Grande parte da população acha que um nariz fica entupido quando existe um excesso de muco. O que estas pessoas não sabem, é que em grande parte dos casos, o nariz fica congestionado porque o revestimento dos tecidos incha e este inchaço acontece devido à presença de vasos sanguíneos inflamados.

O Recém nascido deve respirar pelo nariz e quando existe uma congestão nasal em seus primeiros meses de vida, isso poderá interferir diretamente na amamentação podendo causar problemas graves de respiração.

Este tipo de problema em crianças maiores e adolescentes em grande parte das vezes é apenas um incômodo, mas podem existir problemas e causar outras dificuldades.

Você deve ficar sempre atento para este problema, pois ela pode interferir na audição e desenvolvimento da fala. Nos casos de congestão agravada, pode existir uma interferência direta no sono.

Como tratar da congestão nasal?

  • Você deve estar ciente que existem diversos remédios para tratar de uma congestão nasal. A instalação de vaporizadores a fim de se livrar da congestão é uma boa pedida. A instalação de umidificadores em locais de baixa umidade também ajuda a melhorar os sintomas da congestão nasal.
Como tratar a congestão nasal?

Dicas para prevenir congestão nasal

Como remediar a congestão nasal?

  • Você pode utilizar um vaporizador com mentol ou vinagre de maçã. Isso ajudará a aliviar a membrana interna do seu nariz. Caso você não tenha um vaporizador, você pode utilizar algum recipiente com água quente para inalar o vapor.
  • Outra ótima opção é consumir alimentos picantes ou condimentados. A canja de galinha é considerada um excelente remédio para combater a congestão nasal.
  • O tratamento com alimentos picantes são utilizados para auxiliar na abertura das passagens nasais.

Tratar com uma compressa quente

  • Você pode usar uma compressa quente e úmida para obter isenção de um nariz entupido. Você deve colocar a compressa sob os olhos e o nariz, isso vai certamente vai incentivar a drenagem dos seios.

Estas foram às dicas para ajudar todos que sofrem com problemas de congestão nasal. Certamente a melhor dica que podemos dar é que você mantenha sua casa sempre bem arejada, pois os ambientes fechados favorecem demais este tipo de quadro clínico.

Gostaríamos de pedir sua opinião sobre o site, o artigo e também a forma como estamos trazendo as informações. Queríamos pedir que você deixasse um comentário com sua sugestão e crítica, todas serão bem vindas e utilizadas para melhorar cada vez mais o nosso site.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Como melhorar da congestão nasal?”

  1. Maria Cristina Garcia Pereira

    Tenho roncado muito as vezes perco ate a respiracão eu e meu marido ate separamos de quarto coloquei aparelho nos dentes e nada o que fazer estou desesperada pois venci uma depressão de 8 anos e agora isso estou realmente querendo desistir de tudo socorro

    • Equipe Saúde Melhor

      Oi Maria Cristina,

      Não se desespere e não desista de tudo.
      A vida é muito mais importante que isto. Procure um tratamento médico para a sua situação pois isto não é sempre difícil de resolver, ok?