Durante uma colonoscopia, seu médico usa uma câmera fina e flexível para verificar se há anormalidades ou doenças no intestino inferior ou no cólon. O cólon é a porção mais baixa do trato gastrointestinal que absorve alimentos, absorve nutrientes e descarta resíduos. O cólon é anexado ao ânus (abertura em seu corpo onde as fezes são expulsas) pelo reto. Durante uma colonoscopia, seu médico também pode tirar amostras de tecido para biópsia. Eles também podem remover o tecido anormal, como pólipos, para exames.

Colonoscopia: por que é feita?

Uma colonoscopia pode ser feita como uma triagem para câncer de cólon e outros problemas. A triagem pode ajudar seu médico a procurar sinais de câncer e outros problemas. Ele também poderá explorar a causa de mudanças inexplicadas nos hábitos intestinais e avaliar sintomas de dor ou sangramento localizado na área abdominal. Exames de colonoscopia também podem encontrar uma razão para perda de peso, constipação crônica ou diarreia.

Todas as pessoas com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de cólon devem receber uma colonoscopia uma vez a cada 10 anos. Se você tiver um risco aumentado, você pode precisar de procedimentos mais frequentes.

Exame de colonoscopia

Um exame de colonoscopia não tem muitos mistérios e envolve poucos riscos para quem está recebendo o exame. (Foto: Toronto Sun)

Riscos de uma colonoscopia

Uma vez que uma colonoscopia é um procedimento de rotina, geralmente há poucos efeitos duradouros desse teste. Na grande maioria dos casos, os benefícios da detecção de problemas e do início do tratamento superam em muito os riscos de complicações de uma colonoscopia.

Algumas complicações raras incluem:

  • Sangramento de um local de biópsia
  • Reação ao sedativo
  • Rasgo na parede retal ou no cólon

Todos os riscos são raros e prevenidos com o preparo apropriado para o exame.

Colonoscopia: preparo

O seu médico lhe dará instruções para uma preparação intestinal. Você deve manter uma dieta líquida clara durante 24 a 72 horas antes do seu procedimento. A dieta típica da preparação do intestino inclui:

  • Caldos ou sopas
  • Gelatina
  • Café ou chá simples
  • Suco sem polpa
  • Bebidas isotônicas

Certifique-se de não beber líquidos que contenham tintas vermelhas ou roxas porque podem descolorir seu cólon. Informe o seu médico sobre os medicamentos que está a tomar, incluindo medicamentos sem receita ou suplementos. Se eles podem afetar sua colonoscopia, seu médico pode dizer-lhe para parar de tomá-los. Estes podem incluir diluentes de sangue, vitaminas que contêm ferro e certos medicamentos para diabetes.

O seu médico pode dar-lhe um laxante para tomar a noite antes de seu exame. Eles provavelmente irão recomendar para usar um enema para liberar seu cólon no dia do procedimento.

Você pode querer organizar uma carona para casa após a consulta. O sedativo que você receberá para o procedimento torna inseguro para você dirigir.

Colonoscopia: como é feito o exame?

Pouco antes da sua colonoscopia, você vai colocar uma roupa apropriada de hospital. A maioria das pessoas usam um sedativo, geralmente em forma de pílula. Durante o procedimento, você vai deitar de seu lado em uma mesa de exame acolchoada. O seu médico pode colocá-lo com os joelhos perto do seu peito para obter um melhor ângulo para o seu cólon.

Enquanto estiver do seu lado e sedado, o seu médico orientará um tubo flexível e iluminado chamado colonoscópio no seu ânus. De forma lenta e gentil, eles vão orientá-lo através do reto e no cólon. Uma câmera no final do colonoscópio transmite imagens para um monitor que seu médico estará assistindo.

Uma vez que o escopo é posicionado, seu médico irá inflar seu cólon usando gás dióxido de carbono. Isso lhes dá uma visão melhor do que está acontecendo.

O seu médico pode remover pólipos ou uma amostra de tecido para biópsia durante este procedimento. Você estará acordado durante sua colonoscopia, então seu médico poderá dizer o que está acontecendo. Todo o procedimento leva cerca de 40 minutos a uma hora.

Colonoscopia após o exame

Depois que o procedimento for feito, você aguardará cerca de uma hora para permitir que o sedativo passe. Você será aconselhado a não dirigir nas próximas 24 horas, até que os efeitos completos passem. Além disso, você provavelmente terá algum gás e inchaço que seu médico colocou em seu cólon. Dê esse tempo para ele sair do seu sistema. Se continuar por alguns dias, isso pode significar que há um problema e você deve entrar em contato com seu médico.

Além disso, um pouco de sangue nas fezes depois do procedimento é normal. No entanto, ligue para o seu médico se continuar a passar sangue ou coágulos de sangue, experimentar dor abdominal ou ter uma febre.

Se o seu médico remove o tecido ou um pólipo durante uma biópsia, eles o enviarão para um laboratório para testes. O seu médico irá dizer-lhe os resultados quando estiverem prontos, o que normalmente acontece dentro de alguns dias.

Ficou alguma dúvida sobre o exame de colonoscopia? Deixe nos comentários suas perguntas, pois estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.