O exame de mapeamento genético pode fornecer importantes informações sobre o futuro da saúde de um indivíduo, bem como seu próprio passado. Abaixo, vamos descrever os principais elementos desse mapeamento genético, bem como os custos envolvidos nesses testes.

Mapeamento genético: resumo de como funciona

Uma vez que uma pessoa decide proceder com um exame genético, um geneticista médico, médico de cuidados primários, especialista, ou enfermeiro pode solicitar o teste. O teste genético geralmente é feito como parte de uma consulta genética.

Testes genéticos são realizados a partir de uma amostra de sangue, cabelo, pele, líquido amniótico (o fluido que envolve um feto durante a gravidez) ou outro tecido. Por exemplo, um procedimento chamado de esfregaço bucal usa uma pequena escova ou cotonete para coletar uma amostra de células da superfície interna da bochecha. A amostra é enviada para um laboratório onde os técnicos procuram alterações específicas nos cromossomos, DNA ou proteínas, dependendo do transtorno suspeito (caso seja um exame específico), ou respostas mais elaboradas (com exames genéticos gerais). O laboratório reporta os resultados do teste por escrito ao médico ou conselheiro genético de uma pessoa, ou diretamente ao paciente, se solicitado.

Mapa de genes

O mapeamento do DNA pode proporcionar diversas informações sobre seus genes, te ajudando a conhecer melhor seu passado e seus possíveis futuros. (Foto: Bioscience Technology)

Os testes de rastreamento de recém-nascidos são feitos em uma pequena amostra de sangue, que é tomada do calcanhar do bebê. Ao contrário de outros tipos de testes genéticos, um pai geralmente só receberá o resultado se for positivo. Se o resultado do teste for positivo, é necessário um teste adicional para determinar se o bebê possui uma doença genética.

Mapeamento genético: vantagens e desvantagens

Antes de uma pessoa ter um teste genético, é importante que ele ou ela entenda o procedimento do exame, os benefícios e as limitações do teste, bem como as possíveis conseqüências dos resultados. O processo de educar uma pessoa sobre o teste e obter permissão é chamado de consentimento informado. As vantagens e desvantagens desse exame são como se segue:

Tranquilidade

Saber que você tem uma doença genética que percorre por sua família pode te ajudar a tomar medidas apropriadas para evitar que a doença te prejudique no futuro.

Tratamento antecipado

Testes genéticos podem revelar que você tem um risco maior para certas doenças, e ajudar a adotar medidas preventivas para o tratamento apropriado.

Custo

O mapeamento genético é ainda muito caro, e pode não ser coberto pelo seu plano de saúde.

Níveis altos de incertezas

Muitos testes, principalmente os realizados em pais que querem ter filhos, tem altos níveis de incertezas, o que pode torná-los mais imprecisos para resultados.

Falsa sensação de segurança/insegurança

Os resultados de um exame não garantem que você vai ou não ter uma doença, o que pode gerar uma ansiedade desnecessária.

Privacidade

Apesar dos resultados serem mantidos em segredo, há sempre o risco de que as informações de um mapeamento genético sejam usadas contra você em algum momento.

Por que fazer um mapeamento genético?

Quer saber o que seus genes dizem sobre você? De acordo com geneticistas, seus genes podem estar falando bastante! Sua genética pode ditar, por exemplo, quais alimentos você gosta, quais doenças você está propenso a desenvolver, quão inteligente você é, e provavelmente falar sobre quase todos os aspectos do seu passado, presente, e futuro. Talvez você precisa saber a origem de um problema de saúde para fazer um tratamento mais direcionado, por exemplo. As possibilidades do mapeamento genético são imensas.

Exame de mapeamento genético: preço

Um mapeamento genético mais básico pode custar pouco mais de um salário mínimo, enquanto exames mais completos, como os relacionados ao câncer de mama, podem chegar a mais de 17 salários mínimos. Os custos estão reduzindo, no entanto, com a popularização do mapeamento genético e mais empresas oferecendo esses serviços.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.