Cientistas, em testes, comprovaram que a geleia real quando consumida resulta em um efeito protetor para o tecido hepático contra toxinas. Seu fígado, protegido com a geleia real.

Proteção contra inflamações pela geleia real

Uma enorme quantidade de pesquisas estão mostrando que a inflamação crônica é uma das causas da doença cardíaca e outras doenças degenerativas, como doença de Alzheimer, artrite e até mesmo alguns tipos de câncer. E a geleia real é rica em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias, suprimindo vários compostos que contribuem para a inflamação do organismo. Se você tem histórico de Alzheimer, câncer, e outras doenças com fortes fatores genéticos na família, é bom colocar a geleia real na dieta.

Geleia real na cura da pele

O consumo da geleia real reduz o tempo de cicatrização de lesões cutâneas. Isso acontece porque a geleia real contém nutrientes específicos e vitaminas que ajudam na renovação da pele, tais como flavonoides, ácido nucleico, ácido decanoico, enzimas e hormônios. Ela também contém inúmeras vitaminas e minerais, como as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, acetilcolina e zinco, todos excelentes para a pele. Estudos indicam que os ácidos encontrados na geleia real contribuem para a produção e saúde do colágeno.

Diabetes e controlo do açúcar no sangue pela geleia real

Estudos anteriores mostraram que a geleia real tem propriedades semelhantes às da insulina. Em pesquisas, o consumo da geleia real reduz os níveis de açúcar no sangue. Porém, é importante que seu médico acompanhe sua condição e monitore seus níveis de açúcar no sangue com cuidado, consumindo a geleia real apenas após recomendação médica.

Geleia real contra osteoporose e perda óssea

A geleia real tem o efeito comprovado de aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, tornando-se uma ajuda efetiva contra a perda óssea e osteoporose. Quem tem histórico dessas doenças na família pode obter ainda mais benefícios, melhorando ainda mais sua capacidade corporal de absorver o cálcio e depositá-lo nos seus ossos.

Geleia real contra o câncer de mama

Um efeito anti-estrogênio da geleia real inibe o efeito de promoção do crescimento de certas substâncias cancerígenas no organismo da mulher. Estamos todos expostos a dezenas de câncer causados por estrogênios ambientais, seja na nossa água potável, os cosméticos, plásticos e também nos nossos alimentos. Você pode ser sábio para se proteger desses cânceres com uma dose diária de geleia real fresca.

Geleia real para controle do colesterol

Um grupo de pesquisadores analisou os efeitos da geleia real sobre os níveis de colesterol no organismo. Quem toma a geleia real vê o colesterol total e o LDL diminuírem significativamente. Os níveis de HDL (o colesterol bom) não se alteram, no entanto, nem os níveis de triglicéridos.

Geleia real: efeitos colaterais

Os benefícios da geleia real definitivamente superam em número os negativos. Mas você também deve saber que algumas pessoas não devem tomar geleia real. As pessoas que tem alergias a abelhas e, portanto, a qualquer coisa que elas produzam, por exemplo. Enquanto algumas dessas alergias podem ser leves, outras podem ser muito graves. Alguns dos efeitos relatados de alergias à geleia real incluem:

  • Dermatite de contato
  • Asma aguda
  • Anafilaxi
  • Inchaço
  • Tosse e espirros
  • Olhos marejados
  • Estômago irritado

A maioria destes efeitos colaterais são muito suaves e tratáveis, mas se você tem uma alergia severa aos produtos de abelhas, as consequências podem ser muito ruins.

Como tomar a geleia real?

A geleia real pode ser consumida pura, consumida junto com outros alimentos, ou consumida na forma de cápsulas. Vale lembrar que quanto mais fresca a geleia real, melhor para a saúde. Por isso, olhe bem a data de fabricação para comprar a geleia real mais fresca possível.

A melhor recomendação para a geleia real quem pode dar é um bom nutricionista. Mas geralmente, a recomendação dada é de uma colher de sopa 3 vezes ao dia, pura ou misturada com outros alimentos, ou 3 cápsulas de 500 mg por dia.

Como você consome a geleia real? Quais os efeitos que ela já trouxe para sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.