A tendência atual é realmente de acomodação e isso tem feito com que as pessoas fiquem cada vez mais parado graças as facilidades da vida moderna. Atualmente grande parte das pessoas possuem um meio de transporte, máquinas para lavar a louça ou as roupas e até mesmo cortar alimentos.

Continuando nesta análise, o computador, a TV e o celular tem atraído cada vez mais pessoas ao sedentarismo. Realmente se paramos para analisar, quase não precisamos sair de casa mais para conseguir o que queremos, mas será que isso é bom ou ruim?

Olhando pelo lado da praticidade é excelente, porém quando pensamos na saúde a história é outra. Apesar de o organismo humano se adaptar rapidamente a este estágio de inatividade, o corpo não irá oferecer boas respostas para tamanha imobilidade.

O surgimento de problemas cardiovasculares, além de diabetes, pressão alta, depressão, obesidade, fragilidade muscular e articular, estão diretamente relacionados com as pessoas inativas. A pergunta que tenha ficado talvez seja:

Como sair do sedentarismo?

Na sequência de nosso artigo vamos apresentar pequenas sugestões de mudanças para sua rotina diária. Através desta pequenas mudanças você poderá perceber diversos benefícios para sua saúde.

Saibam quais são os melhores exercícios físicos para os sedentários. Vejam como os iniciantes devem iniciar na atividade física. É importante compreender que para vencer o sedentarismo, a pessoa deve evoluir passo a passo.

Aposte nas tarefas domésticas

Dentro da sua própria casa está a primeira ferramenta para te ajudar na luta contra o sedentarismo. Mudar algumas atitudes domésticas vai te deixar mais ativo. Quando a pessoa está varrendo a casa, lavando as louça ou as roupas, levando o lixo para fora de casa, a mesma está em atividade.

Mesmo que em nível bem baixo, este momento de ativação corporal é muito importante para aquelas pessoas que nem estas atividades realizavam. Se a pessoa conseguir se manter em atividade por pelo menos 30 minutos durante o dia, ela já ganhará benefícios incontáveis.

Melhores exercícios para fugir do sedentarismo?

Como sair do sedentarismo?

Escolha a escada

Atualmente o número de pessoas que vivem em condomínios com elevador ou trabalham em locais assim é altíssimo. Sempre que possível, escolha subir e descer as escadas no lugar do elevador. No shopping você pode substituir as escada rolantes pelas escadas convencionais.

Ande mais durante o dia

Evite ficar sentado ou deitado por longos períodos, sempre que possível tente sair de casa para andar. Nesta dica surge outra alternativa que é evitar os automóveis ao máximo. Quando for na padaria, supermercado, açougue, trabalhar, enfim, tente ir caminhando sempre que possível.

Se você não tem condição de ir trabalhar sem o seu meio de transporte, tente estacioná-lo um pouco mais distante do seu local de trabalho, você pode não imaginar, mas esta simples caminhada até o carro já pode te ajudar e muito na melhoria da saúde.

A bicicleta é uma excelente opção

As pessoas que puderam trocar o automóvel por uma bicicleta devem fazê-lo o quanto antes. Pedalar para o trabalho ou qualquer outro local nas suas necessidades diárias é muito saudável, sem falar na economia financeira com a redução dos gastos com o combustível.

Praticar caminhada

As mudanças apresentadas até aqui foram nas rotinas cotidianas certo? Agora vamos apresentar as duas atividades físicas mais aconselhadas para as pessoas que querem sair do sedentarismo.

Se você é daqueles que não suporta frequentar uma academia, você tem outras opções tão boas quanto e a principal delas é a caminhada. Um exercício leve e que qualquer pessoa em qualquer idade pode praticar.

Optar por ambientes prazerosos como praças e parques, além de contar a companhia de outras pessoas pode deixar o exercício ainda mais agradável. Caminhar por 40 a 60 minutos diários pode te tirar do sedentarismo e melhorar e muito seu condicionamento físico.

De acordo com a adaptação a caminhada, a pessoa tende a aumentar o ritmo das passadas podendo em breve estar dando pequenos trotes e até mesmo correndo em poucas semanas.

Dançar faz bem para a saúde

A dança também é uma excelente ferramenta para combater o sedentarismo. Geralmente as pessoas que gostam de dançar com frequência estão cuidando indiretamente da saúde.

A dança além de ajudar na perda de peso, pode te promover melhorias no condicionamento cardiovascular, redução do estresse e muitos outros benefícios. Atualmente você pode buscar aulas de dança como a zumba, por exemplo, ou simplesmente sair para dançar em festas mesmo.

Brincadeiras de criança para fugir do sedentarismo

Existem brincadeiras de criança excelentes para fugir do sedentarismo e pular corda é uma delas. Para os pais, é uma excelente chance de aproveitar o momento de diversão com seus filhos cuidando também da sua saúde.

Gostamos sempre de frisar que antes de iniciar qualquer atividade física, as pessoas devem buscar um médico e realizar os exames para conseguir a liberação para praticar exercícios físicos.

Se possível, busque a orientação de um profissional de Educação Física para te acompanhar nas atividades físicas, principalmente os sedentários. As pessoas quando iniciam uma nova rotina precisam de dicas, correções e sugestões, este profissional é o mais capacitado para isso.

Agradecemos pela sua atenção e desejamos a todos uma mudança de rotina maravilhosa e que você continue buscando uma saúde melhor.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.