A prancha ou ponte é um dos exercícios mais simples que você pode fazer: é simples em sua aparência e a quantidade de passos envolvidos em fazer uma. Ser simples, porém, não significa que fazer uma prancha seja fácil.

Entrar na pose da prancha pode ser fácil. Manter uma prancha pode até ser fácil por alguns segundos, mas uma vez que a prancha é uma posição de exercício que pode ser mantida indefinidamente, sua dificuldade pode variar desde pranchas fáceis e de curto prazo até testes de resistência difíceis. Pranchas fáceis e de curto prazo não são do tipo que vão lhe proporcionar muita melhoria de força.

O que é uma prancha ou ponte?

Uma prancha é um exercício simples, mas eficaz, e que ajuda a construir estabilidade e força em todo o seu corpo. A prancha é viável em vários métodos diferentes, mas o objetivo principal do exercício de prancha terá você com seu corpo perpendicular ao chão, com o estômago virado para baixo, elevando o tronco do chão com os cotovelos ou as mãos.

A prancha é semelhante a estar presa em uma flexão estendida sem realmente mover seu peso corporal para cima ou para baixo. Isso pode parecer muito mais agradável do que um conjunto de flexões, mas a prancha pode se tornar um exercício extenuante muito rapidamente.

A prancha é uma pose popular em muitas rotinas de ioga. A pose pode ser realizada por vários segundos ou usada como uma pose que liga duas outras partes da rotina.

A prancha é usada como parte do regime de treinamento para boxeadores profissionais, que alternam entre conjuntos de flexões, conjuntos de agachamentos, pranchas e outros, cada um para durações decrescentes que são determinadas por um temporizador e terminadas pelo controle do treinador .

Muitas equipes de esportes profissionais, como hóquei e futebol, usam a prancha como parte de sua rotina de exercícios porque é muito eficaz para melhorar a força em uma ampla área de músculos no corpo humano.

Mas quais são os reais benefícios da prancha? Vamos conhecer pelo menos 7 deles.

Benefícios da prancha frontal para o fortalecimento do núcleo

As pranchas são um exercício muito versátil que almeja muitos dos grupos musculares mais importantes do corpo. Os grupos musculares do núcleo são responsáveis ​​de alguma forma por nos ajudar a passar através de quase todas as ações que realizaremos em um dia, de modo que garantir que a força do seu núcleo esteja trabalhada é absolutamente vital para alguém que quer ter um estilo de vida saudável.

Prancha abdominal para fazer em casa, sozinha!

A prancha é um exercício bem completo e que usa apenas o peso corporal. (Foto: PopSugar)

Pranchas melhorarão sua postura

Muitas pessoas não colocam muito pensamento em sua postura e de fato, muitas nem sequer aprenderam como se posicionar corretamente. Felizmente, mesmo para aqueles que não são educados sobre a postura, a prancha melhorará isso. Ter músculos fortes do núcleo naturalmente melhora sua postura, já que esses músculos são os que ajudam seu corpo a manter seu próprio peso e se transportar com o equilíbrio adequado. As tábuas visam praticamente todas as áreas que são responsáveis ​​pela boa postura, melhorando-a efetivamente.

As pranchas ajudam a se livrar da dor nas costas

As pranchas são ótimas para pessoas que estão atualmente com dor ou que não querem encorajar o aparecimento de condições de dor crônica como a osteoartrite. Elas fortalecem muitos grupos musculares, bem como o sistema esquelético de maneiras que permitem que seu corpo se compense melhor. Ter um corpo que mantém e se compõe adequadamente significa que você estará menos em risco de desenvolver doenças degenerativas e provavelmente pode compensar o aparecimento da dor na velhice.

Você se tornará melhor coordenado

As pranchas não são apenas úteis para construir a força e a resistência do seu corpo. Elas trabalham um conjunto de músculos do núcleo que são responsáveis ​​pela forma como seu corpo se carrega, o que significa que fazer a prancha aumenta sua capacidade de suportar seu próprio peso. Ao fazê-lo, melhora a sua capacidade de mover-se, e você irá encontrar-se mais ágil, ágil e coordenado, se você fizer a prancha regularmente.

Pranchas melhoram sua flexibilidade

Adicionar pranchas à sua rotina de exercícios regulares significa que você não só criará a força do núcleo como também melhorará a flexibilidade do seu corpo. Diferentes variações da prancha podem aumentar a flexibilidade de diferentes áreas de maneiras mais efetivas, e combinando a prancha com outros exercícios como a ioga, seus benefícios se tornam mais destacados.

A prancha melhorará seu metabolismo

As pranchas são ótimas para melhorar o metabolismo do seu corpo através da construção de seus grupos musculares principais que são alguns dos maiores do corpo. Ter músculos saudáveis ​​e fortes significa que seu corpo está constantemente queimando mais energia e, por sua vez, torna-se menos capaz de armazenar calorias na forma de gordura.

Seu humor melhorará com as pranchas

As pranchas não são apenas boas para fortalecer seu corpo: elas podem ajudá-lo a melhorar sua mentalidade. Elas são ótimas para segmentar grupos de músculos que comumente afligem pessoas, o que ajuda a eliminar a ansiedade e a preocupação relacionadas. Além disso, todas as formas de exercício podem ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão.

A prancha é um exercício fantástico e simples que pode ser aprendido por qualquer pessoa e deve ser parte integrante da rotina de exercícios de todos.

A prancha tem um grande número de benefícios diferentes, e uma vez que o exercício visa os músculos do seu núcleo de forma tão extravagante, esses benefícios podem abranger todo o seu corpo. Seus músculos, seu sistema esquelético e até mesmo seus órgãos podem ser impactados positivamente pelo uso regular da prancha.

Embora existam algumas precauções a serem tomadas em relação à prancha e suas muitas variedades, é mais provável que você tire benefícios de fazer este exercício em vez de estar em perigo. Espero que você possa rapidamente apreciar o quão incrível este exercício é para você!

Vocês já fazem pranchas? Quais tipos?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.