As mortes súbitas geralmente são decorrentes de duas patologias principais. A primeira delas e mais frequente em pessoas acima dos 35 anos de idade é a isquemia do miocárdio. As doenças ateroscleróticas são as causas da isquemia. A segunda patologia seria a existência de anormalidades congênitas.

Médicos informam que o risco de morte súbita é consideravelmente maior em pessoas sedentárias que passaram a fazer atividade física repentinamente sem orientação ou avaliação correta.

As pessoas sedentárias que estão pensando em iniciar alguma atividade física precisam passar por uma avaliação médica detalhada, visando obter a liberação para praticar exercício físico, este exame se chama check up esportivo.

No artigo de hoje vamos falar deste famoso exame para a atividade física, confira tudo sobre o check up esportivo. O que é? Quem deve fazer? E outras informações você confere agora na sequencia do nosso artigo.

Quem deve fazer o check up esportivo?

Desfrutar dos benefícios do exercício físico é um bem desejado por quase todas as pessoas, mas requer um cuidado importante, principalmente para os iniciantes. Os especialistas indicam o check up esportivo tanto para os praticantes ocasionais, quanto para os praticantes assíduos.

É indispensável realizar o check up esportivo antes de iniciar qualquer atividade física, seja ela moderada ou intensa. Os médicos informam que é importante manter o corpo em atividade, mas é fundamental certificar-se de que você está apto para realizar essas atividades.

Quando deve fazer check up esportivo?

O que é check up esportivo?

Quando deve fazer check up esportivo?

Se você não faz atividade física há muito tempo ou se vai praticar alguma modalidade pela primeira, certamente o check up é indispensável nestas situações. Confiram outros casos em que é considerada obrigatória a realização do check up esportivo.

  • Asma
  • Doença pulmonar
  • Diabetes
  • Artrite
  • Patologias do fígado ou dos rins

Estudos realizados pelo American College of Sports Medicine apontam que o check up esportivo seja realizado se a pessoa acumular pelo menos duas das seguintes situações:

  • Pessoa do sexo masculino e ter mais de 45 anos
  • Pessoa do sexo feminino e ter mais de 55 anos
  • Pessoa com antecedentes familiares de patologias cardiovasculares antes dos 55 anos
  • Pessoa fumante ou que deixou de fumar há menos de seis meses
  • Pessoa que não pratica exercício físico há três meses ou mais
  • Pessoa com excesso de peso ou obesidade
  • Pessoa com níveis elevados de colesterol
  • Pessoa com hipertensão arterial

Quem realiza check up esportivo?

Este exame é realizado por um médico especializado ou pós-graduado em Medicina Desportiva. Ele será capaz de avaliar a sua aptidão desportiva e ainda orientar e adequar às suas necessidades e objetivos.

Como é o check up esportivo?

Existem diversos tipos de check up esportivo, eles variam de acordo com a necessidade de cada pessoa. O check up esportivo mais simples é um exame de eletrocardiograma mais a consulta médica.

Já o check up personalizado conta com uma consulta inicial de avaliação e um planejamento de diversos exames específicos de acordo com o exercício físico que a pessoa pretende realizar.

Converse com seu médico de confiança e informe qual atividade física pretende realizar, após esta consulta ele irá definir quais exames você precisará fazer e qual tipo de check up esportivo será indicado para seu caso.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos que vocês tenham entendido a importância de realizar o check up esportivo. Dê valor a sua vida, ela é única, com esse exame você irá se prevenir de problemas futuros, alguns deles irremediáveis.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.