A maior parte das pessoas que querem parar de fumar pode alcançar este objetivo sem nenhuma ajuda externa, mas apenas 15% destas pessoas conseguem permanecer sem fumar depois de 12 meses com abstinência ao vício.

Diversos estudos já comprovaram a anos que fumar faz mal para a saúde e não oferece nenhum benefício. Existem muitas duvidas sobre exercícios físicos entre os fumantes. Quem fuma pode fazer academia? Os exercícios físicos ajudam a parar de fumar? Quais exercícios físicos ajudam a parar de fumar?

Quais os benefícios da atividade física para fumantes?

Quando o fumante decide lutar contra este vício, os esportes são os melhores aliados. Natação e corrida são os mais indicados para este objetivo, como o acesso às piscinas é bem pequeno no Brasil, vamos destacar a corrida neste artigo.

O transporte de oxigênio funciona com mais eficiência quando a pessoa começa a correr. O cigarro atrapalha consideravelmente as dificuldades na realização do exercício físico, principalmente no início dos treinos.

A necessidade de fumar só será saciada totalmente quando a nicotina for eliminada totalmente do organismo. Quanto mais frequente for à atividade física, melhor será a eliminação e desintoxicando de todos os resíduos do cigarro no seu organismo.

Este processo físico que promove a eliminação dos resíduos que o cigarro deixa no corpo é relativamente rápido. Algumas destas mudanças podem ser notadas em pouco mais de 24 horas. Os especialistas informam que o que mais complica na libertação deste vício é o fator psicológico.

A corrida é uma das melhores maneiras de lutar contra o vício de fumar. Ela te ajuda a encontrar um equilíbrio fisiológico corporal e mental, reduzindo o nível de ansiedade e ocupando o tempo ocioso que poderia te reaproximar do vício.

Quem fuma pode correr?

Corrida ajuda a parar de fumar?

Parando de fumar com a corrida

Para conseguir uma adaptação completa é necessário que a pessoa inicie os treinamentos com pequenas corridas e em um ritmo bem leve. O período de adaptação fisiológica é fundamental para garantir a evolução constante.

Neste período de adaptação, a pessoa deve focar no ganho fôlego e melhoria no condicionamento físico. Os especialistas indicam que os treinos combinado de corrida e caminhada são os mais efetivos na luta contra o cigarro.

Com o passar do tempo e de acordo com a evolução de cada um, será possível buscar treinos que trabalhe a força e a resistência muscular. Estes são os componentes fundamentais para te ajudar a correr por mais tempo.

Para determinar a carga e os tipos de treino ideal é necessário contar com um acompanhamento de um profissional de Educação Física. Ele tem a capacitação necessária para te orientar e efetuar correções sempre te prevenindo de problemas e complicações futuras.

Para completar as informações apresentadas, trouxemos outras dicas importantes que aliadas à corrida vai te ajudar e muito na luta contra o vício do cigarro.

Beber muita água

Tome um copo com água todas as vezes que você sentir vontade de fumar. A simples ingestão líquida ajuda a disfarçar esta necessidade. Portanto, tenha sempre por perto aquela garrafinha com água.

Lanches saudáveis

Como já foi dito, a ansiedade é aumentada durante este processo, sendo decorrente da abstinência. A tendência é que a pessoa aumente consideravelmente a ingestão de guloseimas.

A ingestão excessiva de gorduras pode causar obesidade, ou seja, não seria interessante tratar um problema provocando outro. Para evitar problemas de obesidade, é importante investir em lanches saudáveis, as frutas são ótimas opções.

As pessoas sempre usam o valor alto das frutas como desculpa para não se alimentar melhor, porém neste caso você deve pensar que o dinheiro que gastava com cigarro será empregado em alimentos saudáveis.

Lembre-se do motivo

Indiferente da economia financeira ao parar de fumar, a pessoa que está largando o vício do cigarro deve pensar nos benefícios a saúde. Mesmo que no momento a pessoa esteja se sentindo bem, as chances de desenvolver graves doenças são altas. Quando o assunto é saúde, a melhor forma é a prevenção.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.