A retenção de líquidos é um problema comum, causando inchaço dos pés e dos tornozelos em particular. O inchaço das mãos, dos dedos e do rosto também é comum. Nas mulheres, a retenção de líquido pré-menstrual pode causar sensibilidade ao peito e inchaço abdominal.

Levar excesso de fluido no seu corpo pode fazer você parecer ter um certo excesso de peso. Eliminar parte deste fluido pode dar-lhe uma aparência muito mais enxuta. A retenção de líquidos é muito mais comum no verão do que no inverno. Às vezes, é simplesmente irritante, enquanto em outros casos pode sinalizar um problema de saúde significativo.

Aqui estão 7 maneiras de vencer o inchaço e eliminar o excesso de fluido do seu corpo

Retenção liquido abdominal e no resto do corpo pode ser evitado consumindo menos açúcar

A maioria das pessoas pensa no sal em relação à retenção de líquidos. É verdade que o excesso de sal na dieta pode agravar a retenção de líquidos, mas é mais provável que o açúcar cause a retenção de líquidos em primeiro lugar. O açúcar é um carboidrato e todos os carboidratos, se consumidos em excesso, podem promover a retenção de líquidos. Isso ocorre porque o açúcar leva o seu pâncreas a liberar insulina. Um nível sanguíneo consistente de insulina estimula os rins a reterem líquidos e sódio. Consumir excesso de sódio na sua dieta pode agravar isso. Se você quiser retirar de seu corpo o excesso de fluidos, baseie sua dieta em vegetais, saladas, frutos do mar, aves, ovos e carnes, juntamente com gorduras saudáveis, como o azeite, abacates e óleo de coco.

Um bom remédio para a retenção de líquidos é evitar produtos lácteos

Produtos lácteos causam muita congestão linfática para muitas pessoas. Isto é especialmente verdade se você tem o tipo de corpo linfático. As pessoas com este tipo de corpo são propensas a má circulação e consequente retenção de líquidos, e os produtos lácteos agravam isso. A causa é a proteína nos produtos lácteos chamada de caseína.

Retenção de líquidos

O inchaço provocado pela retenção de líquidos pode ser incômodo, mas evitar essa retenção é fácil. (Foto: Livestrong.com)

Retenção de líquidos pode ser causada pela alergia a alguns alimentos

Alergias alimentares são uma causa extremamente comum de retenção de líquidos. Isso faz sentido porque se você ingerir um alimento para o qual você é alérgico; seu corpo considerará tóxico e procurará diluí-lo. Daí o seu corpo vai segurar um monte de fluido extra. O congestionamento no seu sistema linfático causado por alergias também pode fazer você se sentir cansado, deprimido e tornar difíceis os pensamentos. Pode ser difícil determinar alergias alimentares e é melhor obter a ajuda de um profissional de saúde. No entanto, os alimentos mais comuns para causar alergia ou intolerância são trigo, glúten, produtos lácteos, milho, soja, nozes, ovos e aditivos artificiais, como cores adicionadas a alimentos.

Apoie seu sistema linfático para limpar as toxinas e remover o excesso de fluidos

Você pode conseguir isso evitando os alimentos já mencionados e aumentando a ingestão de vegetais. Todos os vegetais ajudam a melhorar o fluxo linfático e a eliminação de resíduos, mas alguns são mais eficazes do que outros. Ervas frescas como salsa e coentro, aspargos, e aipo são bem conhecidos por sua capacidade de ajudar a limpar o excesso de fluidos do seu corpo. Algumas ervas são particularmente úteis também; eles incluem uva ursina, junípero e folha de buchu.

Verifique sua tireoide para garantir que não há problemas com ela

Uma glândula tireoide com problemas é uma causa comum de retenção de líquidos. Também pode causar pele seca, fadiga, baixo humor, perda de cabelo no couro cabeludo e aumento de peso. Todos os sintomas extremamente comuns. A causa mais comum de uma glândula tireoide com problemas é a tireoidite de Hashimoto. Esta é uma doença autoimune e é realmente a doença autoimune mais comum do mundo. Casos leves de hipotiroidismo muitas vezes não são diagnosticados por algum tempo. Se você sofre com os sintomas que mencionamos, consulte o seu médico para um exame de sangue da tireoide.

Fortaleça suas veias

Você precisa de veias boas e fortes para transportar sangue em todo o seu corpo. As veias e os vasos linfáticos nas pernas são particularmente propensos à fraqueza, e isso pode deixá-los incapazes de levar sangue para o coração. O resultado é o acúmulo de fluidos nos tornozelos e pernas. A vitamina C e os bioflavonoides são os nutrientes mais importantes para fortalecer as paredes dos vasos. É muito difícil obter o suficiente desses nutrientes em produtos frescos. Se você sofre com fluido nas pernas, um suplemento de vitamina C pode ajudar.

Pesquise com seu médico para descartar um problema de fígado, rim ou coração

Em casos raros, a insuficiência cardíaca congestiva ou a hipertensão podem fazer com que um excesso de líquido se acumule na parte inferior do corpo. Se você tiver problemas de fluidos significativos, consulte o seu médico. Quanto mais cedo estas condições são diagnosticadas, geralmente melhor o resultado.

Se essas sugestões não o ajudam, consulte seu médico para uma avaliação completa. E deixem nos comentários suas dúvidas para que possamos ajudá-los a chegar nas melhores soluções.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.