Gelatina pura é nada mais do que pura proteína. É incomum, pois forma um gel termorreversível, que é uma maneira elegante de dizer que as suas proteínas podem relaxar na água quente e depois retroceder parcialmente em temperaturas frias para formar um gel. Enquanto isto é útil para alimentos, você também vai ganhar alguns benefícios para a saúde que não tem relação com suas habilidades gelificantes. Pode ser impulso de aminoácidos na construção de colágeno, ajuda na perda de peso e até no alívio da dor da artrite.

O que é a gelatina?

A gelatina é feita a partir de colágeno hidrolisado, o que significa que ele foi separado a partir da sua fonte usando água. Como o colagênio é uma proteína, a gelatina também consiste em proteína. O colágeno é uma das proteínas mais abundantes em pessoas e animais, formando os tecidos conjuntivos que suportam ossos, músculos e pele. O colágeno usado para fazer a gelatina vem geralmente de peles, cascos, ossos e do tecido conjuntivo de vacas e porcos.

Gelatina: fonte de proteína

Um dos maiores benefícios da gelatina é ser uma boa fonte de proteína. Ela fornece todos os aminoácidos utilizados para construir o colágeno (glicina, prolina e hidroxiprolina). A gelatina contém também quantidades menores de outros aminoácidos essenciais. Uma colher de sopa de pó de gelatina sem açúcar tem 6 gramas de proteína. Este montante fornece 13 por cento da ingestão diária recomendada para mulheres e 11 por cento das necessidades diária de proteína dos homens.

Vantagens da gelatina

A gelatina é também um alimento delicioso e pouco calórico, excelente para sobremesas. (Foto: www.bettycrocker.com)

Gelatina ajuda na perda de peso

Proteína de qualquer fonte ajuda você a se sentir cheio por um longo tempo depois que você come. Ela também não causa um pico de açúcar no sangue, por isso evita oscilações no sangue que levam você a sentir fome novamente. A adição de gelatina à água levemente açucarada reduz o impacto sobre o açúcar no sangue em relação ao beber água com açúcar diretamente. A gelatina também pode afetar um hormônio chamado peptídeo que promove a saciedade e resultando em você tendo que comer menos.

Possível alívio da artrite

Muitas vezes as pessoas relatam que a gelatina ajuda a aliviar a dor causada pela artrite, mostrando um papel promissor no tratamento das dores da artrite. Porém, os estudos sobre a gelatina no tratamento da artrite ainda são poucos, apesar de mostrar boas evidências positivas. E lógico, a gelatina não deve ser usada como o principal tratamento para a artrite, mas sim como um complemento para o tratamento tradicional que seu médico já receitou e está acompanhando.

Considerações Finais

É um cuidado que tomamos sempre ao escrever não interpretar que exista um alimento milagroso. Sempre eles vão surgir e nenhum deles vai entregar tudo que você procura sem que haja todo um trabalho com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares. Se você conhece mais aplicações da gelatina, compartilhe nos comentários seu conhecimento. Todo relato é bem vindo e nos ajuda a construir um blog cada dia mais informativo para todos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Gelatina faz bem para a saúde? Pele, estômago, músculos…”

  1. Vancelia

    Muito boa essa reportagem, gostei bastante, estau mesmo precisando de colageno.