O hidróxido de cálcio , informalmente referido como cal hidratada é um composto criado através da mistura de óxido de cálcio com água. A substância resultante é um pó branco cristalino ou composto com propriedades alcalinas fortes. O hidróxido de cálcio tem usos generalizados, incluindo aplicações em trabalho dental, produtos para o cabelo, produção de couro, fabricação de alimentos e outros.

Solução Antimicrobiana Dental

O hidróxido de cálcio é comumente usado no tratamento dentário como um antimicrobiano e é a substância de escolha para a formação de uma camada protetora conhecida como uma barreira apical. Barreiras apicais são por vezes utilizadas como um meio de afastar necrose pulpar em situações em que a cirurgia endodôntica seria especialmente difícil, muitas vezes como o resultado de um dente permanente imaturo. Uma vez que o hidróxido de cálcio pode ajudar a desinfectar um dente onde já existe uma infecção, pode ser utilizada como um tratamento a curto prazo para reduzir a dor e inchaço na preparação para a cirurgia de endodontia.

Produtos para os cabelos

O hidróxido de cálcio é usado como o ingrediente ativo alcalino em alguns produtos para relaxar  os cabelos. Relaxantes de cabelo são cremes ou líquidos que são projetados para alisar o cabelo encaracolado e muitos desses produtos contêm soda cáustica. Este representa um certo risco ao cabelo e pele, no entanto, para alguns fabricantes de produtos de cabelo criaram versões não-danosas que usam o hidróxido de cálcio em seu lugar. O hidróxido de cálcio pode alisar o cabelo encaracolado pois quebra os laços que ligam os aminoácidos que estão presentes em maiores concentrações no cabelo naturalmente encaracolado, alterando a estrutura física dos cabelos tratados.

Produção de couro

O hidróxido de cálcio é uma solução eficaz para a separação de pelos das peles de animais em preparação para a produção de couro. Uma mistura de hidróxido de cálcio e água quente criam um banho em que os couros devem ser embebidos durante até quatro dias e agitados com frequência. Este processo solta os pelos da pele para o ponto em que, geralmente, podem ser removidos à mão. Depois de todo o pelo ser removido com as mãos ou ferramentas, as peles devem ser lavadas cuidadosamente e mergulhadas em um banho de sulfato de amônio para deter a ação do hidróxido de cálcio e equilibrar o pH.

Produção de Alimentos

O hidróxido de cálcio é utilizado no tratamento de alguns refrigerantes e bebidas alcoólicas. Também é comumente utilizado no processamento de Lutefisk, um prato tradicional sueco. Lutefisk é um bacalhau que é embebido em água fria por vários dias e, em seguida, embebido em uma combinação de água e soda cáustica ou uma outra substância severamente cáustica como hidróxido de cálcio. Este ciclo de imersão quebra as proteínas, resultando em um delicado peixe com uma consistência semelhante a geleia. Ele também faz o peixe cáustico, por isso vários dias adicionais de imersão em água, trocada diariamente, é necessário antes que os peixes possam ser comidos.

Cuidados com o hidróxido de cálcio

Hidróxido de cálcio só deve ser utilizado com a recomendação e supervisão de um profissional da saúde. (Foto: www.net32.com)

CUIDADOS!

Pesquisadores e especialistas advertem que o hidróxido de cálcio também é tóxico e pode apresentar sérios problemas de saúde como resultado de vários tipos de exposição.

Ingestão do hidróxido de cálcio

A ingestão acidental de hidróxido de cálcio pode causar dor de garganta, uma sensação de queimação na boca, dor abdominal, vômito, fezes ou vômito com sangue, queda rápida da pressão arterial e colapso. Este tipo de envenenamento também pode fazer o pH do sangue muito alcalino, o que pode causar danos em órgãos. Seu médico ou serviços de emergência devem ser contatados imediatamente se hidróxido de cálcio for engolido. A não ser que a vítima estiver vomitando ou exibindo outros sintomas que façam engolir difícil ou salvo indicado por um médico ou especialista, ele deve ser imediatamente dado água ou leite para beber.

Exposição externa ao hidróxido de cálcio

Exposição externa de hidróxido de cálcio pode causar uma variedade de problemas de acordo com a localização exata da exposição e a concentração da solução de hidróxido de cálcio. Exposição sobre a pele pode produzir queimaduras, irritação dolorosa e necrose e exposição para os olhos pode causar dor intensa e perda de visão que pode ser temporária ou permanente. Se o hidróxido de cálcio é exposto para a pele, a roupa contaminada deve ser removida, quantidades excessivas do produto químico deve ser limpos e a pele afetada deve ser lavada várias vezes com água. Vítimas de exposição de hidróxido de cálcio para os olhos deve lavar os olhos com água continuamente durante os primeiros 15 minutos, mas todos os casos de exposição externa devem receber cuidados médicos imediatos.

Inalação do hidróxido de cálcio

Inalar o hidróxido de cálcio através do nariz ou da boca também podem causar complicações com risco de vida imediato. Garganta e vias nasais podem tornar-se dolorosas e inchadas e o inchaço pode restringir as vias aéreas, tornando a respiração difícil ou impossível. Se as partículas de hidróxido de cálcio fazem todo o caminho para os pulmões, pode complicar ainda mais a respiração. As vítimas deste tipo de exposição devem ser levadas imediatamente para um ambiente de ar fresco e os serviços de emergência devem ser contatados imediatamente. A administração de oxigênio e assistência respiratória de emergência pode ser necessária.

Exposição crônica ao hidróxido de cálcio

A exposição crônica à pele também podem causar problemas de saúde. Como o hidróxido de cálcio é um ingrediente ativo em alguns relaxantes de cabelo e alguns sintomas podem potencialmente surgir como resultado de uma utilização prolongada e regular desses produtos. Dermatite e irritação da pele grave são sintomas comuns deste tipo de exposição.

Deixamos claro que o hidróxido de cálcio só deve ser manejado e recomendado por um profissional de saúde? Esperamos que sim. Mas se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar no espaço de comentários abaixo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.