Você sabe que o fósforo é um elemento essencial para a vida? Ele desempenha um papel fundamental no processo da vida de todos os organismos vivos. Os corpos humanos seriam incapazes de funcionar corretamente se não houvesse fósforo adequado no corpo. Todas as atividades essenciais do corpo como as funções cerebrais, do coração, sanguíneas, rins, etc. precisam de fósforo Ele é um elemento essencial em muitas proteínas. A estrutura dos dentes e do esqueleto é feita de fósforo. O fósforo é essencial para a transferência de energia dentro das células e importante para todas as funções corporais. O fósforo é um elemento crucial na estrutura do DNA, que não pode se formar sem ele.

Fósforo no organismo para ossos e dentes fortes

O fósforo é igualmente importante ao cálcio na saúde dos dentes e ossos, pois ajuda a manter os ossos e os dentes fortes e saudáveis. O mineral é mais necessário nos estágios da puberdade para o hormônio do crescimento. As mulheres também o exigem de forma crucial durante a gravidez e os estágios da menopausa. O fósforo ajuda a promover a remineralização dos dentes e dos ossos e mantê-los saudáveis. É necessária uma quantidade adequada de cálcio e fósforo para prevenir a osteoporose. No entanto, o crescimento ósseo pode ser dificultado se a proporção de cálcio para fósforo for muito alta. O fósforo ajuda a prevenir a cárie dentária e os problemas das gengivas.

Fosforo e para que serve na digestão

O fósforo ajuda a facilitar a digestão adequada. Estimula a digestão da riboflavina e da niacina de forma eficaz. Eles ajudam a metabolizar a energia e a impulsionar o sistema de resposta emocional e neurológica. Isso ajuda na melhora da indigestão, a diarreia, a constipação e, em geral, e ajusta o sistema digestivo para os movimentos intestinais normais e saudáveis, melhorando a saúde do sistema digestivo.

Fósforo na dieta

O fósforo na sua dieta vai te ajudar a manter uma boa saúde e um bom metabolismo em funcionamento. (Foto: Healthline)

Fósforo para ajudar na urina e excreção

O fósforo mineral também ajuda a manter o rim saudável e suas funções ativas. O mineral garante a liberação adequada dos resíduos dos rins através do processo de micção e excreção. O fósforo ajuda a alcançar um equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais removidos do corpo. Isso ajuda a equilibrar o nível de ácido úrico no corpo aumenta a quantidade e a frequência de micção. Isso ajuda a manter o corpo sem toxinas e regula os níveis de líquidos no corpo.

Fósforo na função cerebral

O fósforo é altamente necessário para funções mentais adequadas. A concentração, a memória e o funcionamento mental podem ser melhorados pelo consumo deste mineral. O nível adequado de fósforo garante o crescimento cognitivo e o desenvolvimento. A deficiência de fósforo pode levar a um início precoce de doenças neurológicas, como demência e doença de Alzheimer. Também pode aumentar o risco de problemas cognitivos.

Equilíbrio hormonal com o fósforo

O fósforo ajuda na regulação do equilíbrio dos hormônios no corpo. Isso ajuda a alcançar uma boa saúde reprodutiva, garantindo que quantidades equilibradas de hormônios estejam presentes. O fósforo interage com as glândulas endócrinas e ajuda a controlar a produção e liberação de hormônios.

O fósforo no organismo cria energia

O fósforo ajuda a criar energia que é usada pelo corpo todos os dias. Isso ajuda no fluxo de energia e garante que ele é eficientemente usado pelos diferentes órgãos. O mineral ajuda a quebrar os nutrientes ao liberar energia do alimento que você come. Isso evita que você se sinta cansado. Uma quantidade adequada de fósforo no organismo ajuda a te manter em alerta e com energia. Isso ajuda a tratar problemas menores como fraqueza muscular, dormência, fraqueza sexual, impotência, perda de libido, frigidez, motilidade espermática, etc. O fósforo atua como participante em todas as reações químicas que ocorrem no corpo.

Fósforo na absorção de vitaminas

O fósforo ajuda a absorver as vitaminas, especialmente a vitamina B, no organismo. As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo. O fósforo ajuda a reparar e manter as várias células do corpo que sofrem desgaste diário. Ele garante que as células estão bem desenvolvidas e ativas.

Fósforo na produção de proteína

O fósforo também ajuda a criar proteínas. Nosso corpo cresce e se mantém com o metabolismo da proteína. O mineral também ajuda no processo de reprodução. Também ajuda o corpo a utilizar os carboidratos e as gorduras presentes.

Fósforo ajuda no controle do pH do organismo

Dentro do corpo o fósforo também ocorre como fosfolipídios, um componente importante da maioria das membranas celulares. Uma das principais funções dos fosfolipídios é equilibrar o pH do corpo ao eliminar níveis excessivos de componentes ácidos ou alcalinos.

Fósforo no crescimento e desenvolvimento

Como o fósforo é vital para a absorção de nutrientes e construção óssea, seu papel é muito importante no crescimento e desenvolvimento. Além disso, durante a gravidez, é essencial para ajudar na produção dos blocos de construção genética, o DNA e o RNA.

Assim, vemos por que o fósforo é muito necessário para o corpo. A deficiência do mineral pode levar a vários tipos de problemas de saúde como dor óssea, quebra de ossos, artrite, anorexia, obesidade, distúrbios nervosos, cáries dentárias, raquitismo, respiração irregular, cansaço mental e físico, dor em várias partes do corpo , etc.

No entanto, muito fósforo no corpo pode afetar os níveis de cálcio. Fast food geralmente tem muito fósforo. A ingestão de muita comida indesejada ou comida açucarada pode aumentar o nível de fósforo no organismo. O fósforo é encontrado em vários tipos de alimentos como oleaginosas, sementes como girassol, melão, semente de abóbora, peixe, carne, ovo, etc.

ficou alguma dúvida sobre o fósforo? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.