Neste artigo vamos te mostrar mais um benefício do exercício físico. Em nosso site já apresentamos diversos benefícios para quem pratica atividade física. Já falamos sobre os benefícios estéticos e físicos, mas neste artigo vamos te dizer como se exercitar pode ter influência positiva no resultado de seus estudos.

O que muitas pessoas ainda não compreendem, é que manter o corpo ativo auxilia inúmeros sistemas de nosso organismo e o sistema nervoso está entre eles. Melhorias cognitivas, diminuição do estresse, melhoria na qualidade do sono e bom humor, são fatores primordiais para que você desempenhe melhor as suas atividades diárias.

Por mais difícil que seja imaginar que o exercício físico tenha interferência no desempenho escolar, essa condição é verdadeira e estudos já foram realizados comprovando tal informação.

Se você está curioso e quer saber como isso é possível, veja na sequencia do artigo quais as ligações entre os exercícios físicos e a melhoria no desempenho dos estudantes!

Mente saudável é corpo saudável

Essa citação é muito conhecida escrita em latim expressa o objetivo foco de quem pratica atividade física, muito mais do que buscar corpos perfeitos e benefícios estéticos, os benefícios à saúde são incontáveis.

As pessoas que conseguem manter o equilíbrio físico e mental, certamente são aquelas que têm maior motivação, melhor desempenho e melhores resultados em suas tarefas cotidianas, dentre elas o estudo.

Pesquisas realizadas por especialistas da Harvard indicam que as pessoas que praticam atividades físicas por pelo menos 20 minutos diários, tendem a melhorar diversas funções cerebrais.

Praticar esportes melhora o rendimento nos estudos?

Malhar ajuda nos estudos?

Boa memória e raciocínio lógico

Estudos recentes realizados por neurocientistas da Universidade de Illinois nos Estados Unidos descobriram que os alunos praticantes de atividade física, têm apresentado melhor desempenho escolar

Este estudo informou que a atividade física aumenta a produção de neurônios e com ainda promove melhoria na memória e desenvolve diversas células cerebrais, facilitando novas conexões interneurais, o que permite melhor desempenho no raciocínio lógico.

Maior capacidade de concentração

Os praticantes de exercícios físicos conseguem evolução na concentração e fixação de conteúdos. Outro benefício importante é quanto à aquisição de reflexos mais apurados e maior capacidade de manter o foco na realização da atividade exercida.

Facilitando o caminho para a aprendizagem

Como a maioria já deve saber, o exercício físico promove diversos benefícios psicológicos para quem pratica constantemente, a elevação da auto-estima é um deles.

Os resultados de um estudo divulgado pelo jornal Journal of Pediatric Psycology, apontam que quando a pessoa se sente bem consigo mesma, ela obtém resultados melhores também nos estudos, isso acontece graças à pessoa se sentir mais confiante.

Interferência negativa do estresse

Níveis altíssimos de estresse, situação muito comum em épocas de prova e nos períodos de tensão como, por exemplo, o vestibular ou a apresentação de trabalhos importantes.

Como já foi dito no início de nosso artigo, os exercícios físicos são ótimos combatentes do estresse. Quando praticamos atividades físicas, seja ela leve e/ou moderada, nosso organismo libera beta-endorfina, substância que nos da sensação de bem-estar e prazer.

Dicas para se exercitar e não atrapalhar os estudos

Sabemos que em algumas épocas a rotina de estuda toma praticamente todo nosso dia, mas é indicado que você organize seu tempo de uma forma que possa se exercitar pelo menos 3 vezes por semana.

Sempre escolha esportes ou atividades prazerosas para que ao final de sua realização, você não se sinta entediado ou arrependido de ter praticado. Lembre-se, o exercício jamais deve ser realizado como obrigação.

Na época de muita exigência nos estudos, escolha sempre exercícios bem leves, uma vez que a sobrecarga irá te deixar cansado e atrapalhar no rendimento intelectual.

Os esportes coletivos, aulas de dança e atividades ao ar livre são excelentes opções para relaxar o corpo e a mente, aliviar o estresse e dar uma motivação a mais para pegar firme nos estudos.

Estamos chegando ao final deste artigo e queremos confiar que todos tenham entendido a importância de manter o corpo em atividade. Quanto melhor for sua dedicação em praticar atividade física de maneira correta, melhores serão as adaptações fisiológicas de seu corpo e é muito positivo para a saúde.

Qual será sua decisão depois de tanta informação? Depois que viu o quanto se exercitar faz bem, como vai agir? Estamos torcendo por você iniciar em alguma atividade física e se você já pratica, tem um motivo a mais para continuar praticando.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.