Chia e a farinha de chia tem sido usadas como um alimento e matéria-prima para medicamentos desde 3500 antes de Cristo. Durante séculos, sementes de chia eram essenciais na dieta de tribos no México e no sudoeste dos Estados Unidos e teriam sido usadas ​​como um suplemento de energia durante longas viagens e conquistas. As sementes, que entraram no mercado moderno adornando pequenas figuras de barro, já se tornaram reconhecidas por seus muitos benefícios nutricionais.

Farinha de chia: receitas

A moagem sementes de chia em um moedor de café de bancada padrão produz um pó grosso que pode substituir uma colher de sopa ou duas de farinha em receitas de bolos, panquecas, waffles ou pães rápidos. Embora as sementes inteiras podem ser adicionados a produtos de panificação, incluindo subtilmente a farinha de chia em vez da semente pode ser uma abordagem útil para a introdução do produto alimentar para a família e a farinha de chia com receitas ótimas que não saem das receitas tradicionais. Chia em pó também podem ser misturada em sopas e cozidos cremosos.

Farinha de chia: benefícios

Vamos analisar a farinha de chia e para que serve ela:

Gorduras Benéficas

3 colheres de sopa de farinha de chia contém cerca de 11 gramas de gordura, dos quais apenas 1 grama é gordura saturada. O resto é composto de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração. Sementes de Chia são embaladas com ácidos graxos ômega-3, um tipo de gordura poliinsaturada. Ômega-3 são ácidos graxos associados a muitos benefícios de saúde, incluindo menor risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, possivelmente. Comer a farinha de chia como parte de uma dieta saudável pode reduzir o colesterol, triglicérides e pressão arterial.

Calorias, proteínas e carboidratos

As sementes de Chia, como outras sementes ou frutos secos e a farinha de chia, são uma fonte concentrada de calorias. Três colheres de sopa contém 179 calorias. Para alguém em uma dieta de 2.000 calorias por dia, isso é um pouco mais de 11 por cento do valor diário. Uma única porção fornece 6 gramas de proteína e 15 gramas de carboidratos. A farinha de chia, de acordo com pesquisas, quando usada como uma alternativa para bebidas tradicionais contendo carboidratos para a quantia diária de carboidratos, proporciona benefícios de desempenho esportivo equivalentes. Para os atletas, a farinha de chia pode fornecer uma boa alternativa para bebidas esportivas, já que contêm muito menos açúcar e aumenta os níveis de gorduras ômega-3.

Como consumir a farinha de chia

Não compre a farinha de chia pronta: compre as sementes e faça a moagem em casa para aproveitar melhor os nutrientes da farinha. (Foto: holistikhealth.com)

Fibra

Uma porção de farinha de chia contém quase 13 gramas de fibra. Para os adultos, a ingestão recomendada para fibras é de 25 gramas por dia para as mulheres e 38 gramas por dia para homens. As fibras ajudam a regular a função intestinal, os níveis de colesterol e os níveis de glicose no sangue.

Vitaminas e Minerais

Sementes de Chia embalam uma grande quantidade de cálcio em uma pequena porção. Uma porção de 3 colheres de sopa contém 233 miligramas de cálcio. A ingestão recomendada de cálcio para adultos é de 1.000 miligramas por dia. A quantidade de cálcio em uma porção de sementes de chia é apenas ligeiramente menor do que a quantidade encontrada em 1 xícara de leite: 299 miligramas. Além disso, uma porção de farinha de chia contém 2,8 miligramas de ferro, assim como outros nutrientes importantes, tais como fósforo, potássio, magnésio e zinco.

Farinha de chia: preço e onde comprar?

Nossa recomendação é que você compre a semente de chia e faça a moagem em casa pouco antes de consumir, de forma a não deixar que a farinha perca os nutrientes da semente. Você pode comprar as sementes a granel online, em lojas de produtos naturais ou em pacotes de 150 g a partir de R$17,00.

Farinha de chia emagrece?

De acordo com resultados preliminares de pesquisas científicas, a farinha de chia tem pouco efeito em uma dieta para emagrecer, mas pode ser uma opção saudável a outros alimentos não tão bons em sua dieta. Porém, vale consultar com seu nutricionista sobre a adição ou não da farinha de Chia em sua dieta, pois o resultado pode ser desastroso sem a ajuda profissional.

Esquecemos de algo? Não deixe de colocar seus pensamentos nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.