No verão e na primavera os animais estão mais alegres, o sol sai mais vezes no céu e as flores e o pólen entram na sua casa. Um sinal vermelho para a alergia. Este ano, em vez de apenas limpar sua casa, por que não torná-lo um espaço de vida realmente saudável e tomar medidas para eliminar alérgenos – não apenas o pólen – para toda a família?

Aqui estão algumas dicas saudáveis e ecológicas ​​para levar a sua rotina de limpeza para o próximo nível, blindando sua casa contra alérgenos. Só não esqueça de usar uma máscara e um óculos de proteção quando for fazer a limpeza, ok? Não queremos provocar uma crise de alergia.

Limpe seus armários

Comece com seus armários, de forma que você não está despejando tudo em uma sala que você já limpou. Os armários são paraísos do ácaro da poeira por causa da roupa e lixo que se assenta e coleta poeira.

Remova as cortinas de vinil do banheiro

Livre-se de cortinas de chuveiro de vinil, que detêm mofo mais facilmente e emite gases. Use uma cortina de nylon em seu lugar. Sempre abaixe o assento do vaso sanitário durante a descarga para garantir que as partículas de coliformes fecais não pousam perto ou sobre toalhas, escovas de dente e sabonetes.

Respire fácil na cama

Use travesseiros, cobertores e edredons hipoalergênicos. Certifique-se de lavar as fronhas uma vez por semana, protetores de travesseiro pelo menos uma vez por mês, e substitua travesseiros a cada três anos. Para se proteger contra os ácaros da poeira, cubra o seu colchão com uma capa hipoalergênica não-tóxica, feitos sem retardadores de fogo à base de formaldeído, e lave a cada dois meses.

Deixe seu piso respirar

Livre-se de carpetes por toda a casa. Azulejos, porcelanato e madeira são preferíveis, mas não se esqueça de aspirar em uma base regular. Uma vez por ano, pelo menos (recomendamos a cada seis meses), remova tudo do quarto, como se estivesse se mudando, e use um esfregão ou máquina de limpeza a vapor para limpar o chão.

Purifique a despensa

Guarde todos os alimentos em recipientes fechados e todos os resíduos de alimentos em recipientes com tampas para controlar problemas de pragas. Ao cozinhar no fogão, ligue o exaustor para evitar que partículas de alimentos cheguem até a sala.

Troque prateleiras velhas

Ao atualizar prateleiras, escolha versões de metal ao invés de painéis de partículas que contém cola que podem emitir gás por até 10 anos. Evite exibir bugigangas que recolhem a poeira. Sempre limpe usando uma toalha úmida para atrair de forma mais eficaz a poeira.

Escolha tintas sem compostos orgânicos voláteis

A primavera é um grande momento para pintar um quarto. Use tintas sem COV, que não emitem gases ou deixam um odor desagradável provocando uma crise asmática ou alergias. Todas as tintas vão ficar iguais na sua parede.

Frequência de limpeza de casa

Para uma pessoa que tem alergias, a limpeza da casa deve ser uma rotina semanal e até diária para alguns itens na residência. (Foto: www.aaaai.org)

Preocupe-se com o mofo

Lugares para você olhar pelo mofo são máquinas de lavar louça, o recipiente de água sob a geladeira (que recolhe a água da geladeira), pias e ralos. Troque os filtros do da torneira e da filtro (se você tiver um separado) e máquina de gelo (caso você tenha), pelo menos uma vez por ano. Escreva a data no filtro, para que você saiba a última vez que você trocou.

Lave bichos de pelúcia

Lave ou congele bichinhos de pelúcia para matar os ácaros. Mantenha todos os brinquedos, jogos e bichos de pelúcia em caixas seladas quando não estão sendo usados.

Ilumine a sala de estar

Considere o uso de capas em sofás estofados, que podem ser lavadas regularmente. Elimine as cortinas que capturam poeira e persianas horizontais, buscando blackouts ou persianas que podem ser lavadas.

Limpe com jornal

Use jornal para limpar suas janelas. Papel de jornal é um primo das toalhas de papel, mas a sua alta capacidade de absorção faz com que seja mais eficaz e vai deixar as janelas brilhando. Jornal também é reciclável. Mas tenha cuidado: o único ponto negativo é a tinta úmida que pode manchar molduras de madeira, por isso tome cuidado extra. Use panos de microfibra em vez de toalhas de papel no chão, azulejo e bancadas. Eles fazem um ótimo trabalho de desinfecção e podem ser reutilizados.

Penteie e corte os pelos de seu animal de estimação

Cuide de seus cães ou gatos, uma ou duas vezes por semana e mantenha eles longe de quartos e lugares que contêm tapetes.

Compre um filtro HEPA

Usando um aspirador com um filtro HEPA vai gerenciar melhor as partículas de poeira em sua casa, especialmente quando a poeira pode ser um gatilho de alergias e/ou asma.

Use purificadores de ar

Você pode fazer um purificador natural através da combinação de uma colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de suco de limão com 2 xícaras de água quente. Use um novo frasco de spray ou um que não continha produtos químicos. Lembre-se que mesmo que você tenha lavado a garrafa, resíduos químicos podem permanecer. Você também pode usar raspas de limão ou laranja para um aroma refrescante, ou incluir canela e cravo para um ambiente aconchegante com um acolhedor aroma.

Se desfaça de Móveis e Colchões com retardadores de incêndios

Não são apenas os produtos químicos retardadores de chama um perigo para as alergias, mas também podem causar câncer com a exposição prolongada. Ao comprar colchões, sofás ou qualquer mobiliário doméstico contendo espuma, sempre pergunte ao seu revendedor diretamente se o mobiliário contém retardadores de chama. Você pode querer evitá-los, a fim de proteger a sua saúde, ou optar por opções ecológicas.

Como você blinda sua casa contra alérgenos? Como é sua limpeza? Compartilhe nos comentários conosco!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.