O colágeno é uma proteína que desempenha um papel crucial na aparência da nossa pele. O colágeno hidrolisado é uma maneira de rejuvenescer os níveis de colágeno do seu corpo e tratar doenças como a artrite, de forma mais eficiente e rápida do que outros meios.

O que é o colágeno?

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Cerca de 65% do conteúdo de proteína total do corpo é composta por ele. Passando uma série complexa de processos no corpo, o colágeno afeta quase todas as partes do nosso organismo que tenham tecido conjuntivo, incluindo o coração, pele, pulmões, músculos, cabelos, artérias, ossos, articulações, discos, cartilagens, unhas, as células do sangue, fígado e próstata.

À medida que o corpo envelhece, os nossos níveis de colágeno naturalmente diminuem. Um dos sinais mais visíveis de diminuição do colágeno está na nossa pele: através de um processo chamado ptose, a nossa pele e músculos começam a cair à medida que envelhecemos. Mas a perda do colágeno vai além. Ela pode causar instabilidade e fraqueza nos órgãos, o coração e a próstata podem ficarem alargados, enquanto outros órgãos podem começar a ficar mais fracos. Seus ossos começam a perder densidade, articulações e ligamentos se tornam mais fracos e menos elásticos, e o impacto nas articulações aumenta.

Colágeno também leva a um aumento do risco de problemas cardiovasculares à medida que envelhecemos. As artérias vão enfraquecer e tornar-se menos capazes de resistir a formação de placas.

Deficiência de colágeno

Com a deficiência de colágeno, você vai precisar se preocupar com a reposição dessa proteína, para evitar problemas de saúde que podem ser péssimos para sua vida. (Foto: www.wisegeek.com)

Como é que o seu organismo processa o colágeno?

Seu corpo produz o próprio colágeno, reunindo partes dos alimentos que você come. Por exemplo, o seu corpo reúne os aminoácidos que você recebe dos seus alimentos e transforma esses aminoácidos em colágeno. Para fazer essa transformação, os aminoácidos devem ser primeiro separados muitas vezes no sistema digestivo. Em seguida, eles são absorvidos através das paredes do intestino e entram na corrente sanguínea antes de serem remontados como colágeno no local de destino dentro do seu corpo, como sua pele.

Um dos problemas com a obtenção do colágeno através deste método é que a digestão de proteínas é frequentemente incompleta, o que pode levar a grandes cadeias não processadas no organismo. Essas cadeias não podem ser utilizados de forma eficiente, o que em última análise conduz a níveis mais baixos de colágeno no corpo.

Colágeno hidrolisado funciona e é mais fácil do corpo absorver

O colágeno hidrolisado é um tipo específico de colágeno que é pré processado para ser mais fácil de absorver. Em vez de forçar o seu corpo para quebrar os aminoácidos e, em seguida, voltar a montar os aminoácidos na forma final, o colágeno hidrolisado pula essa etapa.

Em sua forma hidrolisada, o colágeno dá o seu corpo pequenas cadeias de aminoácidos utilizáveis para processar o colágeno diretamente no corpo.  Estes suplementos de colágeno hidrolisado são normalmente feitos de gelatina. Mas por que gelatina?

A gelatina realmente contém todos os aminoácidos essenciais requeridos pelo corpo humano. Os aminoácidos incluem a glicina, prolina, hidroxiprolina, ácido glutâmico, alanina, arginina, ácido aspártico, e vários outros. A gelatina também tem a qualidade única de ser altamente biodisponível. Isto é, os compostos da gelatina tem 95% de biodisponibilidade para uso imediato pelo seu organismo.

Colágeno hidrolisado serve para artrose e muitas outras condições

Agora que você sabe um pouco da ciência por trás do colágeno hidrolisado, vamos olhar para alguns dos resultados na reconstrução da pele.

Em um estudo de 2008 mulheres que tomaram colágeno hidrolisado tiveram um aumento de 91% na hidratação da pele e resiliência, com outros estudos reproduzindo resultados semelhantes.

Alguns estudos têm mostrado que uma dose diária de colágeno hidrolisado aumenta a densidade da massa óssea. Parece fazer isto pode estimular a atividade dos osteoblastos, que são as células combustíveis que produzem os ossos. Para as articulações, apesar de haver pesquisas já comprovando os efeitos do colágeno, ainda há conflitos na efetividade, com pesquisar que não conseguiram reproduzir os resultados.

Colágeno hidrolisado serve para emagrecer?

Não há indícios claros de que o colágeno hidrolisado contribua para o emagrecimento. Contudo, indiretamente, por ele contribuir para o melhor funcionamento do seu organismo, o colágeno pode indiretamente trazer benefícios para seu metabolismo funcionar com eficiência, resultando no emagrecimento.

Como usar o colágeno hidrolisado?

Normalmente você compra o colágeno hidrolisado na forma de um creme tópico de pele, como um hidratante. Procure cremes que possam fornecer 10 gramas de colágeno hidrolisado por dia. Este é o valor que foi usado nos estudos acima mencionados. Nessa dosagem, o colágeno hidrolisado tem provado ser eficaz a reduzir os efeitos do envelhecimento e das rugas. A mesma quantidade pode ser usada quando consumindo suplementos de colágeno hidrolisado em pó ou cápsulas. Não se esqueça de consultar um médico antes de fazer o consumo desses suplementos.

Você consome o colágeno hidrolisado? Fez bem? O que seu médico disse sobre o colágeno hidrolisado?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.